terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Perfil - Joanna Kaczor


Informações Gerais:

Posição: Oposta
Data de Nascimento: 16/09/1984
Local: Wroclaw, Polônia
Apelido: Asia
Altura: 191cm
Clube Atual: Tauron MKS Dabrowa Gornicza (POL)
Faz parte da campanha FIVB Heroes

Joanna Kaczor, mais conhecida por Asia Kaczor, foi um dos grandes destaques pela seleção polonesa no último Europeu disputado em 2009 na Polônia. Nome constante nas convocações de seu país nos últimos dois anos, se viu esse ano se transferindo para ir jogar pela primeira vez na Itália, mostrando o quanto ela vem se destacando no vôlei europeu. Hoje vamos conhecer um pouco mais desta atleta.


Kaczor com a seleção polonesa

Como curiosidade, Kaczor significa pato em polonês, e sim, como vocês podem imaginar o Pato Donald é por lá conhecido como Kaczor Donald, mas voltemos ao que interessa. Os pais de Joanna se chamam Stanislaw e Helena Kaczor, e ela possui uma irmã mais velha chamada Anna, que foi quem abriu os seus olhos para o esporte.

Ainda na escola, sua irmã foi chamada para participar do time de volêi do colégio e foi indo ver a irmã treinar que o interesse de Kaczor cresceu, ela decidiu então também tentar no voleibol. Alguns meses após começar no colégio, a jogadora foi chamada para ir atuar profissionalmente no time de sua cidade, o Gwardia Wroclaw, onde ficou até 2005. Logo no início de sua carreira, Asia atuava ao lado de outra também conhecida jogadora polonesa no clube, a musa Anna Baranska, e desde 2000 as duas passaram a ser convocadas para participar das seleções de base do país. Jogando pela Seleção Infanto, Kaczor foi prata no Campeonato Europeu e bronze no Campeonato Mundial da categoria em 2001. No ano seguinte, já na Seleção Juvenil se tornou Campeã Européia Juvenil e em 2003 foi novamente bronze no Campeonato Mundial, agora Juvenil.


Kaczor e Sadurek em entrevista no Mundial Juniores


Muitos acreditam que a primeira chance de Kaczor na seleção adulta foi com a chegada do técnico italiano Marco Bonitta em 2008, mas isso não é verdade. Desde 2003, a jogadora foi convocada pelo então técnico da seleção, Niemczyk. Ainda muito nova, essa participação era somente para ganhar experiência, viajando com a equipe principal e treinando com a mesma. Assim Asia se viu participando do grupo que jogou Montreux e o Grand Prix em 2004. E em 2005 a atleta participou ainda da Universíade em Izmir, onde a Polônia foi segunda colocada.

E 2005 foi o ano de mudanças na vida desta jogadora. Ela decidiu largar sua vida na Polônia e se mudar para os EUA para estudar Sociologia. Foi uma decisão consciente. A jogadora queria terminar os estudos, aprender o inglês, e acima de tudo conhecer a cultura americana que ela tanto admirava. E tudo isso sem ter que largar o voleibol.

Em seu primeiro ano no país, Asia estudou na Universidade pública comunitária de Southern Idaho, onde pode jogar vôlei pela NJCAA (uma liga "junior", secundária a NCAA) e ela se tornou campeã do torneio regional e eleita melhor jogadora do ano.
No ano seguinte, na temporada 2006-2007, Kaczor se transferiu para a University of Southern California, a USC, e lá sim pode jogar no mais alto nível do voleibol americano. Era treinada pelo técnico Mick Haley, que em 2000 havia sido técnico da seleção americana que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Sydney e juntos conseguiram levar a UCS para o Final Four da NCAA, terminando na terceira colocação. Joanna Kaczor entrou para a história de sua Universidade, sendo a primeira jogadora a fazer mais de 500 pontos em uma temporada por dois anos seguidos. Além disso venceu por diversas vezes o prêmio de melhor jogadora da Semana da NCAA.


