quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Italiano: Conegliano deixa o Campeonato


A situação já se mostrava complicada há alguns dias e hoje culminou com a saída do Conegliano do Campeonato Italiano. O time vinha enfrentando problemas na justiça por dívidas da temporada passada (algo em torno de 30% dos salários) e com o próprio elenco desse ano, que não recebeu  boa parte de seus pagamentos. O presidente do clube, Giovanni Lucchetta, prometeu diversas vezes que iria solucionar o problema, mas todas as tentativas de acordo com um novo patrocinador não avançaram como ele esperava.
Ontem, o elenco decidiu não ir para Parma (onde deveriam jogar a 11ª rodada do Campeonato) e mais uma reunião aconteceu para tentar contornar a situação. Hoje, quando as atletas já se arrumavam para ir para o jogo veio a notícia que ninguém queria ouvir: o clube não tem condições de honrar o que prometeu à sua equipe e, depois de 10 anos, deixa o voleibol.



É um momento triste para a cidade, para a torcida de Conegliano sempre presente e fanática e para o voleibol. É fundamental que os responsáveis pelas Ligas cobrem dos times as garantias de que tem condições de arcar com os custos que se comprometem. Agora, grandes jogadoras estão sem salário, sem emprego e com poucas perspectivas de um futuro próximo melhor.

A palavra oficial de Lucchetta sobre a retirada foi:
"Não tivemos condições econômicas de continuar e não conseguimos encontrar um patrocinador que pudesse cobrir os custos do tamanho do que temos. Estivemos a um passo do acordo e todas as partes fizeram tudo que podiam, com máxima colaboração para fechar o cerco."

Nas redes sociais da torcida do Spes circula um email de Lucchetta, onde o presidente tenta explicar porque a situação chegou a esse ponto.

"Depois de dez anos de trabalho, acabou a aventura do Conegliano na Série A. Infelizmente, quando uma coisa não está mais de pé, é preciso tomar uma atitude e fechá-la. O projeto do Spes se baseava no sonho de escrever uma página na história esportiva de Conegliano e de escrevê-la de um modo indelével. A história nós escrevemos, porque levamos o time à Série máxima e por algumas semanas também à liderança do maior campeonato nacional. Com a Série A, criamos as condições de completar a arena. Dois fatos que não vão mudar. Principalmente a Arena, que estará em Conegliano para sempre. Infelizmente, essa aventura não tem a marca da indebilidade. Para tê-la seria necessário vencer. Infelizmente, não consegui realizar o sonho de tantas pessoas e sinceramente me desculpo. Tem muitas situações que poderiam justificar o insucesso, mas seriam apenas álibis."

Ele também assumiu a culpa pela retirada do time:

"A responsabilidade é apenas minha. Não fui suficientemente capaz, suficientemente atento, suficientemente forte para conseguir uma conquista que teria marcado para sempre a história esportiva de Conegliano. Nesses últimos anos tivemos dificuldades de várias naturezas, dificuldades crescentes. A responsabilidade é minha porque evidentemente cometi erros. Erros que talvez, sem a crise, fossem possíveis de superar, mas que com essa situação geral da economia se tornou praticamente impossível. Sei que tem muitos torcedores tristes e desiludidos, me desculpo sinceramente, mas não pude remediar."

Lucchetta teve que escolher entre a Spes e o time. Escolheu salvar a empresa.

"Me encontrei administrando uma empresa complexa e articulada e um time na A1. Não posso mais fazer isso, não em um momento econômico difícil como o atual. Não posso dar vida aos dois. Sinto muito, mas devo renunciar um dos dois. Se eu renunciasse, a partir de agora, a Spes, a fechando, não teria futuro também o time em Conegliano e seria inevitável fechar também o time. Então, tentando colocar os interesses dos torcedores e da cidade na frente dos meus, fui obrigado , com muito pesar, a renunciar o time e tentar manter viva a empresa."

"A Spes é uma realidade popular, apoiada pela iniciativa privada, mas sobretudo por uma centena de pequenas e médias empresas. Juntos cobríamos 55% do balanço. Não os serei nunca suficientemente agradecido. Hoje, apenas duas palavras me vem a cabeça para falar a eles: obrigado e desculpa. Obrigado por tudo que vocês fizeram pela Spes e desculpa por não ter conseguido dar o que vocês esperavam."

E termina agradecendo a todos que ajudaram a construir a história desse time em Conegliano, aos pequenos colaboradores, aos torcedores, que por duas vezes foram eleitos os melhores da Itália, mas em especial os atletas e técnicos:

"Agradeço às atlestas e técnicos, que nesses anos passaram por Conegliano. Mas em especial atletas e staff técnico dessa temporada, que com a partida de domingo mostraram muito mais do que era o seu dever. Muitas pessoas que passaram por Conegliano dizem que deixaram aqui o seu coração."


fonte: volleyball.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.