domingo, 4 de setembro de 2011

Perfil - Neslihan Darnel


Informações Gerais:

Posição: Oposta
Data de Nacimento: 09/12/1983
Local: Eskişehir, Turquia
Altura: 187 cm
Status: Casada (1 filha - Junho/2008)
Apelido: Demirlady ("Mulher de Aço"), Demiryumruk ("Punho de Aço")
Clube Atual: Eczacibasi Vitra (TUR)
Site pessoal: www.neslihandarnel.com
Faz parte da campanha FIVB Heroes

Estamos a menos de um mês para o início do Campeonato Europeu e uma das estrelas que pode brilhar neste torneio é Neslihan Darnel. A oposta turca é sempre a protagonista das equipes onde atua. Maior pontuadora dos dois últimos Mundiais, hoje com 27 anos e mais de 200 participações pela seleção, Darnel espera levar a Turquia ao lugar mais alto do continente, uma conquista inédita para o país. Por essas e outras, a canhotinha mais famosa do voleibol mundial é o nosso perfil de hoje.



Darnel começou a jogar vôlei em 1995, em sua cidade natal. Um treinador visitou seu colégio e durante uma seleção convidou Neslihan para treinar com seu time, o Eskişehir DSI. Segundo a jogadora, seus pais apoiaram a ideia, porque ela era muito levada em casa, mas nunca acharam que um dia se tornaria uma jogadora profissional. Apenas seu técnico acreditava em seu potencial na época. Em 1998, com 14 anos, Darnel se mudou para Istanbul, onde assinou com o time do Yesilyurt. Depois de passar pelas seleções Under 15, recebeu em 1999 sua primeira convocação para a seleção principal da Turquia, com apenas 16 anos.

Darnel ficou em Yesilyurt até 2002 e foi neste ano que sua carreira começou a decolar de verdade. Neslihan assinou na temporada 2002/2003 com o Vakifbank Günes Sigorna, seu primeiro grande clube. Já na primeira temporada, jogou a Champions League pela primeira vez, sendo eleita a Maior Pontuadora e o Melhor Saque da fase preliminar da competição. Na Liga Turca, o Vakifbank acabou com a segunda colocação.

Em 2003, com a seleção, um feito inédito. Com apenas 19 anos, Darnel levou a Turquia a conquista da medalha de prata no Campeonato Europeu. Darnel foi um dos grandes nomes da competição e a Europa via nascer uma estrela. Na temporada 2003/2004, ainda no Vakifbank, muitos títulos. Conquistou a Top Teams Cup (o que equivale a Copa CEV hoje em dia), ganhando os prêmios de Melhor Saque e MVP da competição, e foi ouro na Liga Turca e na Copa Turca. Na temporada seguinte, 2004/2005, repetiu a dose e conquistou o bi campeonato da Liga Turca e da Copa Turca com o Vakibfank.



O ano de 2005 lhe reservou o ouro nos Jogos Mediterrâneos com a seleção. Mas no Campeonato Europeu, a Turquia não conseguiu repetir a atuação de dois anos atrás e acabou com a 6ª colocação. Em 2006, com o seu clube, chegou a seu primeiro Final Four de Champions League, mas o Vakifbank acabou ficando com a 4ª colocação após perder a semifinal em um jogo muito disputado contra o Perugia, da Itália, que na época contava com as brasileiras Fofão e Walewska.. Na liga turca, o time ficou com o vice-campeonato da temporada 2005/2006.

Se a Europa se encantou com Darnel no Europeu em 2003, foi no Campeonato Mundial em 2006, que o mundo passou a olhar para a oposta com outros olhos. Apesar da Turquia terminar apenas na 10ª colocação, Darnel se destacou com seus ataques potentes e seus saques certeiros, e recebeu, ao final da competição no Japão, o prêmio de Maior Pontuadora.



As boas atuações com o clube e principalmente com a seleção abriram o mercado internacional para a jogadora, que recebeu propostas de todos os lugares. Darnel optou então por começar um novo capítulo em sua carreira, uma nova experiência, e assinou seu primeiro contrato com um clube no exterior. O escolhido, o Spar Tenerife Marichal, da Espanha, um clube que apostava alto e montou uma equipe que contava ainda com a americana Logan Tom, a polonesa Milena Rosner e a central holandesa Ingrid Visser.

Com o Tenerife, em sua primeira temporada, conquistou a medalha de bronze na Champions League 2006/2007. Na liga Espanhola, acabou perdendo a final para o Murcia, que também contava com grande elenco. O time de Darnel não pode contar com a ponteira Logan Tom que, alegando problemas pessoais, deixou o clube antes do final da temporada. Ainda em 2007, Darnel ajudou a Turquia a conquistar o bronze e assim a vaga para o Grand Prix, no qualificatório europeu para o Grand Prix 2008. No Campeonato Europeu mais uma vez a Turquia não foi bem e acabou terminando na 10ª colocação.



Mas 2007 ainda reservaria uma grande notícia para a jogadora. No final do ano, já de volta a Espanha para a temporada de clubes, Neslihan anunciou, ao lado de seu marido, Orkun Darnel, que estava grávida. Darnel ainda jogou alguns meses na temporada 2007/2008 e o Tenerife ficou em terceiro lugar na liga espanhola. Em junho de 2008, deu a luz a sua primeira filha, Zeynep. A maternidade fez a jogadora ter que se ausentar da seleção no ano de 2008 e Darnel acabou não jogando o Grand Prix daquele ano.


