Informações Gerais:
Posição: Ponteira
Data de Nascimento: 01/06/1989
Local: Lvov, Ucrânia
Altura: 196 cm
Clube Atual: Dinamo Moscow (Rússia)
Natalia Goncharova tem apenas 20 anos, mas é uma das maiores promessas do voleibol russo atualmente. Nascida na Ucrânia, ela só pode jogar oficialmente pela seleção Russa a partir de junho de 2010, e esse parece ser o plano do técnico Kuzyutkin. Após o All Star da Liga Russa realizado essa temporada, ele encheu Goncharova de elogios e disse que se depender dele ela tem vaga garantida para o Mundial no Japão. Hoje vamos conhecer uma pouco da ainda breve carreira da jovem ponteira.
Natalia nasceu em Lvov na Ucrânia em 1989, mas ainda nova se mudou para Ivano-Frankivsk. O esporte sempre fez parte de sua família, sua mãe foi jogadora de basquete, enquanto sua avó e bisavó jogaram vôlei. Possui uma irmã mais velha (03/01/1988), que também joga vôlei, Valeria Goncharova, e hoje é companheira de Natalia no Dinamo. A jovem fala 5 línguas: ucraniano, russo, alemão, polonês e inglês.
Começou a jogar vôlei aos 8 anos de idade em Ivano-Frankivsk. Aos 13 anos se mudou para a cidade de Rovno, onde morava sua avó, e lá jogou por 3 anos no clube da cidade o Regina, foi neste momento que Natalia começou a jogar voleibol com uma pouco mais de seriedade. Aos 16 veio a grande decisão de sua vida, ela e sua irmã decidiram se mudar para Rússia, onde acreditavam que poderiam ter mais sucesso com o voleibol. Nesta época a jogadora já era convocada para as seleções de base de seu país, mas mesmo assim quis acompanhar sua irmã para crescer no esporte. Foi para Moscow, e desde 2006 defende as cores do clube da cidade o Dinamo Moscow.
Foi em 2005 que Goncharova começou a chamar atenção dos conhecedores de voleibol na Europa. Com a Ucrânia foi Campeã Européia Infanto neste ano e bronze no Europeu Juvenil no ano seguinte, os dois jogos com vitórias exatamente sobre a Rússia. Em 2007, Natalia jogou o Mundial Juvenil e em 2008 vieram suas primeiras participações com a seleção adulta. Jogou o Classificatório Olímpico Europeu e a Fase Classificatória do Campeonato Europeu, que foi disputado ano passado na Polônia. A segunda Fase do classificatório Europeu aconteceu em junho de 2008, a Ucrânia chegou a se classificar até a fase seguinte, porém a participação de Goncharova terminava ali, a terceira fase só aconteceria em setembro de 2008, e Natalia já havia decidido jogar pela Rússia, por isso não participou da terceira fase, onde eventualmente a Ucrânia acabou perdendo a vaga na Polônia para a Croácia.
Jogando pelo Dinamo Moscow que Goncharova teve suas maiores conquistas até agora. No clube desde 2006, se tornou campeã da Superliga Russa em 2006/2007 e é a atual campeã, com o sucesso na última temporada, 2008/2009. Por duas vezes chegou a final da Champions League, ganhando duas medalhas de prata, em 2006/2007 e 2008/2009, nas duas oportunidades o clube perdeu para o italiano Foppapedretti Bergamo. Em uma entrevista, Natalia disse que foi muito triste perder a final da Champions na última temporada, no entanto revelou que as jogadoras das duas equipes se divertiram após a final, fizeram um jantar e todos puderam desfrutar de um bom momento, comendo comida italiana, e bebendo vinho.
Na temporada atual a jogadora se tornou campeã da Copa Russa, ao vencer o Zarechie Odintsovo numa final de 5 sets. O time segue em primeiro na Superliga Russa e está classificado aos playoffs 12 da Champions League, onde enfrentará semana que vem o seu rival russo, Odintsovo.
Nos planos da jogadora está defender a seleção russa por muitos anos, ela é um dos destaque do Dinamo, e logo logo acredito que será um dos destaques do voleibol mundial. Fiquem de olho em Natalia Goncharova, esse nome ainda vai dar o que falar.
Atualizações:
- 2010/2011: Vice-Campeã da Superliga Russa com o Dinamo Moscou
- 2011/2012: Vice-Campeã da superliga Russa e Campeã da Copa Russa com o Dinamo Moscou
- 2012: Campeã do Qualificatório Olímpico Mundial no Japão (Classificada para Londres 2012)
fonte: cev.lu; russianvolleyballnews.com, página da jogadora no facebook.
Essa menina ainda vai detonar com seus ataques fulminantes!!!
ResponderExcluirPor que não há atualização deste excelente blog?
ResponderExcluirconcordo contigo
Excluir