terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Coluna VSF - O que é que a Europa tem?

Como muitos aqui no blog sabem, nós tivemos a oportunidade de ir ao Europeu feminino na Polônia ano passado. Como duas apaixonadas por vôlei, não poderíamos ter ficado mais felizes. E mais que isso, voltamos para casa com a esperança de um dia ver no Brasil o que vimos por lá. Mas será que conseguiremos?

Será que um dia veremos o esporte ser levado a sério no nosso país?


Um pouco de Brasil no ginásio em Lodz

Na Polônia, pudemos acompanhar mais do que como são os jogos na Europa, mas também como é um pouco da organização, porque em boa parte do campeonato ficamos no mesmo hotel que as equipes. Vamos tentar narrar um pouco do que vimos para podermos comparar com a situação que encontramos no Brasil e pensarmos em alternativas para o que poderíamos fazer por aqui.

Quando chegamos a Lodz, para acompanhar a primeira fase, ainda não sabíamos o que nos esperava. Já estávamos há alguns dias na Polônia e o país já tinha nos surpreendido, mas como seria um campeonato organizado por eles? Afinal, não é propriamente em uma comparação com a Polônia que podemos dar a velha desculpa, que por muitas vezes nos acomoda e paralisa, de que eles tem mais dinheiro que a gente.

As primeiras impressões foram muito boas. Entramos no hotel e no hall já pudemos ver um estande do torneio com todo tipo de informação. Tinha revistas sobre o campeonato, sobre cada time, mapas da cidade e outros brindes. Tudo disponível para quem quisesse pegar. E como brasileiro adora um brinde, nós pegamos.

A principal revista, que vinha com tudo em inglês era como um guia do Europeu. Com informações sobre todos os times, sobre cada jogadora, sobre as cidades sede, os ginásios, os hotéis... tudo... muito bem feito mesmo. Além disso, no estande tinha um pessoal que respondia a qualquer dúvida.. sobre como chegar ao ginásio, que ônibus pegar, onde.. essas coisas. E como os times estavam hospedados no nosso hotel, tinha um mural com os horários dos treinos de cada equipe (informação que nos foi muito útil.. rs).

Sinceramente eu não tenho capacidade para comparar esses serviços com o que é feito aqui no Brasil, porque nunca fiquei em um hotel onde os times estivessem hospedados também. Mas do hotel para fora podemos começar a comparação. Andando pelas ruas pudemos ver em diversos lugares banners, faixas, cartazes anunciando que o torneio seria realizado ali. E não apenas em lugares próximos ao ginásio.

Faixa divulgando o Europeu nas ruas de Lodz

Tínhamos algumas opções de transporte para ir para o ginásio: tran, ônibus ou táxi. Facilidades oferecidas pela própria estrutura da cidade, sem qualquer relação com o torneio, mas que tornam a experiência muito mais agradável. Não imagino que alguém queira sair de casa para acompanhar um evento esportivo e passar perrengue para chegar ao estádio. Optamos por ir de tran. Tínhamos que pegar dois, mas era tudo muito fácil. E só para lembrar, estávamos na Polônia, isso significa que não entendíamos nada que estava a nossa volta.

Tudo que precisamos para chegar ao ginásio

As diferenças, infelizmente, não acabavam por ali. Chegamos ao ginásio, recém-reformado. Em volta, um grande estacionamento. E nenhuma confusão. Mesmo com o grande número de pessoas que chegavam ao mesmo tempo. Vimos uns caras segurando uma placa que parecia estar escrito ‘bilhete’, mas não temos certeza, muito menos se eram cambistas ou não. Mas não havia nenhum clima de insegurança ou de tensão. Entramos no complexo e já próximo ao ginásio pudemos ver várias coisas que não vemos por aqui. Primeiro uma grande lona montada, com um telão passando os jogos para quem não tinha ingresso poder ver. Restaurantes com comidas típicas e várias “lojinhas”. Alguns estandes dos patrocinadores do Europeu vendendo seus produtos, um com produtos específicos do campeonato (camisas, mascote e outras coisinhas..) e alguns específicos para a torcida polonesa. Camisa, cachecol, cartolas, cornetas.. tudo nas cores do país. Os poloneses sabem fazer festa pela sua seleção.

A entrada no ginásio também muito tranqüila. Em nenhum dia pegamos fila ou confusão. Nosso lugar estava sempre vazio, cada um sentado em sua cadeira. Nos jogos da Polônia ginásio completamente lotado. Pela cidade pudemos conversar com diversas pessoas “comuns” que foram aos jogos. Do vendedor da loja da Sony a recepcionista do hotel. Quando a Polônia não estava ficava um pouco mais vazio, mas a festa era muito bonita também. Na saída dos jogos, mesmo com milhares de pessoas juntas tudo na maior tranqüilidade. E quando a Polônia vencia tinha até buzinaço pelas ruas!



Pudemos ver jogos também em outra cidade, Katowice. Apesar de estarmos com uma mala ligeiramente grande para tal deslocamento, não tivemos muitos problemas. Pegamos um ônibus, que não era dos mais confortáveis, mas nos levou aonde queríamos. Em Katowice ficamos no hotel da organização. Também tinha um estande do torneio, mas não tão recheado como de Lodz. A cidade não é muito grande e podíamos ir a pé para o ginásio e também para o hotel das jogadoras. De resto nada muito diferente. Ginásio lindo, com lojas e restaurantes em volta. E dentro conforto, organização e muita festa.

Ginásio em Katowice: grande área em volta

Os poloneses foram presenteados com a medalha de bronze de sua seleção. Eles mereciam pelo espetáculo que deram nas arquibancadas e na organização. É claro que contaram com o apoio da CEV para fazer o torneio, mas mostraram que é possível se planejar e transformar um simples torneio de vôlei em um espetáculo.

Será que algum dia teremos esse pensamento no Brasil? Será que um dia trataremos os torcedores como consumidores e com o devido respeito? Será que um dia conseguiremos receber um polonês aqui e ele terá as facilidades que tivemos por lá? O que devemos fazer?

2 comentários:

  1. O texto está ótimo!
    Realmente esse campeonato foi show de bola! Espero que um dia o Brasil possa organizar um evento assim... mas acho muito difícil!
    Eu acho que com as Olímpiadas de 2016, muitas coisas vão melhorar por aqui... quem sabe um dia, nós não conseguimos sediar uma fase final do Grand Prix?! Seria um ótimo começo e um ótimo teste!
    Temos que ter a Europa como um exemplo...e que exemplo, não?!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a coluna, parabéns meninas!!!
    Eu espero que num futuro próximo possamos ter estruturas parecidas com essas!!!!!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.