De volta as quadras, Darnel conquistou logo no início da temporada 2008/2009 a Supercopa Espanhola. O Tenerife, no entanto, não vivia um bom momento. O clube tinha muitos problemas financeiros e, de maneira amistosa, Darnel se viu obrigada a deixar a Espanha. O destino foi o retorno a Turquia e ao Vakifbank Günes Sigorna. Uma curiosidade: esta foi a única temporada como profissional que Darnel não pode usar seu tradicional número 17 em quadra. Como outra jogadora já havia siso inscrita com a 17, Darnel utilizou a 18 na temporada 2008/2009.

Aos poucos Darnel voltou a encontrar sua melhor forma física. Na Liga Européia 2009, a Turquia ficou com a medalha de prata, Darnel marcou 29 pontos na final contra a Sérvia e foi eleita MVP e Maior Pontuadora do torneio. No Campeonato Europeu, a Turquia voltou a fazer uma boa apresentação, terminando em quinto. Na temporada 2009/2010 de clubes, renovou com o Vakifbank. Darnel voltava a brilhar, foi mais uma vez a maior pontuadora da fase preliminar da Champions League, mas o Vakifbank acabou sendo derrotado na fase de playoffs 6 pelo Novara, da Itália. Terminou a temporada com a segunda colocação na Liga turca, após perder a final para o Fenerbahçe Acibadem.



O ano de 2010 reservava ainda outras marcas importantes na carreira de Darnel. Após a medalha de bronze na Liga Européia, a Turquia disputou, na Itália, o qualificatório europeu para o Grand Prix 2011. A equipe não conseguiu a vaga, ficando em quarto, mas Darnel conseguiu no dia 21 de Setembro quebrar um recorde pessoal, sua maior pontuação em um único jogo. A jogadora marcou 38 pontos na partida contra a seleção da Rússia! Ainda em 2010, agora no Japão, mais um Campeonato Mundial na carreira, e assim como em 2006, Darnel foi eleita a Maior Pontuadora do torneio e a Turquia conseguiu uma inédita sexta colocação.

Na temporada 2010/2011, Darnel optou por mudar de ares mais uma vez e assinou com o Eczacibasi Vitra. O campeonato turco, que cresce a cada ano, foi muito disputado e o time de Darnel, que foi bem na fase regular, caiu nas semifinais diante do Vakifbank, seu ex clube. Mas o Eczacibasi não passou a temporada em branco, conquistando o título da Copa Turca. Na próxima temporada, Darnel voltará a vestir a blusa do Eczacibasi para tentar conquistar ainda mais títulos em sua carreira.



Mas o ano ainda não acabou e o campeonato mais importante para todos os europeus ainda está por vir. Para se preparar para o Campeonato Europeu, a Turquia jogou mais uma vez a Liga Européia e, no final four disputado na Turquia, acabou perdendo a final para a Sérvia, tricampeã do torneio. Mas a edição desse ano tinha uma novidade e chegar a final da Liga significou muito para as turcas, que garantiram uma vaga no Grand Prix de 2012.

Além do enorme talento, uma das grandes virtudes de Darnel é ser uma daquelas estrelas que não se exime de responsabilidade. Sabe da importância de sua presença na seleção e está sempre a disposição de seu país e de suas companheiras. Fora das quadras é brincalhona, extrovertida e que ninguém fale mal de sua comida, Darnel se diz uma grande cozinheira. Neslihan Darnel é uma das grandes do voleibol mundial e, para todo fã do esporte, o campeonato europeu, que acontece em Setembro, será mais uma oportunidade de admirar sua qualidade dentro das quadras.



ATUALIZAÇÕES:

- 2011/2012: Campeã da Supercopa Turca, da Liga Turca e da Copa Turca com o Eczacibasi Vitra
- 2012: Campeã do Qualificatório Olímpico Europeu: Londres 2012


fonte: neslihandarnel.com, volleyrosa.net, wikipedia.com, cev.lu, vakifgunes.com; fotos: cev.lu, neslihandarnel.com, Agradecimento: Murat Yılmaz

9 comentários:

  1. Nossa não sabia que a Darnel é mãe
    Além de jogar muito é bonita também ;..rs

    ResponderExcluir
  2. Darnel é uma jogadora sensacional, adorei o perfil, muito bom saber detalhes da carreira das jogadoras que admiramos, obrigada por proporcionar isso pra galera que curti um bom voleibol, parabéns pelo perfil e pelo blog, vcs são show!!

    ResponderExcluir
  3. A Darnel é incrível!!! Adorei essa matéria do Perfil! Muito bom saber mais da carreira de jogadoras brilhantes, jogadoras que admiramos. Parabéns pelo excelente trabalho, por proporcionar a nós fãs do vôlei, informações, curiosidades... Parabéns pelo blog, vocês são demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Joana por atender meu pedido. Que bom que vc não esqueceu dele rs. Sou muito fã da Darnel é uma jogadora fantástica. vlw

    ResponderExcluir
  5. Perfil incrivel! Grande jogadora! Essa sim chama a responsabilidade pra si! Além de jogar muito é muito linda e sua filhinha também!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, meninas!!
    Eu não conhecia nem metade disso tudo que vcs apuraram!! Nem sabia que ela era mãe. rs. Aliás, a filha é fofa! :c))
    Belo texto, ótima apuração!

    ResponderExcluir
  7. A filha dela é uma fofa mesmo!!!!:D

    Obrigada galera, ficamos felizes que gostaram! Bjoooos

    ResponderExcluir
  8. Amuu Neslii ! Parabéns pelo post...rs!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.