sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Melhor do Dia - Quando uma vitória vale mais que 2 pontos



Na abertura do Mundial 2010, muita expectativa para ver os melhores times do mundo em ação. Todos esperavam para ver as grandes estrelas do voleibol desfilarem seu talento pelas quadras japonesas. Os favoritos ao título não tiveram muita dificuldade para conseguir suas vitórias e assim garantir dois pontinhos na classificação. Mas a grande beleza de um campeonato Mundial, o momento em que o esporte revela todo seu esplendor é quando uma vitória vale muito mais do que os dois pontos na tabela.

Quem nunca teve a oportunidade de acompanhar um time de perto, talvez não faça idéia de quanto sacrifício é necessário para se chegar à um campeonato desse nível. Talvez para Brasil, Itália, Rússia e EUA, a vitória hoje tenha sido apenas mais uma no caminho ao topo mais alto, mas para um time, em especial, uma vitória no Campeonato Mundial vale uma medalha de ouro.

A Croácia não jogava o Mundial desde 98, quando nenhuma jogadora do time tinha sequer 20 anos. Essas meninas cresceram sonhando em colocar sua seleção de volta no cenário internacional, sonhando um dia poder chegar ali, em um jogo do Mundial. Isso explica o comportamento das croatas hoje. Enfrentando um time cubano, que embora renovado, traz estampado no peito toda tradição de seu país, o jovem europeu não se intimidou. Entrou em quadra com a certeza que deixaria ali, independente do resultado, seu coração, sua alma. Lutariam até que caísse a última gota de suor.

Um time que sofre com as condições financeiras de sua federação, obrigado a fazer viagens de ônibus, porque não podem pagar pelo avião. Passam seis meses por ano sem receber um centavo para defender as cores de seu país, sem garantias, sem férias, sem amigos, sem familiares. Ao menos familiares de ‘sangue’, porque o grupo que essas meninas formam é sim uma grande família. E isso você pode ver na maneira como elas se olham em quadra, a maneira como se respeitam. Um time sem vaidades, onde não importa quem está jogando e sim o bem da equipe. E quem já viu esse time de perto sabe que não é da boca pra fora.

A Croácia hoje mostrou o que o esporte tem de mais bonito. Um time que não teve vergonha de comemorar uma “simples” vitória como se fosse um título, porque só elas sabem o quanto lutaram para chegar ali. Quantos sacrifícios, quantas privações. E parece que colocaram tudo para fora a cada ataque, a cada bloqueio. O olhar vibrante de Senna Usic, as veias saltadas de Maja Poljak, o sorriso de Sanja Popovic, a Croácia, hoje, mostrou que em um Mundial não é campeão apenas aquele que chega em primeiro. A Croácia conquistou uma vitória e sabe-se lá o que vai acontecer daqui até o final do campeonato, mas uma certeza elas já tem: VALEU A PENA!


E o time croata não foi o único a fazer um belo papel hoje. O time queniano, que enfrentou o Brasil, não parecia estar preocupado com a diferença técnica e entrou em quadra para se divertir. Com certeza com ainda mais dificuldades para jogar vôlei do que a Croácia, as jogadoras do Quênia parecem entender que já é um grande momento em suas vidas poder ir a outro país, em uma realidade completamente diferente da qual elas estão acostumadas, jogar o Mundial vira um "mero" detalhe. Elas riram, vibraram e mesmo sem almejar uma vitória tenho certeza que elas voltarão para casa muito realizadas. Que dia para o esporte!

8 comentários:

  1. Nossa que belissimo texto, que história de amor ao esporte...parabéns as croatas, parabéns a vcs irmãs mello!

    Até agora o melhor texto sobre esse mundial!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo! Realmente é de emocionar a vitória da Croácia e a reação das jogadoras. imagina quanta coisa passou na cabeça dessa meninas. É nessas horas que a gente olha para trás e pensa que tudo Valeu a pena mesmo... Espero ainda mais vitórias para elas e uma excelente campanha.
    Adorei o texto Mariana! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom poder ver o que elas superaram para chegar até o mundial
    Mas tantos as croatas e as quenianas tem uma caracteristica que as difere de outras de seleções a alegria de longe se vê que elas estão ali por superação
    detesto ver seleções jogando com a cara fechada, por mais que seje pela concentração ou algo do tipo

    aH E lógico parabéns pelo texto muito bom !

    ResponderExcluir
  4. Obrigada.. a história delas é realmente linda.. inspiradora!!
    Tomara que tenham ainda mais sucesso nesse Mundial.. que consigam ir a segunda fase.. mas se conseguirem jogar bem.. independente do resultado.. já terá valido a pena!!

    Obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  5. Me lembro de China T quando ganhou no tir de Porto Rico pareceia que elas tinham conseguido o titulo do Grand Prix, isso sim é emocionante.

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto Mari, deveria ser assim sempre, seria muito melhor acompanhar o esporte!!!
    Espero que elas tb tenham acesso ao texto, acho que iam gostar de saber que muitas pessoas do outro lado do mundo agora passam admira-las, não só como atletas, mas como pessoas, que realmente gostam do que fazem, e o fazem por amor e não obrigação.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Joyce.. com certeza seria bem melhor q fosse sempre assim.. elas sao lindas msm.. depois do Mundial masculino acho q era o q eu precisava pra me lembrar pq amo tanto esse esporte!

    ResponderExcluir
  8. amo muito volei e lendo uma coisa assim fico ate emocionado que tem time que faz muita coisa pra chegar ao topo, concerteza elas dao mais valor dessa forma...parabens irmas mello vcs sao muito atualizadas obrigado pelas noticias continuem assim!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.