Mas a notícia mais importante deste encontro de voleibol não foram as partidas em si. No dia 17 de dezembro durante uma Convenção da Associação Americana de Técnicos de Voleibol (American Volleyball Coaches Association, AVCA), a Woman's National Volleyball Association (WNVA) fez o primeiro anúncio oficial de planos para a criação de uma Liga Profissional de Voleibol nos EUA.
É um marco para o voleibol mundial. Até hoje, os EUA não possui uma liga profissional, o que é no mínimo estranho para um país que nas últimas Olimpíadas foi ouro em 3 três das 4 medalhas possíveis, sendo prata somente no vôlei feminino, e que via seus atletas tendo que migrar para outras ligas no exterior ao final da faculdade. Um país que conta com as grandes Ligas Profissionais no esporte, como a NBA e a NFL, agora lança seu plano para o Voleibol. O progeto é encabeçado pelo dono da WNVA, Ron De Shay, que é também produtor do reality show "American Idol" no país, e não tem data certa ainda, mas já é a espectativa para abertura de um novo mercado para atletas.
Veja abaixo um vídeo criado pela WNVA com as jogadoras falando do sonho que seria ter uma Liga Profissional no país.
Eu acho isso muito importante pros EUA!!! Uma liga profissional fortaleceria muito o voleibol no país!!!
ResponderExcluirÉ Henrique.. acho que o mundo do volei pode comecar a se preocupar.. pelo menos as grandes ligas... pq se eles quiserem de verdade em 5 anos tem o melhor campeonato de volei do mundo..heheheh
ResponderExcluiracho q será muito bom pra todos.. para o volei americano.. até pq agora as criancas poderão fazer o esporte pensando em trabalhar com ele... para o volei como um todo.. para as jogadoras.. acho que em breve todas estarão por la..