domingo, 2 de outubro de 2011

Sérvia é a nova campeã Européia! Que final!


Grande final de Campeonato Europeu! Talvez a final que o torneio merecesse, por contar com tantos times de alta qualidade. Uma grande partida repleta de emoções e belas jogadas, como deve ser um jogo decisivo. Um espetáculo para quem gosta de acompanhar um bom voleibol. Em cinco sets, após uma virada incrível no jogo, a Sérvia vence em casa e conquista a medalha de ouro inédita (o time já havia vencido uma medalha de prata no Europeu de 2007).

Sérvia 3x2 Alemanha (16-25, 25-20, 19-25, 25-20, 15-9) - Estatísticas

É difícil descrever em palavras tudo que aconteceu nesta partida de hoje. A Alemanha começou bem melhor, impecável, como aconteceu durante boa parte deste Europeu. Sacando e defendendo bem, contra atacando com eficiência, principalmente com a oposta Kozuch que fez grande partida. As sérvias pareciam cansadas após a batalha de ontem. Com dificuldades no passe, tiveram suas principais jogadas marcadas pela alemãs, que com facilidade fechou o primeiro set. No segundo, as sérvias melhoraram, com sua principal arma, o bloqueio, voltando a funcionar, pressionaram o ataque alemão e assim empataram o jogo. O terceiro set começou melhor novamente para as alemãs, mas as sérvias lutaram e conseguiram igualar o jogo, que seguiu próximo até o vigésimo ponto. Mas com dois erros de ataque da Sérvia, com Molnar e Nikolic, e depois com um erro da arbitragem, na nossa opinião, que deu dois toques da levantadora Antonijevic, seguido com uma cartão amarelo para o técnico Terzic pela reclamação, a Alemanha abriu no final, e fechou esse para fazer 2 a 1 no jogo. Foi quando veio o quarto set, o set definitivo no jogo. A Alemanha logo abriu 6 a 0, e manteve a vantagem no 11 a 6, dando a impressão que venceria a partida ali. O Técnico Terzic então fez um alterção importante colocando a jovem Malagurski no lugar de Brakocevic, que não conseguia apresentar seu melhor. Com paciência, a Sérvia foi melhorando e aos poucos entrando no set novamente. Mesmo assim, a Alemanha chegou a fazer 18 a 16. Foi quando uma incrível virada da Sérvia aconteceu. O time fez 9 pontos seguidos e virou para 24 a 18, para delírio da torcida que lotou o ginásio. A virada no set, e a sobrevivência na partida deu força para as sérvias. Embaladas pelo bom momento e com uma grande atuação da ponteira Molnar no tie-break a Sérvia venceu o jogo e conquistou o título inédito em casa. Apesar do resultado, a verdade é que os dois times podem se considerar campeões, porque foi um grande jogo. Parabéns as duas equipes, que foram realmente as duas melhores deste torneio em 2011. A notícia triste é que chegou ao fim mais um Campeonato Europeu, sem dúvidas um dos melhores torneios de seleções do mundo. Agora é esperar mais dois anos. O encontro já tem local marcado, será mais uma vez uma organização em conjunto de dois países, Suíça e Alemanha.



Ranking Final:
1. Sérvia*
2. Alemanha*
3. Turquia
4. Itália
5. Polônia
6. Rússia

7. Holanda
8. República Tcheca
9. Azerbaijão
10. França
11. Espanha
12. Romênia
13. Croatia
14. Bulgária
15. Ucrânia
16. Israel

*classificados para a Copa do Mundo. Em negrito, os times já classificados para a Fase Final do Europeu 2013.

Melhores Jogadoras:

Melhor Atacante: Margareta Kozuch (ALE)
Melhor Bloqueadora : Christiane Fürst (ALE)
Melhor Saque: Bahar Toksoy (TUR)
Melhor Líbero: Suzana Cebic (SRB)
Melhor Recepção: Angelina Grün (ALE)
Melhor Levantadora: Maja Ognjenovic (SRB)
Maior Pontuadora: NEslihan Darnel (TUR)
MVP: Jovana Brakocevic (SRB)



fonte: cev.lu

3 comentários:

  1. Realmente essa fina foi demais!
    Mas acho que esse Europeu foi muito fraco tirando essas duas equipes Alemanha e Sérvia.
    Seleções como Holanda,Itália ,Rússia e Polônia ficaram devendo.
    Agora basta esperar se a Alemanha é uma realidade ou só um momento, como foi o Japão no MUNDIAL ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Não achei esse Europeu fraco, pelo de fato de as grandes forças terem ficado pelo caminho não se deve dizer que o nível do campeonato foi diminuído, pelo contrário, fiquei feliz pela competição ter saído da mesmice de sempre. Novas forças, com jovens jogadoras estão despontando e isso foi visível.

    Final muito boa e muito bem jogada, adrenalina pura! Time sérvio mostrou não ser apenas um fogo de palha e fez valer seu mando de quadra e não decepcionou sua torcida apaixonada, isso foi lindo de ver!

    As alemãs estão de parabéns também, pela forma raçuda com que jogaram o campeonato. Um parabéns especial à Grün que voltou a seleção a pouco tempo e já mostrou sua importância dentro do time. A Alemanha precisava de uma ponteira de segurança e essa ponteira caiu como uma luva.

    Um desejo particular meu seria que o Wild-card da Copa do Mundo fosse para a Turquia!

    ResponderExcluir
  3. Voleibol de alto nível e adrenalina, definem essa final!
    Muito injusto o fato da Europa pode contar com apenas 2 participantes na copa do mundo , deveriam ser 4!
    Concordo com o Patrick, queria um Wild Card da Copa do Mundo para a Turquia.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.