quinta-feira, 23 de junho de 2011

Liga Turca: muda também a fórmula da competição?


A liga turca pode apresentar outra novidade na próxima temporada, além da mudança no limite de estrangeiras. Existe uma proposta para mudar a fórmula como é disputada a competição.

Devido a Copa do Mundo Masculina e Feminina e o classificatório Olímpico Europeu e Mundial, o calendário do campeonato ficará mais apertado, e por isso uma mudança seria necessária. A primeira dela é que é possível que a federação tenha que colocar jogos também no meio da semana, fazendo dois jogos por semana.

Existem ainda duas vertentes de como poderá ser disputado a fase final da competição na próxima temporada. Após o final da fase regular (turno e returno), que permanece a mesma, os oito melhores times classificados avançam a fase seguinte, que não será mais disputada em playoffs. Esses 8 times serão divididos em dois grupos de 4, onde todos enfrentam todos dentro de seus grupos. Ao final desse, as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para uma outra etapa, que poderá acontecer como semifinais simples (A1xB2 e B1xA2), com os vencedores se enfrentando na grande final (que poderá, assim como no Brasil, ser decidida em um jogo apenas, ou então, em uma série melhor de 3 jogos, ainda a ser decidido); ou ainda, os 4 melhores times (2 melhores de cada grupo, A1, A2, B1 e B2) se encontrariam então em uma fase final onde todo mundo enfrentará todo mundo e ao final dessa a equipe com a maior pontuação seria declarada a campeã (como aconteceu no Azerbaijão).

Ainda não existe uma certeza de como será a fórmula exata. O presidente da Federação turca, Karabiyik, pediu que até o dia 30, quinta feira, os gestores dos clubes entrem em contato para discutir sobre o possível novo sistema de disputa.


fonte: voleybolunsesi.com (tradução: Karub, inside-volley)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.