terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sokolova: "Quero o ouro nas Olimpíadas de 2012"


Após a conquista da vaga no Qualificatório Olímpico Europeu conquistada neste fim de semana em Kaliningrad, a russa Liubov Sokolova participou de uma entrevista para o sote volley-balls.ru, contanto um pouco dos seus planos de agora em diante.

Lyubov, parabéns por vencer o torneio em Kaliningrad. Para começar com essa entrevista, o jogo todos achavam que seria fácil, mas no entanto tiveram que gastar mais forças que o esperado.

Sim, verdade. Chegamos a final sem perder um jogo. Acho que entramos relaxadas demais. Nos permitimos relaxar, e isso, claro, está errado. Por outro lado, demos emoção para os fãs. Basicamente, estou feliz pela vitória, já que alcançamos o que queríamos.

Havia uma grande quantidade de fãs?

Sim, foi incrível! No final, foi algo inacreditável, a multidão no ginásio torceu, gritou, aplaudiu, de uma forma geral, como dizem, jogaram por nós. A arquibandada estava praticamente lotada.

O quão distante está o nível de jogo neste mometo com relação ao Campeonato Mundial no ano passado?

Acho que não podemos comparar o nível do Campeonato Mundial com esse torneio. Certamente os rivais que estão aqui são de uma classe diferente, e nós sabíamos disso, então pscicologicamente é de certa forma diferente. O time não está preparado para aparecer em um evento de escala mundial. Precisamos trabalhar, e melhorar fisicamente, taticamente e psicologicamente.

Como você se sente?

Para mim jogar dois dias seguidos é bem pesado (risos). A princípio, acho provei estar bem. Estou satisfeita que vim, mas precisamos treinar duro.

Em uma entrevista recente você brincou que exploraria a posição de líbero e que jogaria nesta posição no futuro. Foi uma brincadeira né?

Sim, claro! Só queria mostrar a todos que posso jogar mais e mais, mas me parece que ao longo dos anos fazer isso se tornou mais difícil.

Como você reagiu a notícia da volta de Irina Kirilova? Certamente foi um pouco surpreendente.

Sim, fiquei surpresa (sorriso). No entanto, uma vez que ela tomou essa decisão, calculou objetivamente suas forças e pode jogar em alto nível.

Você está no primeiro time sob o comando de Sergey Ovchinnikov. Você gosta do seu estilo de trabalho, de sua visão sobre o jogo?

Nós tivemos pouco tempo para trabalhar com ele. Esse é só o começo. Mas, basicamente, neste início fiquei totalmente satisfeita. Conversamos com ele antes do início dos jogos, ele nos contou sobre seu sistema, sua visão no voleibol e sobre o processo de treinamento. Concordei 100% com ele. Nós imediatamente encontramos uma língua em comum. Acredito que com seu trabalho estaremos agora organizadas por completo.

O quão diferente são seus métodos de trabalho e sua visão do voleibol do estilo implantado por Vladimir Kuzyutkin? Durante um tempo eles chegarama trabalhar juntos na equipe.

Sim, há algo em comum, mas algo também bem diferente. Está tudo bem, cada um faz as coisas da sua maneira. Isto é notável no processo de treinamentos, é um caso puramente doméstico.

O time agora tem um especialista físico. O quanto sua presença é necessária e o quanto é sem importância?

Acho que é necessário um preparador físico, porque o físico é a base de qualquer atleta, proteje contra lesões. O treinamento físico deve estar presente. Estou muito satisfeita de finalmente termos um na equipe, vamos trabalhar duro e torcer apra tudo dar certo.

Você já tem um plano claro: "Se estiver saudável, jogarei os Jogos Olímpicos de Londres"?

(Risos) Se eu estiver saudável, eu vou jogar, mas, provavelmente, depois de londres, não mais na seleção. Vim aqui para ser selecionada para o torneio qualificatório, depois quero ir para o qualificatório dos Jogos Olímpicos, e então quero jogar as Olimpíadas, e lá vencer a medalha de ouro. É claro que eu não vim aqui para Kaliningrad simplismente para carregar a bola (risos).

Você tem desejo de ficar alguns dias aqui na Rússia, ou precisa retornar imediatamente para a Turquia?

