quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ciao, Bergamo? Futuro do Foppa é incerto

Em 91, a família Foppapedretti decidiu investir em um time de vôlei. Escolheu a cidade de Bergamo para ser sua sede e receber seus jogos. Nos últimos 20 anos, a equipe que começou nas séries menores, se tornou uma das maiores vencedoras da Itália e da Europa. Mas a parceria pode estar perto do fim. Não, a família Foppapedretti não desistiu do voleibol. Mas parece que a cidade não faz muita questão que o time, que tão bem a representou nesses anos todos, fique por lá.
O Foppa recebe seus jogos e faz boa parte de seus treinamentos no PalaNorda. Um ginásio simpático, bem localizado, de fácil acesso, mas muito velho e com muitos problemas estruturais. A capacidade é pequena, vestiários ultrapassados e poucas vagas disponíveis no estacionamento.


Esses problemas fizeram com que os dirigentes do Foppa, já há algum tempo, pedissem aos políticos locais a construção de um novo ginásio para a cidade. Muitas promessas foram feitas, mas nenhuma até agora foi cumprida.

A equipe, por alguns anos, teve que receber seus jogos de Champions League em Treviglio (cidade vizinha a Bergamo), porque o PalaNorda não tem a capacidade mínima para receber os jogos da competição. Eles conseguiram um acordo para jogar as últimas duas temporadas no PalaNorda mesmo, mas isso não valerá mais para a próxima temporada. A situação ficou ainda mais grave porque a Lega Italiana também pretende exigir que os playoffs sejam disputados em ginásios com capacidade mínima de 3 mil lugares, o que obrigaria o Foppa a buscar um novo ginásio para esses jogos.

A equipe já fez campanhas, envolvendo as jogadoras e a torcida, para tentar chamar a atenção das autoridades para o problema, mas nenhum surtiu o efeito esperado. Nenhuma resposta mais concreta que algumas promessas vazias (isso não é uma exclusividade do Brasil..rs) foi obtida

Os boatos de que o time pode mudar de casa aumentaram quando a cidade de Monte Chiari deixou claro que teria muito prazer em receber a equipe 8 vezes campeã italiana e 7 vezes campeã européia por lá. Para isso, eles ofereceram não só o uso gratuito de seu ginásio (que é bem mais moderno que o de Bergamo), mas também apartamento para todas as atletas e outras vantagens. Mesmo respeitando muito sua história em Bergamo, os dirigentes foram obrigados a pensar com carinho na proposta de Monte Chiari, que não foi a única que receberam, para mudar de cidade, por uma questão econômica, mas também por se sentirem desvalorizados em Bergamo, onde só pensam no Atalanta, que está na segunda divisão do futebol italiano.

A torcida obviamente entende a posição do time, mas não está feliz com a iminente mudança. Para demonstrar sua insatisfação com o prefeito e com os deputados, eles organizaram uma passeata para hoje a noite.


É provável que se o Governo de Bergamo não tomar uma atitude que mostre à diretoria do clube que eles estão fazendo algum esforço pela manutenção do time por lá a mudança ocorra já para essa temporada. Agora só nos resta esperar pelos próximos capítulos.


fonte: vivovolley.net, volleyball.it, bergamonews.it
fotos: Ivano Spada e Nobilta Rossoblu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.