quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
E o Oscar 2009 vai para...
Essa não foi uma escolha fácil, já que os três são fortes candidatos com resultados surpreendentes. Então ficamos com a República Dominicana, que talvez fosse aquela de quem menos esperávamos. A equipe americana primeiro surpreendeu no torneio continental e depois mostrou ao mundo que não foi por acaso que desbancaram Cuba e EUA. Mais do que o bronze conquistado na Copa dos Campeões, a grande conquista da seleção dominicana foi a melhora no desempenho do time. Por isso a República Dominicana é a vencedora do Oscar de Surpresa da temporada!
Melhor Figurino – Alemanha preta
Essa é uma categoria muito subjetiva, então possivelmente a que gerará mais discussão. Pela inovação na cor, já que é uma das poucas seleções, pelo menos entre as principais, a jogar de preto, pelo desing sem costura nas mangas e pelos detalhes bem feitos em vermelho e branco (o patrocínio em branco não altera a blusa e cai perfeitamente no desenho da blusa), a camisa preta da Alemanha é a vencedora do Oscar de Melhor figurino!
Melhor Técnico – Massimo Barbolini
Após uma carreira vitoriosa como treinador do Perugia, o italiano assumiu sua seleção em meio a uma crise em 2006 e chegar à semifinal do mundial. Nos anos seguintes novas conquistas, apesar da campanha aquém da esperada nas Olimpíadas de Pequim. E esse ano foi de muito títulos para a Itália. Pela primeira vez podendo iniciar o projeto olímpico, o bi-campeão Europeu e campeão da Copa do Mundo 2007, conquistou esse ano a Copa dos Campeões e viu seu trabalho de renovação render frutos. Por isso Massimo Barbolini é o vencedor do Oscar de Melhor Técnico da temporada!
Jogadora Revelação – Natalia
A jovem brasileira, que já se revelou para o nosso público há algumas temporadas, foi “descoberta” pelos fãs de vôlei mundo afora apenas essa ano. E se apresentou em grande estilo. Surpreendeu o mundo com sua capacidade de ataque, com sua potência e com seus saltos. Apesar de novata, foi uma das principais armas brasileiras para a conquista do oitavo titulo do Grand Prix. Por isso, Natalia é a vencedora do Oscar de Revelação da temporada!
Melhor Jogo – Itália x Japão
Há muito tempo não via um jogo tão bom tecnicamente. Os dois times simplesmente deram uma aula de defesa, de paciência, de habilidade. Não bastasse isso o jogo ainda valia o titulo do torneio mais importante entre seleções na temporada. Com a vitória, a seleção italiana foi campeã da Copa dos Campeões! Acho que esse é um jogo que ficará na lembrança de todos que o viram como exemplo de vôlei bem jogado. Por isso o jogo entre Itália e Japão na Copa dos Campeões é o vencedor do Oscar de Melhor Jogo da temporada!
Melhor Jogadora – Simona Gioli
A central italiana, de 32 anos, que por seis temporadas defendeu o Perugia e agora joga no Dínamo Moscou, além de muitos títulos conquistados por onde passou tem também uma coleção de prêmios individuais. MVP na Copa dos Campeões 2009 e Copa do Mundo 2007, dois dos mais importantes títulos de sua seleção e inúmeros prêmios de melhor bloqueio e melhor atacante. Pela grande atuação nessa temporada, Simona Gioli é a primeira vencedora do Oscar de Melhor Jogadora da temporada!
Notícias sobre a russa Safronova
A situação da jogadora ainda é difícil, mas só o fato dela ter acordado já anima os fans. Uma boa noticia para esse fim de ano...e só podemos torcer para que 2010 seja de muita melhora para ela.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Oscar 2009 - Candidatos à melhor jogo da temporada
Itália x Japão Copa dos Campeões –
Entre os candidatos esse foi o único jogo que não foi ao quinto set. Mas não faltou emoção. Talvez tenha sido a partida com mais defesas e com os ralis mais longos dos últimos anos. Para a Itália valia o título e a seleção européia teve muito trabalho para vencer as donas da casa, conhecidamente especialistas em defesas impossíveis. Mas as italianas não ficaram atrás e em um uma grande exibição de suas estrelas bateu as japonesas em quatro sets e levou mais um troféu para casa fechando com chave de ouro, ou melhor, com medalha de ouro um ano de muitas conquistas. Quem gosta de vôlei e ainda não viu esse jogo, veja!