Não tenho desejo, porque quero retornar logo para continuar treinando.Além disso, meu filho está esperando por mim em casa.

Nos diga sua situação no clube Fenerbahçe. Há apenas uns dois meses atrás você disse que o time tinha sérios problemas.

Sim, foi uma situação meticulosa, eu cheguei inclusive em pensar em sair da equipe porque havia problemas com o patrocinador, e com a organização dos contratos de dinheiro. No entanto, para felicidade mútua, tudo terminou bem. Temos um novo patrocinador, tudo estabilizado, assinamos um novo contrato e estão pagando nossos salários.

Você assinou um contrato para a próxima temporada, ou para duas?

Duas.

O que você espera da Turquia além do contrato? Você está planejando ficar aí para morar quando parar de competir?

Agora o que me mantém é o voleibol, e também meu filho vai a escola. Apesar disso, não me prendo a Turquia no futuro. Acho que vou retornar a Rússia, ou então ir a outro lugar da Europa.

Está acompanhando os eventos da Copa do Mundo ou você não tem o tempo ou a vontade para isso?

Estamos constantemente perguntando sobre os resultados dos jogos, sabemos o que está acontecendo. Pessoalmente, estou um pouco surpresa pelo fato do Brasil não estar atuando bem, mas a Itália, ao contrário, mostrando bons resultados. Muitas coisas interessantes. Não nos importamos com quem consegue a vaga para os Jogos em Londres. O mais importante é se tiver dois times da Europa, então será mais fácil jogar na Turquia no ano que vem (risos).


fonte: volley-balls.ru

30 comentários:

  1. Noooosssaaaa pensava que era só nós....brasilieros que tava percebendo a péssima atuação do Brasil na COPA DO MUNDO...mas vii que os Russos...inclusive Sokolova tá vendo a vergonha no Japão...ela sabe que os EUA e Itália vão brigar com elas pelo titulo rsrs.....Sérvia ...Alemnaha tbm...
    mas Joana deixa eu te perguntar se os U.S.A for campeão da copa ...elas passam a ser o 1 da FIBV!!
    espero que sim ....e o Brasil deveria ficaar depois da Sérvia !!
    pq ta d+++

    ResponderExcluir
  2. SE a FIVB repetir as pontuações da última Copa do Mundo, sim se os EAU forem os campeões e o Brasil for pelo menos quarto, que é o que deve acontecer, os EUA passam o Brasil na classificação, pois eles ganhariam 100 pontos, enquanto que o Brasil ganharia no máximo 70, e hoje em dia o Brasil lidera o ranking por uma diferença de 20 pontos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse sonho do ouro olímpico de Sokolova ela não conseguirá realizar. Achei muita falta de respeito elas usarem uma camisa com as inscrições "2006 e 2010, bicampeãs mundiais" na final do mundial ano passado. Era confiança demais? Pode ser... Ela vai ter que aprender a valorizar qualquer medalha olímpica, pois é um grande mérito. Ele e Gamova não vão ganhar, a Rússia vai continuar sem título olímpico (a última vez que ganhou era União Soviética), podem escrever o que estou falando pra vcs. Rumo ao bi olímpico brasil, depois o tri em casa, no Rio em 2016!

    ResponderExcluir
  4. Também acho que a Rússia não leva não !
    O título olímpico ano que vem fica entre EUA,BRASIL,ITÁLIA E SÉRVIA,
    se a Alemanha se classificar pode concorrer a medalhas , mas ao título não.

    ResponderExcluir
  5. Eu torço para que essa grande jogadora, uma das mais completas do Mundo, consiga realizar esse seu sonho! Ninguém mais do que ela merece!
    E o Brasil, jogando essa bolinha da Copa do Mundo não vai ser Bi, nem aqui e muito menos em Londres!

    ResponderExcluir
  6. Só que o Brasil não vai jogar como nessa Copa do Mundo, vai chegar rasgando a bola, com fome de título. A Itália coitada, com aquela equipe cheia de "senhoras" vai pedir pra Olimpíada acabar antes da hora (não vão conseguir nem semi-final). A Sérvia sim vai dar muito trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Sokolova diva, ela vai jogar com sangue nos olhos em 2012! Se o Brasil continuar com esse voleibol apático não chega nem nas semis.

