quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FIVB altera grupos do Grand Prix 2012


A Federação Internacional alterou um pouco os grupos previamente dados para a disputa do Grand Prix 2012. De acordo com a imprensa polonesa a alteração aconteceu a pedido do Brasil, que não queria enfrentar tantos times americanos (na primeira tabela, o Brasil enfrentava República Dominicana e EUA por duas semanas seguidas). Com as alterações, o Brasil agora viaja até a Polônia na primeira semana, substituindo a Alemanha, que jogará na República Dominicana, e enfrenta Polônia, Itália e Sérvia. Já na segunda semana, a Alemanha jogará no Brasil no lugar da República Dominicana, completando o grupo com Itália e EUA. Outra alteração foi na terceira semana, com Polônia e Alemanha trocando de grupos. A pergunta que fica agora é: seria sensato colocar o Grand Prix no Brasil na cidade de Manaus (como rumores indicam que possa ser), obrigando as jogadoras brasileiras a realizarem uma viagem ainda mais longa e cansativa da Polônia em pleno ano olímpico?

Veja os novos grupos:

1 SEMANA: 08/06 - 10/06/2012
Macau: China, Porto Rico, Tailândia, Argentina
Rep. Dominicana: Rep. Dominicana, EUA, ALEMANHA (no lugar do Brasil), Quênia/Taiwan
Coréia: Coréia, Japão, Cuba, Turquia
Polônia: Polônia, Itália, BRASIL (no lugar da Alemanha), Sérvia

2 SEMANA: 15/06 - 17/06/2012
Brasil: Brasil, ALEMANHA (no lugar da rep. Dominicana), Itália, EUA
Japão: Japão, REP. DOMINICANA (no lugar da Alemanha), Tailândia, Porto Rico
Taipei: China, Polônia, Coréia, Quênia/Taiwan
Sérvia: Sérvia, Cuba, Turquia, Argentina

3 SEMANA: 22/06 - 24/06/2012
Japão: Japão, ALEMANHA (no lugar da Polônia), Coréia, Turquia
Taipei: Tailândia, EUA, Sérvia, Quênia/Taiwan
China: China, Brasil, Cuba, Porto Rico
Cazaquistão: POLÔNIA (no lugar da Alemanha), Argentina, República Dominicana, Itália

FASE FINAL: 27/06 - 01/07/2012

Nimbo, China - CHINA (sede)+ 5 melhores seleções


fonte: fivb.com

5 comentários:

  1. Aff Manaus ?!
    Dessa vez a CBV se superou , fala sério , cadê São Paulo , com o Ibirapuera , Rio de Janeiro , BH, Curitiba ?....

    ResponderExcluir
  2. hahaha Nada a ve Manaus !!!
    não devia existir o Grad Prix em ano olímpico , pelo amos de deus , mas as brasileiras amam tanto o Grad Prix , nunca vi se esforçar tanto para ganhar um torneio tão desgastante. é bom para o Brasil aprender , e vai chegar desgastado em Londres e passar vergonha !!!

    ResponderExcluir
  3. Comentários precipitados, afinal existem voos diretos via Manaus/europa, se for Polônia/São Paulo, terão mais 8 horas de viagem. Fazer em Manaus seria menos cansativo e faz mais sentido.

    Fala sério, viajar para Polônia, voltar pro Brasil, depois viajar para o Japão para fase final, creio que dá um volta ao mundo em menos de 3 semanas ¬¬

    ResponderExcluir
  4. O Brasil não se resume a apenas Sul/Sudeste, quantas e quantas competições já foram realizadas nesse eixo? Depois reclamam que o esporte não tem visibilidade no país. Adorei essa descentralização, as pessoas do N e NE são apaixonadas por vôlei e com certeza adoraram o presente!

    E esse papinho de que GP é desgastante e que vai afetar o rendimento olímpico não rola. Já esqueceram 2008? Brasil jogou completinho com seu time titular e chegou atropelando em Pequim.

    Não é questão de desgaste, é questão de planejamento.

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu concordo que o voleibol deve ser popularizado em outras regiões do país, mas não acho que deva ser com o Grand Prix.

    O Grand Prix é um torneio grande exige organização e infraestrutura e infelizmente a realidade do Brasil como um todo não é essa.

    Primeiro temos que levar infraestrutura e ginásios de qualidade para todo o país, esse é o primeiro passo. Comece por baixo, faça amistosos, torneios apresentações nesses locais.

    Acredito que a CBV poderia utilizar inclusive a força política do Grand prix, faça acordos, peça o desenvolvimento do esporte em cada região como exigência para levar o torneio....é assim que se cria uma cultura do vôlei, passo a passo.

    Quanto ao cansaço, acho que é injusto comparar ciclos Olímpicos diferentes..mas, de qualquer forma, o calendário foi e continua sendo muito cansativo. As européias chegaram mortas em 2008...e esse ano o Brasil jogará ainda o Pré-qualificatório, que não deve ser difícil, é verdade, mas de qualquer forma sempre exige e é sempre um desgaste a mais.

    Eu já fiz a viagem a Polônia, e pessoalmente posso afirmar que é muito cansativo!!!! Isso pq não sou atleta. EScalas espera...é desgastante sim...então acho que facilitar a estadia, evitar deslocamentos, parece besteira mas é sempre uma ajuda.

    Enfim...minha opinião claro..rs. ;)

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.