domingo, 24 de julho de 2011

Stacy Sykora: no caminho para a recuperação


A líbero americana Stacy Sykora não se recorda daquela noite chuvosa de Abril, quando o ônibus do Vôlei Futuro tombou a poucos metros do ginásio onde as meninas jogariam.

O acidente, que deixou alguns pequenos cortes a mostra, a princípio não parecia sério. Mas a medida que a jogadora era encaminhada ao Hospital Sírio-Libanês, se via que a situação de Stacy era na verdade crítica, e com um sangramento e inchaço do lado esquerdo do cérebro, foi levada a área de tratamento intensivo, onde permaneceu durante uma semana.

Aos poucos, Sykora foi evoluindo, e sempre sem perder seu bom humor característico aliviou os corações de milhares de fãs e amigos. Passados 3 meses do acidente, aos poucos Stacy volta a rotina de treinos ao lado da seleção americana de voleibol, sem saber ainda quando poderá estar em quadra oficialmente mais uma vez.

"Estou melhor a cada dia. Estou feliz por estar viva. Estou animada que estou ficando mais forte fisicamente e mentalmente, mas sei que ainda há muito trabalho a ser feito." disse a jogadora agora na Califórnia, onde continua seu trabalho de reabilitação.

A situação de Sykora comoveu a todos no mundo do voleibol. Pelo twitter, com mensagens, ou como a levantadora Lindsey Berg, que escreveu as letras SYKO no seu esparadrapo da mão durante as partidas do campeonato Italiano, todos mostraram apoio a jogadora.

"Obviamente eu não sabia de nada sobre isso durante o processo porque estava tentando me recompor.", disse Stacy, "Depois, ouvi grandes histórias. As pessoas me disseram como minha experiência afetou a eles, como teve um efeito positivo neles, e o quanto de torcida positiva que eu ganhei para eu ficar melhor, e logo."

De volta aos EUA, a líbero de 34 anos, medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, continua seu processo de recuperação e sempre trabalhando com a seleção, no centro de treinamento da equipe em Anahein, na Califórnia.

"Estou passando três dias da semana no hospital trabalhando especificamente déficits da lesão cerebral (por exemplo, alguns dos pequenos problemas que estou tendo com minha visão, memória cognitiva, etc). Os outros dias da semana estou com a seleção em Anahein e trabalhando com o staff médico esportivo da equipe aqui. De uma forma geral estou recebendo uma gama de terapias, e posso dizer que está ajudando a cada dia! Permaneço paciente e otimista, mas como você pode imaginar, como uma atleta olímpica, é difícil se manter paciente e longe do esporte que você ama tanto."

Berg diz que Sykora é uma inspiração para sua companheiras de time.

"Mesmo agora, ela está com a gente todos os dias, mesmo não podendo jogar - e isso é tão frustrante para ela - mas ela ainda está aqui com a gente todo o dia no ginásio. E acredito que isso só mostra quem ela é realmente.". Berg conclui, "Ela é alguém que eu não poderia imaginar não ter na minha vida. Ela é uma pessoal incrível de todas as formas."

Ainda é cedo para afirmar sobre um possível retorno de Stacy e se conseguirá jogar os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Mas uma coisa é certa, ela irá luta a cada dia por esse objetivo. E quando se ama algo tanto quanto Sykora ama o Vôlei, não há nada que a impeça de sonhar e de tentar.


matéria: nytimes.com, foto: huffingtonpost.com

4 comentários:

  1. Irmãs, o blog de vocês é sensacional! Não consigo passar um dia sequer sem acessar. rs

    Força Stacy, o voleibol precisa de você!!!

    ResponderExcluir
  2. Vítimas de TCE dificilmente são liberados completamente antes de 1 ano após o acidente. A monitoração é altamente recomendável, pois depois da alta hospitalar, inicia-se, o que os médicos chamam de recuperação familiar, ou seja, no dia-a-dia pode aparecer dificuldades, como parece ser o caso. Quando aparece sequelas,a recuperação total vem justamente desse acompanhamento e análises/tratamento. O importante não é ela voltar rápido, mas voltar bem. E nós fãs estamos aguardando e torcendo muito para isto.Que Deus a dê muita força, pois esta etapa é a + difícil para o paciente: o querer fazer e não poder... ainda. Em breve ela estará de volta e nos encantando com suas defesas acrobáticas... Sou muito fã dela e torço muito por ela. Força Stacy!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Edivanda! O que todos queremos é que ela volte 100%. Porém não tem como controlar a ansiedade de ver ela defendendo aquelas bolas inacreditáveis. É um alívio saber que a Stacy está bem e retornando cada dia a sua rotina.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.