    Nunca esqueço da final de Sydney que ela jogou MUITO, deu praticamente a vida em quadra.

    Torço muito por você, Sokolova!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sonho, quase todas jogadoras tem de conseguir qualquer uma medalha. Sokolova quer porque quer a de ouro (ela e Gamova já tem duas pratas). Isso demonstra a arrogância e prepotência dela. Mais pé no chão e trabalho não faz mal a ninguém. E é de quem trabalha quietinho que sai os resultados.

    ResponderExcluir
  9. Me desculpa Dio, mas o sonho de todas as jogadoras, de qualquer atleta é ser ouro nas Olimpíadas, e todos trabalham duro para tentar esse feito. Falar que quer ganhar o ouro não é arrogância ou prepotência, é simplesmente um objetivo e todo atleta deve ter esse sonho como alvo.

    Se irá acontecer ou não é outra história...enfim, infezlimente apenas um time no final pode sair campeão.

    Mas talvez vc devesse pregar um pouco do que escrever e respeitar tbm as outras equipes do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Querer o ouro a qualquer custo é sim arrogãncia e prepotência, ainda mais de quem antes já conseguiu duas medalhas olímpicas, afinal "o importante é competir". Não estou desmerecendo ninguém, só estou dizendo quem tem equipes mais preparadas e que não tem...

    ResponderExcluir
  11. Quantoa blusa do mundial que vc comentou antes, não acho que eu nenhum momento a Rússia fez aquilo como falta de respeito (Até pq só apra começar aquilo não foi algo das jgoadoras, mas da federação), mas é simplesmente algo que se faz no esporte mundial. É uma ação comum. O Brasil tbm fez se vc não lembra..a seleção masculina colocou uma do tri mundial, o Unilever fez esse ano com o hepta, no futebol vemos toda hora, e em tds os esportes é assim, basquete...não é algo apra desrespeitar o adversário, é simplesmente uma comemoração...nem sempre dá certo, mas aí vai do dinheiro que o clube ou federação quiser gastar...não trate como algo pessoal ;)

    ResponderExcluir
  12. Pode ser que foi a federação que fez mas elas vestiram. Só os grandes vencedores reconhcem o valor dos perdedores. Por que não fazer apenas o sinal com os dedos (de dois títulos)? Comemorar é bom, mas tem que respeitar o adversário, que não é um inimigo...

    ResponderExcluir
  13. Dio, realmente o importante é competir, mas eu não sei se vc já jogou algo profissionalmente ou msm de maneira amadora, mas todo atleta tem que ter objetivos. Com vc mesmo falou, a Rússia já foi prata duas vezes, então o objetivo delas tem que ser o ouro, como tem que ser o objetivo de todo atleta de alto nível. Eles tem que querer isso mais que tudo. Mas isso não significa passar por cima de ninguém, nem desrespeitar ninguém. Ser atleta é querer mais que tudo um objetivo, mas ao mesmo tempo saber lidar com qualquer resultado que vier. Vc querer o ouro, não significa que não ficará satisfeito com um bronze ou uma prata.
    Como eu falei antes, eu acho que o que move qualquer atleta é um objetivo, um alvo...como percorre esse caminho, e como ele lida com esse implica em outras coisas. pelo menos essa é a minha opinião. ;)

    ResponderExcluir
  14. Dio, concordo com o que vc falou sobre o respeito, mas como disse, eu não acho que as russas desrespeitaram o Brasil vestindo a blusa, como não acho que o Brasil desrespeitou quando conquistou o tri, ou qualquer outra vez que essa situação aconteceu no esporte... ;)

    ResponderExcluir
  15. Não estamos falando de objetivo e sim de arrogância e prepotência. Quando vc souber a diferença a gente volta a conversar. Não estou zicando a Sokolova, ela que entre em quadra e mostre o seu melhor, o esporte só tem a ganhar. Agora, por que ela não diz assim: "se classificarmos pra próxima Olimpíada, vou jogar meu máximo..."

