quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Perfil - Natalia Goncharova



Informações Gerais:

Posição: Ponteira
Data de Nascimento: 01/06/1989
Local: Lvov, Ucrânia
Altura: 196 cm
Clube Atual: Dinamo Moscow (Rússia)

Natalia Goncharova tem apenas 20 anos, mas é uma das maiores promessas do voleibol russo atualmente. Nascida na Ucrânia, ela só pode jogar oficialmente pela seleção Russa a partir de junho de 2010, e esse parece ser o plano do técnico Kuzyutkin. Após o All Star da Liga Russa realizado essa temporada, ele encheu Goncharova de elogios e disse que se depender dele ela tem vaga garantida para o Mundial no Japão. Hoje vamos conhecer uma pouco da ainda breve carreira da jovem ponteira.


Goncharova pelo Dinamo na Copa Russa esse ano

Natalia nasceu em Lvov na Ucrânia em 1989, mas ainda nova se mudou para Ivano-Frankivsk. O esporte sempre fez parte de sua família, sua mãe foi jogadora de basquete, enquanto sua avó e bisavó jogaram vôlei. Possui uma irmã mais velha (03/01/1988), que também joga vôlei, Valeria Goncharova, e hoje é companheira de Natalia no Dinamo. A jovem fala 5 línguas: ucraniano, russo, alemão, polonês e inglês.

Começou a jogar vôlei aos 8 anos de idade em Ivano-Frankivsk. Aos 13 anos se mudou para a cidade de Rovno, onde morava sua avó, e lá jogou por 3 anos no clube da cidade o Regina, foi neste momento que Natalia começou a jogar voleibol com uma pouco mais de seriedade. Aos 16 veio a grande decisão de sua vida, ela e sua irmã decidiram se mudar para Rússia, onde acreditavam que poderiam ter mais sucesso com o voleibol. Nesta época a jogadora já era convocada para as seleções de base de seu país, mas mesmo assim quis acompanhar sua irmã para crescer no esporte. Foi para Moscow, e desde 2006 defende as cores do clube da cidade o Dinamo Moscow.


Natalia atuando pelo Dinamo Moscow

Foi em 2005 que Goncharova começou a chamar atenção dos conhecedores de voleibol na Europa. Com a Ucrânia foi Campeã Européia Infanto neste ano e bronze no Europeu Juvenil no ano seguinte, os dois jogos com vitórias exatamente sobre a Rússia. Em 2007, Natalia jogou o Mundial Juvenil e em 2008 vieram suas primeiras participações com a seleção adulta. Jogou o Classificatório Olímpico Europeu e a Fase Classificatória do Campeonato Europeu, que foi disputado ano passado na Polônia. A segunda Fase do classificatório Europeu aconteceu em junho de 2008, a Ucrânia chegou a se classificar até a fase seguinte, porém a participação de Goncharova terminava ali, a terceira fase só aconteceria em setembro de 2008, e Natalia já havia decidido jogar pela Rússia, por isso não participou da terceira fase, onde eventualmente a Ucrânia acabou perdendo a vaga na Polônia para a Croácia.


Jogando pela Ucrânia na final do Europeu
Infanto contra Rússia em 2005


Ucrânia x Rússia novamente, agora na disputa
do bronze no Europeu Juvenil em 2006

Jogando pelo Dinamo Moscow que Goncharova teve suas maiores conquistas até agora. No clube desde 2006, se tornou campeã da Superliga Russa em 2006/2007 e é a atual campeã, com o sucesso na última temporada, 2008/2009. Por duas vezes chegou a final da Champions League, ganhando duas medalhas de prata, em 2006/2007 e 2008/2009, nas duas oportunidades o clube perdeu para o italiano Foppapedretti Bergamo. Em uma entrevista, Natalia disse que foi muito triste perder a final da Champions na última temporada, no entanto revelou que as jogadoras das duas equipes se divertiram após a final, fizeram um jantar e todos puderam desfrutar de um bom momento, comendo comida italiana, e bebendo vinho.


Prata na Champions League 2008/2009

Na temporada atual a jogadora se tornou campeã da Copa Russa, ao vencer o Zarechie Odintsovo numa final de 5 sets. O time segue em primeiro na Superliga Russa e está classificado aos playoffs 12 da Champions League, onde enfrentará semana que vem o seu rival russo, Odintsovo.


Campeã da Copa Russa em 2009


Nos planos da jogadora está defender a seleção russa por muitos anos, ela é um dos destaque do Dinamo, e logo logo acredito que será um dos destaques do voleibol mundial. Fiquem de olho em Natalia Goncharova, esse nome ainda vai dar o que falar.


Atualizações:
- 2010/2011: Vice-Campeã da Superliga Russa com o Dinamo Moscou

- 2011/2012: Vice-Campeã da superliga Russa e Campeã da Copa Russa com o Dinamo Moscou
- 2012: Campeã do Qualificatório Olímpico Mundial no Japão (Classificada para Londres 2012)
fonte: cev.lu; russianvolleyballnews.com, página da jogadora no facebook.

3 comentários:

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.