sábado, 28 de maio de 2011

Italiano: Chegou a hora decisiva


Começa amanhã a disputa da grande final do Campeonato Italiano 2010/2011. Os dois melhores times da primeira fase terão cinco jogos para decidir quem é o novo campeão, depois de três títulos consecutivos do Pesaro. Enquanto o Villa Cortese disputa sua segunda final na busca do título inédito, o Bergamo, que em 9 finais ganhou 7 títulos e é o segundo maior campeão da história do campeonato, volta à decisão depois de 5 anos. As duas equipes tiveram campanhas idênticas nos play-ofss: ganharam as 4as em 2 jogos e as semifinais em 4 partidas. Além das grandes jogadoras envolvidas nesse confronto, alguns números da história do campeonato Italiano são bem interessantes de serem analisados.

Calendário da Final -

1º Jogo: 29/05 às 15:30 (Brasília)
- Villa Coretese x Bergamo (em Milão)

2º Jogo: 31/05 às 15:30 (Brasília)
- Villa Cortese x Bergamo (em Milão)

3º Jogo: 02/06 às 15:30 (Brasília)
- Bergamo x Villa Cortese

4º Jogo: 04/06 às 15:30 (Brasília)
- Bergamo x Villa Cortese

5º Jogo: 06/06 às 15:30 (Brasília)
- Villa Cortese x Bergamo (em Milão)

Jogadoras Campeãs
Pelo Villa Cortese apenas Aguero já foi campeã, em duas oportunidades quando jogava pelo Perugia.
Pelo Bergamo já conquistaram o título nacional Piccinini, 3 vezez, e Lo Bianco e Ortolani, em uma oportunidade. Todas vestiam a camisa do Bergamo.

Primeira vez para alguém
A única certeza que se pode ter em relação a essa final é de que um técnico será campeão pela primeira vez. Abbondanza já particiou de 2 finais, Mazzanti faz sua estreia.

Fase Regular e Playoffs
Desde que os playoffs são disputados, em 26 ocasiões por 14 vezes o time que foi o primeiro colocado na fase regular acabou campeão. Em 10, o título ficou com o segundo colocado. Vale lembrar que o Villa Cortese terminou a primeira fase na liderança, enquanto o Bergamo foi o vice.


Confronto direto
As duas equipes já se enfrentaram 10 vezes. Em 7, a vitória foi do Villa, em 3 do Bergamo. Se avaliarmos apenas jogos decisivos a vantagem é ainda maior. As equipes se enfrentaram nas semifinais do campeonato do ano passado e nas duas últimas finais de Copa Itália. Em TODAS o Villa venceu o duelo.

Presença em Finais
A jogadora que participou de mais finais foi Piccinini (6 vezes), seguida por Anzanello e Cardullo (5 vezes), Aguero (3), Callonni e Ortolani (2), Berg, Caterina Bosetti, Cruz, Lanzini, Lo Bianco e Nucu (1).

Irmãs em Quadra
Mais uma vez a família Bosetti vai ficar dividida. Lucia e Caterina se enfrentam em mais uma final. Até agora a mais jovem, ainda que jogando menos, levou vantagem. Lucia deve começar a série como titular. Para quem será que os pais vão torcer?

Tudo Rosa
A Lega preparou uma novidade para essa final. O tradicional taraflex (como é chamado o piso emborrachado das quadras de vôlei) verde e laranja será substituído por um rosa claro, em homenagem às meninas. O piso será utilizado nos 5 jogos da série final e ficará com a equipe campeã para ser a próxima temporada. É esperar para ver como vai ficar :)


Equilíbrio
O que se espera é uma série muito equilibrada. O Villa com certeza tem atacantes mais fortes, que viram as bolas com mais facilidade. Mas o Bergamo tem um gênio organizando suas jogadas. Analisando posição por posição é difícil saber quem é melhor.

Opostas
Entre as opostas Aguero é mais decisiva e mais experiente que Ortolani, mas a jovem parece ter reencontrado sua melhor forma.
Ponteiras
A dupla de ponteiras dos times são bem diferentes. Pelo menos as duplas que disputaram as semifinais. Pelo Villa, Aurea Cruz e Megan Hodge dão muita força ao ataque, com bolas altas e potentes. Pelo Bergamo, Piccinini e Bosetti equilibram a recepção na tentativa de dar mais velocidade aos ataques do time.
Centrais
Talvez essa seja a posição com maior equilíbrio entre os times. Com certeza será um duelo de bloqueios, já que as quatro titulares vem muito bem no fundamento. Uma pequena vantagem para Anzanello e Callonni, mas Nucu e Arrighetti compensam sendo mais presentes nos ataques, já que recebem mais bolas de sua levantadora.
Levantadoras
Lindsey Berg conhece muito bem seu time, tem um saque e uma defesa muito bons, mas Lo Bianco é genial. E a italiana vem de bons jogos nesses playoffs, após uma temporada muito difícil. As duas terão a responsabilidade de comandar suas equipes e podem decidir essa série.
Líberos
Merlo vem muito bem, faz defesas incríveis e tem melhorado na recepção. Mas Cardullo é Cardullo. As atacantes do Bergamo terão que ter muita paciência colocar a bola no chão, porque não será fácil
Reservas
Os bancos são muito parecidos. Pelo Bergamo destaque para Signorille e Vasileva, pelo Villa Rondon, Negrini e Bosetti. Talvez o Villa tenha mais opções que o técnico Abbondanza confie para mandar para quadra.

Classificados para CEV
Foram definidos os classificados para as competições européias da próxima temporada. Villa Cortese, Bergamo e Pesaro vão jogar a Champions League, o Urbino vai defender seu título na Copa CEV e o Busto Arsizio vai jogar a Challenge Cup.

fonte: legavolleyfemminile.it

3 comentários:

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.