    ResponderExcluir
  16. Então continue achando que "caçoar" na cara do adversário é uma atitude bacana e desportiva... vai engrandecer e muito seu blog...

    ResponderExcluir
  17. Eu só não entendi pq vc achou arrogância e prepotência, pq ela quer ganhar o ouro? VC acha que as brasileiras são arrogantes por quererem ganhar o bi olímpico?

    A Sokolova não disse em nenhum momento que se ela não ganhar o ouro ela não irá valorizar o que ganhar, muito menos ela disse que ela irá ganhar o ouro, ela só disse que ela quer ganhar o ouro, e querer todo atleta quer, para mim todo atleta tem que querer só isso.

    E em nenhum momento eu disse que caçoar na cara dos adversários é uma atitude legal, se vc me conhecesse com certeza saberia a besteira que está falando. Antes de tudo eu sou a favor de respeitar os adversários e respeitar todos os times, senão não faria um blog que fala de seleções e clubes de fora do nosso país.

    Ao contrário, eu antes de tudo acho que nós devemos respeitar todos os nossos adversários.

    ResponderExcluir
  18. Eu não valei que as brasileiras querem ganhar o bi olímpico, é uma expressão minha, de torcedor, que eu sou. A Sokolova, com suas palavras, está supervalorizando a medalha que ela não tem ainda, quando deveria valorizar as que já tem e o objetivo principal das olimpíadas: competir. Não sou "besta" coisa nenhuma. Lamentável ler isso da dona de um blog tão bem feito...Apenas falei que preparar uma camisa com inscrições ao título antes da final é falta de respeito. E se tivessem perdido, tinham coragem de vestir? Respeite mais pra ser respeitada!

    ResponderExcluir
  19. Me desculpa se vc interpretou errado o que eu escrevi, eu não te chamei de besta, disse que falou uma besteira, é uma expressão que se usa no Rio, achava que era no Brasil inteiro, me desculpa se sentiu ofendid,o não foi o meu ojetivo. Apenas quis mostrar que vc estava me julgando sem me conhecer, mas ok.

    Quanto a pergunta que eu fiz, eu posso te garantir que se vc perguntar para as brasileiras, elas querem sim o bi olímpico. E eu não acho isso arrogância tbm, vc acha? Como eu falei eu não sei se vc já foi atleta, ou o quanto vc acompanha esporte, enfim, talvez tenhemos apenas visões diferentes sobre o assunto, mas eu não vejo problema em um atleta desejar algo. Afinal senão apra que eles trabalham que se não por um objetivo maior? Cada um estabelece seu objetivo, e usa como algo motivacional, não fazem isso pelos outros mas por eles msms, e por isso não acho algo desrespeitoso.

    Enfim, não quero discutir, só estava colocando que talvez a história tivesse outro foco que não o que vc estabeleceu, que talvez a Sokolova não seja arrogante. MAs cada um tem sua opinião.

    ResponderExcluir
  20. Deixa a Sokolova continuar jogando o seu voleibol de alto nível e ano que vem poderemos ver suas atitudes em quadra. Nunca vou deixar o lema olímpico: "o importante é competir", medalhas são méritos!

    ResponderExcluir
  21. Coitada da sokolova por que tanta coisa com ela? ela merece respeito apenas quer realizar um sonho que o brasil ja realizou com suas jogadoras!!! nao acho que isso faça com que ela desvalorize o que já ganhou ao contrario so da motivos pra ela nao ficar pelo caminho!!! e ao fim chegar ao topo que ela merece como todas, mais ela nao vai conseguir pela sua historia e sim pelo que ela mostrar em quadra e isso foi o que eu entendi, ela quer se preparar ao maximo e conseguir por fim!

    ResponderExcluir
  22. mais uma vez obrigado pela organizaçao irmas melo tentei ler a entrevista pelo tradutor mais sai tudo embaralhado ficou perfeito!!!

    ResponderExcluir
  23. Conquistar a medalha de ouro não é merecimento, pois o importante é competir. Ganhar a medalha de ouro é competência! Se a Rússia for a melhor equipe elas chegarão lá, mas acho difícil, pois o Brasil vai chegar com a faca nos dentes e com sanque nos olhos!