Brasil x Rússia Grand Prix –
O Grand Prix desse ano não teve uma final, já que a fase decisiva foi disputada em pontos corridos, mas esse jogo valeu por uma. Além de praticamente decidir o campeão, pois as duas seleções venceram todos os outros jogos, foi uma das partidas mais emocionantes da temporada. A Rússia, que chegara à 2009 desacreditada deu muito trabalho à seleção campeã olímpica e quase impediu que o Brasil conquistasse o oitavo titulo na competição. Depois de quatro sets equilibrados e de alta qualidade, o jogo foi decidido em um tie-break disputadíssimo. A seleção russa esteve à um ponto da vitória, mas o Brasil reagiu e com 4 pontos seguidos fechou o jogo em 16-14 abrindo caminho para mais um título.
Alemanha x Sérvia Campeonato Europeu –
Esse jogo também foi decidido no tie-break e também não faltou emoção. Ta certo que muito mais pelo que significava uma vitória do que propriamente pela qualidade do vôlei. Quem vencesse o jogo praticamente se classificaria para as semifinais do Campeonato Europeu e a Alemanha pareceu entrar em quadra com mais disposição. Venceu o primeiro set com muita facilidade. No segundo tudo caminhava para mais uma vitória fácil, mas a Sérvia reagiu e com muita luta conseguiu vencer os segundo e o terceiro sets por apenas 2 pontos. No quarto a Alemanha se recuperou e levou o jogo ao set desempate, onde confirmaram a superioridade apresentada nos outros sets e venceram sem maiores dificuldades. Mesmo não conseguindo apresentar seu melhor jogo a seleção sérvia lutou muito, valorizando ainda mais a vitória alemã.
Mercado 2009/2010 - Villa Cortese se reforça
Chegamos ao meio de temporada na maioria dos campeonatos, e agora começa a reta final em busca de bons resultados, assim o mercado na Europa esta em movimentação, os times buscam seus últimos reforços.
Na Itália, o Villa Cortese continua abrindo os cofres. O time que mais investiu essa temporada, parece não ter freios para tentar o inédito Scudetto. A algumas semanas muitos rumores rondavam a equipe sobre a contratação de uma nova meio de rede, e nomes como da italiana Gioli e da croata Poljak apareceram. Porém a equipe acaba de assinar com outro grande nome mundial, a sérvia Vesna Citakovic. Capitã de sua seleção onde foi bronze no último mundial em 2006 e prata no Europeu 2007, Citakovic jogou temporada passada no Eczacibasi Istanbul da Turquia, e havia realizado sua transferência esse ano para o voleibol romeno. Ela estava jogando pelo Dinamo Bucarest, com quem decidiu reincidir contrato para fechar na tarde de ontem com o Villa. Sua estréia no campeonato italiano deve acontecer dia 10 de janeiro contra o Perugia.
Top Volley 2009 - Unilever Volei campeão
Entrevista com Leo Lo Bianco à TV de Bergamo!
Entrevistadora: Então Leo.. muitas pessoas escreveram.. quando souberam que você seria entrevistada do programa.. começou a chover mensagem...
(não consigo entender exatamente o nome das pessoas, então qualquer erro me perdoem.. rs)
E: Ella escreveu: boa sorte com as suas costas e parabéns pelos 30 anos e no fim diz que quer te ver de novo em quadra. A pergunta é: Qual a bola que você mais gosta de levantar para suas companheiras?
Leo: Então, não sei. Acredito que o primeiro tempo na 2, primeiro tempo perto do levantador, atrás.
E: Como você a chama? Mostra pra gente...
L: Não posso revelar. A não, não vêem fora daqui.. (ri e mostra como chama a jogada)
E: Se vê sim. (risos)
L: Ou então na posição 4, a super. Bola veloz de qualquer forma.
E: Perfeito. Te dá mais satisfação fazer um bloqueio ou levantar uma bola... não desculpa. Te dá mais satisfação fazer um ponto de bloqueio, de saque ou em uma bola de segunda?
L: Bola de segunda, mas também o bloqueio também devo dizer que é bom.
E: Sua companheira de quarto durante a longa temporada com a seleção?
L: Francesca... Piccinini.
E: Um momento divertido? Qual foi?
L: hum...A festa depois do Europeu que vencemos, foi uma noite belíssima.
E: O que você fez? Porque não foi a primeira que venceu...
