sábado, 9 de janeiro de 2010

Ela fica!

Com um final feliz se encerra a polêmica envolvendo a canadense Sarah Pavan e o Conegliano.

O clube se pronunciou durante a semana, após uma reunião com a jogadora e uma conversa da mesma com as companheiras de time durante duas horas a portas fechadas, e anunciou a permanência da jogadora.

Ao que parece Sarah pediu desculpa à todos e se mostrou arrependida do que fez. No entanto ela não será mais a capitã do time. Será substituída pela sérvia Jovana Brakocevic, que também estava presente na coletiva e falou as seguintes palavras:

“Todos podem errar, todos erram, somos seres humanos. Como a Sarah disse, a partir de amanhã ela fará de tudo para mostras e nos convencer que merece nossa confiança.”



Durante a coletiva, Pavan não conseguiu conter as lágrimas e em meio a tanta emoção leu uma carta onde dizia:

“Queria conseguir fazer com que todos pudessem entender que de verdade eu não tive a intenção de criar constrangimento ou dano a ninguém. Posso ficar cara a cara com vocês, olhá-los nos olhos e falar com toda franqueza que digo a verdade. Terão alguns de vocês que me conhecem e que acreditam em mim que me permitirão seguir minha vida adiante, alguns vão me julgar e terão alguns que nunca vão conseguir me perdoar. Espero que o tempo possa curar todas as feridas que eu causei.”

Os dirigentes também se pronunciaram, através do patrono Giovanni Luchetta, que justificou a decisão pela permanência da jogadora da seguinte forma:

“Tínhamos duas possibilidades: afastar Sarah, com as conseqüentes resoluções legais e disciplinares, ou compreender o que aconteceu, entender se Sarah era aquela menina que durante um ano e meio sempre teve um comportamento profissionalmente impecável ou se era aquela que parecia emergir das interpretações dos textos que ela escreveu. Escolher entre essas duas possibilidades nos colocou a prova. Nos fez interrogar quem nós somos e em que acreditamos. Escolhemos continuar percorrendo nossa estrada juntos à Sarah a compreendendo e a perdoando, ainda que seu erro tenha realmente grave.”

Luchetta ainda completou: “Três elementos influenciaram nossa decisão: o arrependimento e as desculpas de Sarah, que nos pareceram reais e sinceras, os valores nos quais acreditamos e a aceitação do time e do staff técnico.”

O treinador Martinez também deu sua opinião sobre o caso: “O risco de falarem desse caso todo dia existe. Mas basta ser inteligente para não pensar no ocorrido para que daqui a um ano não se fale do Conegliano na A2.”

Parece que a opinião das demais jogadoras foi fundamental para a permanência da atacante. Ao menos é o que deixa a entender o patrono do time.

“Eu pedi lealdade às meninas. Quando a decisão parecia tomada, e era pela não permanência da Sarah, elas me pediram para que, se a opinião delas importava, essa decisão fosse revista.” E completou: “Disse à elas que não confiava.. depois perguntei se todas estavam de acordo e elas disseram que sim. De qualquer forma, será Sarah que deverá mostras que merece o respeito das companheiras.”

A nova capitã Brakocevic explicou o porque da decisão das meninas.

“Fazemos as coisas com o coração e o abrimos mais uma vez para ela. Pedimos a todos ajuda para superar essa situação da qual podemos sair se estivermos todos juntos.”

Achei muito bonita a atitude do clube. Era muito mais fácil mandá-la embora. Daria menos trabalho, não se assumiria nenhum risco. Mas todos no Conegliano deram um belo exemplo. Não só para o voleibol, mas para a vida. Enquanto vivemos em um mundo cada vez mais intolerante, eles souberam perdoar. Não passaram a mão na cabeça dela, mas deram uma nova chance. Ela é uma menina, que errou, mas que merece ter a chance reescrever sua história. O clube está em uma situação muito difícil e eles tiveram a oportunidade de achar uma culpada para tudo, mas não fizeram. Não jogaram a responsabilidade nas costas de uma menina. Pelo contrário, pediram a ajuda dela para sair dessa situação. Ela sabe que a princípio todos terão um pé atrás com ela. Mas esse é o preço que terá que pagar pelo erro que cometeu. Pelo menos ela está tendo uma oportunidade para repará-lo.

Abaixo um vídeo durante a coletiva da emocionada Pavan.




fonte: volleyball.it

2 comentários:

  1. Mto legal a atitude de todos do Conegliano, até me uno a torcida para q eles se recuperem no campeonato mas que essa recuperação só comece daqui a duas rodadas, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. é.. o Foppa não tem dado sorte.. todos os times que tem uma crise tem como "adversário para redenção" o time de Bergamo... com o Novara o resultado não foi muito bom... espero que amanha a historia nao se repita..rs

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.