sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Champions League 09/10 - 5ª rodada

Fernebahçe da Turquia segue como único time invicto

Grupo A:

ZOK Rijeka 0x3 RC Cannes (22-25 17-25 28-30) - Estatística

Universitet Belgorod 3x1 Foppapedretti Bergamo (25-22 25-23 20-25 25-20) - Estatística

O time do Rijeka perdeu em casa para o líder do grupo RC Cannes em sets seguidos. Foi a quinta derrota das croatas em cinco jogos e assim a equipe não tem mais condições de se classificar para os Playoffs 12. Apesar da derrota, o técnico Igor Lovrinov se mostrous satisfeito após a partida, ele comentou: "Estou contente com o nosso jogo, apresentamos uma excelente resistência diante de um oponente forte. Recebemos e sacamos bem ao longo da partida. Houve somente um pequeno momento durante o segundo set em que cedemos." Do lado de Cannes, o técnico Yang Fang começou com a equipe com uma escalação nova, com a ponteira italiana Fiorin no lugar da búlgara Yaneva e a croata Delic no lugar da Polechtchouk. O destaque do jogo ficou por conta da oposta Centoni, que marcou 24 pontos.

As russas do Belgorod proporcionaram aos 4000 fãns que acompanhavam a partida em seu ginásio uma grande vitória diante do atual campeão europeu, o italiano Foppapedretti Bergamo. Mesmo ainda jogando sem a ponteira sérvia Spasojevic, que se recupera de uma lesão no joelho, o time da casa venceu sem maiores dificuldades por 3x1, tendo como arma principal o alto e forte bloqueio, foram 21 pontos neste fundamento, 10 da meio de rede ucraniana naturalizada russa Krivets. Já o Bergamo não se apresentou nada bem. O técnico Micelli começou a partida com a ponteira Piccinini no lugar de Del Core, pensando em descansar a atleta que vem sendo sobrecarregada nos últimos jogos da equipe, oq eu não aconteceu. A ausência da levantadora Lo Bianco claramente está atrapalhando, o Bergamo tem muitas dificuldades em colocar a bola no chão. A verdade é que ninguém entende porque o Micelli vem deixando a capitã Piccinini no banco durante o Italiano, uma vez que a próprias atleta já declarou que está fora por opções técnicas e não pelo cansaço. Me parece mais coerente deixar Piccinini e Del Core como titulares nesse momento de dificuldades, mas o técnico da equipe pensa diferente. No jogo, apesar dos 26 pontos da oposta Ortolani, o time italiano proporcionou muitos contra-ataques e um jogo de bolas altas pelas pontas que parou diante da muralha russa. Mesmo assim, o Foppa continua na segunda colocação no grupo, e com a vitória do Belgorod e a derrota do Rijeka, ambos os times estão classificados para os Playoffs.

Grupo B:

ASPTT Mulhouse 1x3 Enion Energia Dabrowa Gornicza (14-25 23-25 25-19 13-25) - Estatística

Scavolini Pesaro 3x2 VakifGunes TTelekom Istanbul (25-18 25-23 13-25 21-25 15-8) - Estatística

O time polonês do Gornicza garantiu sua classificação para os playoffs 12 ao vencer fora de casa as francesas do Mulhouse por 3x1. O Mulhouse cometeu muitos erros, foram 29 ao todo, enquanto que o Gornicza apresentou uma boa recepção, permitindo a equipe pontuar com facilidade. Destaque para a meio de rede Liniarska, maior pontuadora do jogo com 18 pontos.

Em uma longa e emocionante batalha, a equipe italiana do Pesaro conseguiu um vitória em casa por 3x2 diante do internacional time turco do Vakifbank, devolvendo a derrota sofrida na casa do adversário. O time da casa começou melhor, logo abriu no primeiro set e fechou em 25x18. No segundo set o time turco melhorou e o jogo seguiu disputado até o final. Com uma taque da ponteira Costagrande, a equipe italiana fechou em 25x23. No terceiro set p Pesaro simplesmente parou, e como jogava diante de uma grande equipe, logo estava perdendo por 1x8 no set. O Istanbul seguiu na liderança e conseguiu fechar também o quarto set, liderados sempre pela oposta turca Darnel, levando o jogo ao tie-break. No quinto set, apoiados por seus fans, o Scavolini conseguiu se equilibrar na recepção, e fechar a partida em 15-8. A MVP da partida, apesar da derrota foi a turca Neslihan Darnel, com 26 pontos (41% de eficiência).
Com os resultados do grupo, Scavolini Pesaro, Vakifbank Istanbul e Dabrowa Gornicza se classificaram para o playoffs 12.