L: Não. Foi especial, porque festejamos sempre assim quando vencemos, porém esse ano estavam lá meu pai, meu irmão e meu padrinho, que participaram da festa. Fomos a discoteca, ele vai me matar porque vai ver essa transmissão, mas direi a todos que ele dançou na discoteca.
E: Seu pai dançou?
L: Sim.
E: Com quem?
L: Com todas. Eu mandei a Tai... Aguero dançar com ele. Foi legal, uma bela noite.
E: "Os meus primeiros 30 anos ‘voleibolisticamente’ falando". De onde partiria se tivesse que escrever um livro? Visto que em poucos dias é seu aniversário..(o aniversário da Lo Bianco aconteceu dia 22 de dezembro)
L: Sim. Os primeiros 30 anos.. de onde partirei? Com certeza partiria do inicio, partiria de quando jogava no jardim com Natalia, a minha amiga, e dali começamos jogar mini-volei.
E: E onde está Natalia?
L: Natalia, agora até o ano passado jogava no Busto, esse ano não está jogando.
E: A sim, é a Viganò?
L: Sim.
E: Então, nos encontros é pontual? Atrasada?
L: Pontual. E inclusive chego muito antes, infelizmente.
E: Fica irritada se alguém não é?
L: Sim.
E: Eu estou sempre atrasada, reparou?
L: Sim. (risos)
E: Então, Leo o que você sente ao entrar em um ginásio, pergunta Ortolani forever, que não sabemos quem é, o que sente quando entra no ginásio e vê sempre todos nós torcedores que te apoiamos?
L: O ginásio de Bergamo é pra mim realmente um lugar onde consigo me sentir bem e muito pela apoio de seu público. É muito bom jogar com um público assim, eu adoro.
E: Alice pergunta canção e cantor favoritos?
L: Cantor e canção sinceramente não tenho. Eu gosto tanto de música que escuto um pouco de tudo, depende muito do momento, não tenho uma canção que agora me venha a cabeça que escuto sempre.
E: Quando vai abrir seu site?
L: humm.. nunca. (risos) Não sei, porque um menino fez um pra mim, eu não sou uma pessoa que ama muito a Internet, então talvez não abrirá. Quem sabe mais pra frente, se alguém quiser.
E: Denise pergunta: que presente pediu ao Papai Noel?
L: São dois. O primeiro é a saúde, pra mim, pra minha família, pros que amo. O segundo é o Scudetto, com certeza, é uma coisa mais distante, mas que eu gostaria muito que chegasse.
E: Prato preferido?
L: Berinjela à parmegiana da Mamma.
E: Vai freqüentemente ao cinema?
L: Não.
E: Prefere saia ou calça?
L: Calça.
E: Salto alto ou tênis esportivo?
L: Tênis esoprtivo.
E: Escreve o Luca: Te vejo sempre no ginásio , mas nunca tive coragem de me aproximar e dá todos os cumprimentos, e pergunta.. tem certeza que não tem joystick nos braços e nas mãos? Porque tem sempre uma precisão impressionante.
L: aa.. quem dera ter, não não.
E: Já bebeu até ficar alterada?
L: Sim, algumas vezes bêbada.
E: Mas tonta né, se diz tonta?
L: Sim, tonta, bêbada, não sei, aconteceu em algumas ocasiões especiais.
E: Mas sorri? É divertido?
L: Sim, muito divertido, eu sou uma que não bebe nunca, eu não gosto, quando faço é a força porque sei que depois talvez fique um pouco alegre, então sei até onde posso ir para não exagerar.
E: Está namorando?
L: Sim.
E: Prefere fio-dental ou calcinha?
L: Calcinha.
E: Mais confortável né?
L: Sim.
E: Primeiro pensamento na manhã?
L: O café. Eu sou uma café dependente.
E: Relacione essas palavras à uma pessoa...
E: Sol?
L: Meu irmão.
E: Lua?
L: hum... meu Deus..não sei.
E: Ok.. Flor?
L: Para a pessoa que amo.
E: Cactos?
L: A minha amiga, que vocês conhecem, Simona Rinieri, eu a chamo assim, "Cactos".
E: Cozinha?
L: A mãe.
E: Vinho?
L: Devo dizer Papa, porque uma vez fizemos uma garrafa de vinho em casa.
E: Estamos em clima natalino, concluímos que você lembre o nome dos 3 reis magos..
L: uhm... espera.. Baltazar.. Belchior.. e??? diga-me você...
E: Gaspar??
L: Gaspar! Sim, conseguimos.
