Japão 3x2 Itália (23-25, 25-14, 26-28, 25-20, 17-15) - Estatísticas
As duas equipes vieram machucadas do dia anterior, mas desde o início as feridas italianas pareciam estar doendo mais. O time não conseguia mudar o que havia dado errado na partida contra os EUA, enquanto o Japão não parecia aquele que perdeu para a China.
O jogo começou e, ainda que não como contra o Brasil, a equipe japonesa jogava bem, com bastante volume, já a Itália seguia com muita dificuldade para atacar. A levantadora Lo Bianco, que é sem dúvida uma das melhores do mundo, não está bem e o time é o reflexo de sua capitã. A jogadora, que começou a treinar a menos de um mês após uma cirurgia no pulso, está mal fisicamente, ou pelo menos, ainda não está pronta para aguentar essa maratona. A jogadora não consegue fazer coisas que, quando em forma, faz sem esforço, nem mesmo pular em todas as bolas no bloqueio. O time está sentindo, mas o Japão não tem nada com isso e teve todos os méritos para sair de quadra vitorioso.
Mesmo jogando mal, a Itália conseguiu ganhar o primeiro set. As japonesas erravam demais e Del Core, em grande noite, era a reserva de talento pelo time europeu. No segundo set um banho japonês. A Itália tentava de todas as formas, mas a bola não caía, sempre tinha alguma mão para colocar a bola para cima. O Japão jogou bonito e fechou sem dificuldade.
A terceira parcial foi muito equilibrado. O time italiano cresceu no bloqueio, principalmente após a entrada da levantadora reserva Rondon. A Itália chegou abrir uma pequena vantagem, mas deixou o Japão empatar e o final do set foi emocionante. Era um duelo Saori x Del Core, ambas entre as melhores jogadoras da competição. Vantagem para a européia e a Itália fazia 2 a 1.
O quarto set valia muito para as duas equipes. A vitória era fundamental para poderem continuar sonhando com o título. O equilíbrio permaneceu, mas dessa vez quem se deu melhor foi o Japão. A Itália, novamente com dificuldade para virar as bolas, viu o jogo ir para o tie-break.
O quinto set mostrou bem o que foi o jogo, pelo menos quando se analisa os números. Uma partida igual, onde os erros fizeram a diferença. E foi em um erro do ataque italiano que o Japão fechou a partida e se o título já está distante, ainda é possível pensar em medalha, o que seria um ótimo resultado para esse time japonês as vésperas do Mundial. Para a Itália tenha ficado talvez uma ponta de decepção pelo desempenho na Fase Final, mas o time pagou o preço pelo planejamento que fez ao dar mais férias para as jogadoras. Se terá valido a pena só descobriremos em Novembro. Mas antes disso o time ainda tem jogos a fazer nesse Grand Prix. E que jogo. Amanhã terá pela frente o Brasil, que precisa da vitória, enquanto o Japão jogará contra a Polônia.
Estatísticas:
Maiores Pontuadoras -
JPN: Saori Kimura - 28 pontos
ITA: Serena Ortolani - 23 pontos
Ataque (mínimo de 20 ataques) -
JPN: Saori Kimura 44,07%, Saori Sakoda 38,89%, Mai Yamaguchi 32,14%, Yukiko Ebata 26,92%, Ai Yamamoto 50,00%
ITA: Antonella Del Core 42,86%, Serena Ortolani 33,33%, Simona Gioli 31,43%, Lucia Bosetti 17,39%
Bloqueio -
JPN: Kaori Inoue - 10 bloqueios
ITA: Antonalle Del Core - 5 bloqueios
Saque -
JPN: Kaori Inoue - 2 aces
ITA: Serena Ortolani - 2 aces
Defesa -
JPN: Yuko Sano 2.20 (11 defesas), Yoshie Takeshita 2.00 (10 defesas)
ITA: Enrica Merlo 2.40 (12 defesas)
Levantamento -
JPN: Yoshie Takeshita - 15.40
ITA: Eleonora Lo Bianco - 14.40
Recepção -
JPN: Saori Kimura 60,00%
ITA: Antonella Del Core 89,29%, Francesca Piccinini 53,33%, Enrica Merlo 69,56%
Comentários:
Araki (capitã do Japão) - "A partida de hoje foi muito difícil para nós. Estamos felizes por termos vencido. Jogamos bem na defesa, e a boa defesa foi a chave para a nossa vitória."
Manabe (téc. Japão) - "Estamos muito felizes por vencer a Itália, que tem sido uma potência no voleibol mundial. Depois da derrota de ontem para a China, analisamos nossos pontos fracos e trabalhamos duro para melhorar hoje."
Lo Bianco (capitã da Itália) - "Jogamos bem o primeiro set, mas infelizmente, a partir daí cometemos muitos erros. Precisamos tirar uma lição disso."
Barbolini (téc. Itália) - "O Japão jogou uma boa partida. Perdemos porque cometemos muitos erros. Mas o Japão jogou melhor do que a gente de fato."
Como Sheila Del Core jogou muito mais errou no momento crucial do jogo.
ResponderExcluirLo Bianco esta pessima, aquela bola qu ela levantou pra Bosseti foi muito ruim