    ResponderExcluir
  24. ..." pois o Brasil vai chegar com a faca nos dentes e com sanque nos olhos!" Será uma Guerra ou uma competição? Pra quem repetiu mil vezes que "o importante é competir", isso me soa muito esquisito! Esta, sim é uma frase arrogante! Sokolova, como toda atleta de alto nível sonha em ganhar o ouro olimpico, sim...

    ResponderExcluir
  25. Quem é vc pra me chamar de arrogante? Quem é vc na sociedade criatura de pensamento imundo? Uma coisa é o pensamento do torcedor que quer sempre a vitória, outra bem diferente é a postura dos atletas. Pense um pouco mais a respeito, quando estiver mais lúcida, me pessa para dirigir a palavra pra mim, que vou decidir se vc tem o direito...

    ResponderExcluir
  26. Dio, eu não gostaria de voltar a trocar palavras aqui com vc, pois já pude perceber que pensamos de maneira muito diferente.

    Mas diante da sua falta de educação com tds que escrevem aqui e descordam de vc, acho que devo escrever algo.

    Me desculpe, mas pelo que eu pude ler aqui em seus comentários, vc é o primeiro a não respeitar seus adversários. Vc desmereceu as italianas e falou mal das russas repetidamente. Chamou a Sokolova de arrogante, mas vc por acaso conhece ela para jungá-la dessa forma? Ou vc julga as pessoas assim sem conhecê-las no seu dia a dia? Assim, usando suas próprias palavras..."quem é vc para chamar a Sokolova de arrogante" tbm? (já que realmente se não conhecemos alguém, como nós não conhecemos vc, não devemos julgá-lo de uma maneira ou de outra, vc deveria fazer o msm com relação as demais pessoas, não acha?)

    Talvez antes de querer da lição de moral em todos a sua volta, vc deveria ter mais cuidado com o que vc mesmo fala e escreve.

    Nós aqui somos um blog que presamos pelo respeito a todos, a todos os atletas e a todas as equipes, não importa a origem, pois isso não deveria ser um diferencial entre as pessoas. E presamos tbm a conversa educada entre as pessoas, msm que tenhamos opiniões diferentes, afinal, é para isso que existe a comunicação, para expormos nossos pensamentos, mas sem nunca faltar a educação.

    Obrigada..acho melhor essa conversa toda acabar por aqui. Se vc não sabe respeitar as jogadoras estrangeiras, acho que, claramente, aqui não é o seu lugar.

    ResponderExcluir
  27. Vou torcer muito pela Rússia em Londres e no masculino também. A conquista de Sokolova e Gamova - OURO OLIMPICO - representará a conquista de várias jogadoras que foram prata em 2000 e 2004.
    Gostaria de saber se a dona do site sabe informar e avaliar as possibilidades de Artamonova voltar a seleção russa. Ela seria muito importante na linha de passe.
    Tanto quanto Sokolova ou até muito mais, a Artamonova merece o título olimpico em Londres também.

    ResponderExcluir
  28. Será um olimpíada muito disputada. Várias equipes estão fortes.
    Lembro que a final de Pequim 2004, não foi tão acirrada. Na época, Estados Unidos estavam com uma equipe fraca.
    Se o Brasil tivesse enfrentado Rússia, Cuba ou China; a final teria sido muito mais emocionante e imprevisível.

    ResponderExcluir
  29. Olá Sovtchev,

    olha, eu sinceramente acho difícil um retorno da Artamonova a seleção. Ela chegou a cogitar se aposentar esse ano, mas acabou renovando com o Uralochka mais uma temporada. Mas ao que tudo indica ao final da temporada de clubes ela deve se aposentar. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  30. Aqui não deveria ser lugar de gente grosseira e que não respeita a opinião dos outros, como vcs que estão tentando me calar a qualquer custo. Só lamento se eu acho que a Sokolovaa é arrogante (arrogância de querer algo a todo custo, soberba, e não de grosseira) e vvcs não aceitam. Respeitar os pensamentos diferentes deveria ser um princípio do seu blog que se propõe a discutir o vôlei mundial e não tentar expulsar um internauta. LAMENTÁVEL OS COMENTÁRIOS DOS FANFARRÕES!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.