E: Que vergonha, te faço a pergunta e não sei a resposta, mas conseguimos.
L: Tem certeza? Eu não tenho. Os dois primeiros sim, mas o terceiro não.
Segunda parte -
E: Domingo se joga pelo campeonato. Viagem a Piacenza, reencontro com Paola Croce, tem um certo Caprara, é um pouco familiar?
L: Sim. Precisamos estar atentas porque nesse momento não estamos bem se comparado ao que fizemos no inicio, porém... devemos estar atentas sempre, com todos os times.
E: Então não se deve olhar a classificação do campeonato?
L: Não, não.
E: Esperamos então que a Foppa tenha um pouco mais de energia. Quem sabe recuperada em Cannes?
L: Esperamos.
E: Estamos em clima natalino, inclusive porque é o ultimo programa antes do natal. Leo, pode olhar pra câmera e dizer uma mensagem a quem quiser...
L: Então, gostaria de desejar a todos um Bom Natal. A todos que estão me vendo e também a quem não está, a todos os torcedores da Foppa, em particular as minhas amigas poljakone, poljakine (como são chamadas algumas torcedoras do Bergamo que eram fans da ex meio de rede do clube Poljak), gosto muito delas. Uma saudação à minha mãe, meu pai e meu irmão que me acompanham sempre. Um cumprimento a todos, nos vemos no próximo ano.
E: Essa é a mensagem de Leo Lo Bianco. Nós desejamos que você volte logo a jogar, não pelo jogo , mas por você, porque um atleta sofre, sofre muito quando fica fora, então boa sorte. Volte logo. Em 2010 te queremos em quadra pelo menos.
L: Não, esperamos estar em campo pronta pra jogar em 2010, senão..
E: 6 de janeiro o Bergamo volta a jogar em casa pela Champions League. Poderemos te ver ali com a camisa?
L: Sim. Você também.
E: Não, eu vou pra te assistir, melhor não.
L: Tem que ser ali, não dá mais para adiar, estaremos em campo dia 6.
E: Boa sorte. Bom natal, a toda sua família e a todo o time!
L: Obrigada!
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Oscar 2009 - Candidatos a surpresa da temporada
Tailândia –
A Tailândia conseguiu um grande feito nesse ano de 2009. Acabou com a hegemonia continental de Japão e China e foi campeã asiática, ganhando assim o direito de disputar a Copa dos Campeões. E esse não foi o único momento de destaque na temporada tailandesa. No Grand Prix, a equipe surpreendeu com grandes atuações, com um jogo muito veloz e acabou conseguindo importantes vitórias. É um time que ainda pode crescer e dar muito trabalho.
República Dominicana –
Outra seleção que surpreendeu na competição continental foi a Republica Dominicana, que ignorou a superioridade (pelo menos na história) de EUA e Cuba e se sagrou campeã da Norceca. Com a classificação para a Copa do Campeões, mais uma surpresa: um terceiro lugar, que mais que um lugar no pódio, representa a evolução da equipe. Lideradas pelo treinador brasileiro Marcos Kwiek, as dominicanas mostraram nessa temporada muita disposição, lutando muito em todos os jogos, e um crescimento técnico e tático. Pode complicar a vida de muita gente no futuro.
Alemanha –
Depois da decepção de ficar fora das Olimpíadas, com o pré-Olimpico europeu disputado em seu país, e a saída de jogadoras importantes, como Angelina Grun, que para mim era a jogadora mais completa do mundo, 2009 foi um ano de renovação para a seleção alemã. E os frutos foram colhidos antes do esperado. O time do técnico italiano Guidetti, com muitas meninas conseguiu chegar ao pódio no Grand Prix e a semi-final do campeonato europeu mostrando que tem muito potencial e tem tudo para ter muito sucesso futuramente.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Top Volley 2009 - Semifinais
NCAA 2009 - Penn State Campeão
Top Volley 2009 - 2º Dia
Aconteceu agora pouco os dois jogos decisivos para saber os confrontos das semifinais do torneio.
Top Volley 2009 - 1º Dia
Oscar 2009 - Candidatos à Melhor figurino
domingo, 27 de dezembro de 2009
Campeonato Italiano 09/10 - 11ª Rodada Turno
(4) Foppapedretti Bergamo - (5) Chateau d’Ax Urbino Volley
(2) MC-Carnaghi Villa Cortese - (7) Asystel Volley Novara
(3) Monte Schiavo Banca Marche Jesi - (6) Yamamay Busto Arsizio