terça-feira, 24 de maio de 2011

Barbolini abre a temporada 2011 para a seleção italiana em coletiva


O técnico Massimo Barbolini realizou hoje, em Roma, uma coletiva de imprensa para expor todo o seu planejamento para a temporada 2011 para a seleção Italiana.

Ele começou a coletiva dando a listagem completa de todas as convocadas que farão parte dos treinamentos da seleção, pensando nos diversos torneios que a equipe terá pela frente (vale lembrar que Barbolini optou por dividir o grupo em duas vertentes de trabalho).

Convocadas:

Levantadoras: Bechis, Corna, Ferretti, Lo Bianco, Rondon, Signorile.

Centrais: Anzanello, Arrighetti, Crisanti, Folie, Garzaro, Guiggi, Manzano, Stufi, Zambelli.

Ponteiras: Barcellini, Bosetti L., Cagninelli, Costagrande, Del Core, Di Iulio, Marcon, Okaka, Partenio, Piccinini, Saccomani.

Opostas: Biccheri, Gioli, Ortolani, Zago.

Líberos: Cardullo, Leonardi, Merlo, Sirressi.

Após algumas palavras do presidente da Federação Italiana, Carlo Magri, Barbolini prosseguiu a coletiva falando: "Será uma temporada intensa, cheia de eventos que culminará no Campeonato Europeu e, esperamos, na participação da Copa do Mundo. Gostaria de ressaltar que durante minha gestão, em quatro anos trabalhos com um número muito grande de atletas, cerca de 50, 40 das quais vestiram a camisa da seleção em torneios internacionais e outras 30 venceram medalhas valiosas. Com isso gostaria de salientar que a alguns anos, graças a disponibilidade da federação estamos fazendo um grande trabalho, uma ativida intensa e positiva não pensando exclusivamente no presente, mas também em eventos futuros."

O técnico continuou: "Serão tantos os torneios em 2011, onde utilizaremos um grande número de atletas. A temporada que está para começar significa jogar com as protagonistas o World Grand Prix e o Campeonato Europeu, enquanto que enfrentaremos a Universiade com um grupo de atletas nascidas de '89 a '92, que serão guiadas por Carlo Parisi (técnico do Busto Arsizio). Nossa filosofia é de dar responsabilidades a cada grupo e assim será também para aquele que participará da Universiade de Agosto na China composto por atletas jovens, mas ou menos o mesmo que venceu o Campeonato Europeu (Juvenil) em 2008."



O Grand Prix e a alteração de Gioli para oposto - 

Como havia dito antes, o técnico Barbolini dividirá o grupo principal em dois, um fará parte do Grand Prix, enquanto que outro irá treinar exclusivamente pensando no Campeonato Europeu. Em meio a tantas idéias, o técnico colocará em prática finalmente sua vontade de tornar a central Gioli uma oposta na seleção (o técnico queria ter feito isso antes do Mundial ano passado, mas não conseguiu por erros de planejamento).

"Iremos jogar o Grand Prix com uma formação bastante diferente daquela que jogou o último Campeonato Mundial. Nos parece lógico e oportuno utilizar elementos de qualidade como Costagrande, Ferretti e Anzanello, que no ano passado não vestiram a camisa italiana, mas que já fizeram isso no passado e, no último campeonato, reconfirmaram o valor que as havia levado a seleção. Muitas das protagonistas do Mundial retornaram a quadra para o Europeu na Lombardia, onde uniremos os dois grupos de trabalho."

"Do ponto de visto tático e técnico posso dizer que experimentaremos aquilo que queríamos ter feito já no ano passado e que por diversas razões não foi possível, que é de jogar com três centrais. Assim, Gioli e Ortolani serão as duas atletas que utilizaremos no papel de oposta." 

Barbolini concluiu a entrevista falando:

"No último Mundial alcançamos um quinto lugar que para mim continua sendo um resultado de valor mas algo faltou para chegarmos a frente, precisamos melhorar. O nosso é um grupo de atletas que sabem como funcionam as coisas no voleibol, que sabem perfeitamente o que significa sofrer para alcançar os objetivos mais importantes."


fonte: legavolleyfemminile.it, fotos: volleyball.it

Um comentário:

  1. 5 lugar um lugar de valor? pra seleção italiana!? barbolini deve ser um brincalhão. depois de perder pra cuba que acho que venceu 3sets no mundial, ser humilhado com uma surra historica pelo brasil, barbolini deve repensar sua conclusao sobre a seleção no ano passado sem contar que no grand prix não mostrou nada. ainda hoje não sei como ele ainda treina a italia. não sou fã da seleção italiana, mas espero que mostre algo melhor esse ano com essas mudanças

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.