segunda-feira, 2 de maio de 2011

Kuzyutkin: Gamova joga o Grand Prix, mas dosadamente


O técnico da seleção feminina da Rússia, Vladimir Kuzyutkin, cedeu uma entevista o site sport-express comentando sobre a sua convocação. O técnico confirmou que irá começar os trabalhos com a seleção dia 5 de Junho, com 26 jogadoras, e que liberou Gamova e Sokolova deste trabalho inicial. Gamova irá se juntar a equipe em Julho, enquanto que Sokolova só deve voltar em Setembro aos treinamentos.

A maior preocupação de Kuzyutkin neste momento é com a posição da levantadora reserva. O técnico esperava contar com Marina Akulova, que fez boa temporada no Omichka, mas a jogadora está com uma grave lesão no tendão de Aquiles, e terá que ficar fora das quadras por 6 meses. "Eu estava contanto com Marina Akulova, que realizou uma temporada muito boa no clube. Infelizmente a sua situação não se desenvolveu. Agora vou falar com Sheshenina, que retornou as quadras durante os playoffs. A partir do momento que Marina, que neste momento está com uma criança muito pequena (a filha Anastasia tem apenas 6 meses), for capaz aguentar o calendário pesado, espero ela na equipe. Se as circunstâncias não permitirem seu trabalho completo, voltamos a essa questão sobre trabalharmos juntos daqui a um ano. Sheshenina hoje parece impossível, precisaria ganhar a condição necessária em muito pouco tempo, e esse é um trabalho duro, é difícil combinar os treinamentos com as ocupações de uma jovem mãe. De qualquer forma, sua experiência pode ser útil a equipe. Eu entendo que a questão da segunda levantadora é um dos nossos maiores problemas esse ano". O técnico continuou "Ulyakina, que esteve no Mundial, jogou pouco no clube (a comissão técnica do Dinamo Kazan, após a derrota para o Dinamo Moscou em Janeiro, optou por confiar na experiente Olga Chukanova mais que Ulyakina), e também Uraleva não tem muita experiênia, não jogou os maiores torneios. Por isso chamamos a Matienko. Uma jogadora experiente, muitas vezes Anna já jogou nas quadras da Euroliga. Essas três (Ulyakina, Uraleva e Matienko) estão disputando entre si pelo direito de jogar o Campeonato Europeu com a Startseva. Evgeniya cresceu muito durante o ano, e se tornou uma das líderes do seu time, o Krasnodar".

Kuzyutkin respondeu também outras perguntas referentes ao elenco convocado, principalmente sobre o futuro com Gamova e Sokolova.

Porque na lista da seleção, Ekaterina Pankova, segunda levantadora do Zarechie Odintsovo, foi convocada para ser líbero?

Kuzyutkin: Katya pode ser líbero, ela neste papel não é algo novo. Vejo ela com essa capacidade. Irá ajudar Kabeshova e Kryuchkova. Ambas tiveram uma temporada brilhante, e uma real concorrência de jogadoras em suas posições não existe no país hoje.

É verdade que você voou para Istanbul por Sokolova?

K: Eu não fui o único convidado da nossa incrível jogadora. Vladislav Fadeev também esteve em Istanbul. É algo normal. Nós não nos comunicamos por telefone, mas cara a cara. Essas reuniões são importantes para o negócio. Temos isso em comum.

Sokolova participará do Europeu?

K: Não estamos prontos para falar sobre isso hoje. Se tudo estiver bem com a saúde e a família de Luba, esperamos que ela se junte a nós na Polônia.

Gamova conseguirá participar do Grand Prix, ou só irá com o time para ganhar a condição física necessária?

K: Katya vai para a Ásia. Lá, irá jogar, mas de maneira dosada. Nós já discutimos esse ponto sobre Grand Prix. Não quero sobrecarregá-la, mas a presença da Gamova na quadra acrescenta qualquer trunfo da equipe.

Quem em especial, entre as jogadoras que não participaram do Mundial ano passado, mas que estão incluídas na lista, você quer prestar atenção?

K: Bukreeva. Olga teve uma temporada brilhante e mereceu a chance de se provar na seleção, jogando em um grande torneio. Espero muito de Pisarenko. Eu gostaria de ver Daria em um evento sério. Já falei sobre Uraleva, mas sobre Sedova, espero que os fãs se lembrem que ela já está na Yeltsin Cup. Yulia retornou ao voleibol após ser mãe, e só pôde jogar um jogo da fase regular. Agora ela está pronta apra trabalhar duro e retornar a seleção.


fonte: russiavolley.com

6 comentários:

  1. Legal esta posição do Kuzyutkin: lançar novos talentos é sempre muito importante. Infelizmente, Gamova e sokolova não são eternas, um dia, elas vão parar e precisa de novas jogadoras. Creio que Startseva, Goncharova e Kosheleva são o futuro (próximo) da Rússia, mas existem outros talentos a serem observados... Pisarenko é uma grande promessa (espero que se torne realidade), Bukreeva arrebentou noa Campeonato Russo, Uraleva é uma jovem levantadora com muito talento...

    ResponderExcluir
  2. Boa notícia a volta de Gamova para o Grand Prix. Sem ela o torneio não tem graça.

    ResponderExcluir
  3. Akulova ,Sheshenina???:O

    Nunca mais‼... plzzz

    ResponderExcluir
  4. Não gosto tambem da Sheshenina(é bem ruinzinha)antes Akulova do que a ruiva.Que bom que Gamova vai jogar o GP,mesmo que não todos os jogos,mas já fico feliz.Pena a Sokolova não ir."Sem ela(Gamovinha)o torneio não tem graça"#2.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente Gamova e Sokolova não são para sempre.Que pena.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.