Asia jogando pela USC na NCAA


Mesmo longe, as suas boas atuações eram percebidas, e em 2007 a jogadora foi convidada a participar de uma Seleção B da Polônia que jogaria a Universiade, porém ela não pode aceitar devido aos compromissos com os estudos.

Concluindo esses, era hora de voltar para casa. E a jogadora retornou no início de 2008 para ir treinar novamente no clube de sua cidade, o Gwardia. Este retorno da jogadora rendeu ao clube o acesso a primeiro divisão da PlusLiga, liga polonesa de voleibol, na temporada 2007-2008 e não demorou muito para um dos clubes mais importantes de seu país ir atrás da jogadora.

Na temporada seguinte, Kaczor se transferiu para o Muszynianka Muszyna, onde se tornou campeã polonesa em 2008-2009 e com quem chegou aos playoffs 6 da Champions League, perdendo a vaga para a fase final para o time turco do Eczacibasi Istanbul.


Rosner e Kaczor com o troféu de Campeão Polonês

Ainda em 2008, a jogadora recebeu um email do técnico Marco Bonitta a convidando para retornar aos treinos com a Seleção Polonesa, e ela claro aceitou. Participou dos treinos sem muitas espectativas reais de estar em Pequim. Porém suas boas atuações no Grand Prix 2008 garantiram sua convocação, e no meio do ano, Asia Kaczor realizava o sonho de estar participando de uma Olimpíada.


Equipe polonesa em Pequim

2009 parece ter sido até agora, no entanto, o grande momento de Kaczor na seleção. Com Skowronska e Podolec machucadas e fora das convocações, Asia teve que assumir o papel de oposta titular da equipe. Jogou o Grand Prix 2009 e, em casa, defendeu as cores de seu país no Campeonato Europeu de volêi. Foi o grande momento da jogadora no ano, que liderou sua equipe na conquista da medalha de bronze.



A jogadora em dois momentos no
Campeonato Europeu 2009

As ótimas atuações nos últimos anos renderam a Kaczor seu primeiro contrato com uma equipe Italiana e essa temporada, a jogadora se transferiu para RebbechiLupa Piacenza. O time vive um mal momento no campeonato, mas sem dúvidas esse é um torneio em que Kaczor será mais exigida do que nunca, e ela só tem a crescer.


Kaczor pelo Piacenza da Itália

No futuro, Kaczor pretende voltar a estudar e fazer doutorado em Sociologia, mas por hora, continuaremos a admirar o jogo dessa ainda jovem e forte jogadora. Uma coisa é certa, os fans poloneses estão, por alguns anos ainda, garantidos da presença de opostas capazes de proporcionar o melhor voleibol e a felicidade de todos, seja com Skowronska, Kaczor ou Podolec, melhor ainda, é que eles podem ter as três.

Atualizações:
- 2011/2012: Assinou com o Bank BPS Fakro Muszyna
- 2011/2012: Vice-campeã da Plusliga com o Muszyna
- 2012: Vice-campeã do Qualificatório Olímpico Europeu na Turquia (não conseguindo a classificação para Londres 2012)
- 2012/2012: Assinou com o Tauron MKS Dabrowa Goricza

2 comentários:

  1. "...mais conhecida por Asia Kaczor...". Asia? Vai dizer q foi ela q venceu o "The Search For The Next Pussycat Dolls"!?! Huauhuauahuahua.

    Pro Bonitta "admitir", ela deve ser mesmo uma jogadora de mto futuro.

    ResponderExcluir
  2. huauhahuauhauhahua

    Na verdade eu descobri a pouco tempo que o apelido Asia na Polonia é uma abreviação de Joanna, como Kasia é de Katarzyna, por exemplo. Se pronuncia Ashia.

    Isso significa se eu morasse na Polônia meu apelido também seria Asia..uauhahuahua :P

    Agora vai entender de onde eles abreviaram Joanna em Asia...hehehehehe ;)

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.