Grupo C:

Aluprof Biesko-Biala 2x3 Modranksa Prostejov (25-20 25-19 22-25 15-25 7-15) - Estatística

FenerbahçeAcibadem Istanbul 3x2 Dinamo Moscow (20-25 14-25 25-23 25-18 15-13) - Estatística

Grande decepção para a torcida polonesa nesta quinta rodada da Champions League. Jogando em casa e após estar vencendo a partida por 2 set a zero, a equipe do Biesko-Biala da popular Anna Baranska, permitiu a virada para as tchecas do Prostejov e assim ficam de fora dos playoffs 12. Realmente esse era o grupo mais difícil, e o Prostejov conseguiu nos dois jogos contra as polonesas uma reação, sendo premiado com a classificação. Para a equipe vencedora o destaque foi para a americana Kim Glass e para a brasileira Solange, que entrou na partida para mudar o rumo desta. Pela equipe derrotada, a oposta Horka fez seu papel, pontuando também 26 vezes.

Na outra partida do grupo também um grande espetáculo, marcado também por uma grande virada. Jogando em casa, o time turco do Fenerbahce perdeu seus primeiros sets na competição e viu o Dinamo da Rússia abrir 2x0 no placar sem muitas dificuldades. O jogo foi marcado pela irregularidade na recepção das turcas no início, que permitiu ao Dinamo abrir sair na frente, a ucraniana naturalizada russa Goncharova fez uma grande partida, e mostrou porque quer a vaga na seleção no Mundial 2010. A partir do terceiro set, o Istanbul melhorou neste fundamento, e fortalecido pela torcida que não parava em nenhum minuto, o time pode reagir e empatar o jogo, lenvado ao quinto set. Apesar de ambas equipes já estarem classificadas para aos playoffs, nenhuma desistiu em nenhum momento, e queriam muito a vitória. Assim o quinto set seguiu disputado até o final, as russas abriram 9x5, mas o time turco correu atrás, empatou em 13x13 e fechou em 15x13. A russa Gamova ditou a reação turca, fazendo 26 pontos. A equipe não pode contar com a meio de rede Eda, que está se recuperando de uma lesão no ombro e nem começou com a levantadora titular Naz, que está se recuperando de uma torção no tornozelo sentida no último jogo da Champions.

Grupo D:

Zarechie Odintsovo 3x0 Bank BPD Fakro Muszynianka (25-19 25-21 25-22) - Estatística

Metal Galati 0x3 Asystel Novara (19-25 20-25 18-25) - Estatística

O Odintsovo da Rússia segue na luta para melhorar na competição e garantir a classificação. Essa pode estar perto a partir do momento que devem se classificar todos os 4 do grupo D após anunciarem o local do Final Four. Isso porque segundo as regras se classifica o melhor colocado após os 12 classificados, e este deve ser o quarto do Grupo D, seja Metal Galati, Odintsovo ou Muszina.
Mas após três derrotas na primeira fase, o Odintsovo luta para melhorar seu jogo, e venceu sua segunda seguida. A próxima partida contra o Novara fora de casa pode ser um estímulo a equipe continuar lutando pelo título na Champions.

O Novara segue bem na Champions e venceu mais uma. Jogando em Galati na Romênia, a equipe que enfrentou um adversário muito desfalcado, não teve problemas para fechar em 3x0, com destaque para a americana Logan Tom, que fez mais uma grande partida essa temporada. O Metal Galati vem tendo muito problemas econômicos e ainda não pagou nenhum salário as atletas essa temporada. Assim, os destaques da equipe que participou do Top Volley 2009, Tocko, Alajbeg e Golubovic decidiram não jogar a partida em protesto. A levantadora Sadurek e a líbero Cebic, apesar de terem jogado, também estão querendo sair da equipe. Uma notícia ruim para o voleibol europeu.

Destaques da Rodada:

Maiores Pontuadoras: Serena Ortolani (Bergamo), Neslihan Darnel (VakifGunes), Helena Horka (Biesko-Biala) e Ekaterina Gamova (Fenerbahce) - 26 pontos cada
No Bloqueio: Ekaterina Krivets (Belgorod) - 10 bloqueios
Na Saque: Logan Tom (Novara) - 5 aces

Um comentário:

  1. E o Bergamo perde mais uma....
    O jogo do Fenerbahce foi incrível...bela vitória de virada!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.