quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olimpíadas 2012: Por Dentro dos Times - Grupo B


Acompanhe um pouco mais do que esperar desses Jogos Olímpicos. Fizemos um pequeno perfil de cada time à partir do que vimos nos últimos anos, mas, claro, com um que de achismo e brincadeira também, afinal, futurologia ainda não é o nossa especialidade (rs) e nas Olimpíadas tudo pode acontecer né, vai que a Grã-Bretanha surpreende a todos. ;)

EUA

Expectativas: Ouro. Nada menos que o ouro. É claro que em Olímpiadas toda medalha tem muito valor, mas depois de tudo que fizeram nos últimos anos, as americanas querem o topo do pódio.

 Road to London: Vice-Campeão da Copa do Mundo

 Medalhas: 2 pratas (1984, Los Angeles e 2008, Pequim), 1 bronze (92, Barcelona)

 Capitã: Lindsey Berg (Levantadora)

 Rainha: O time americano tem um reinado compartilhado. Logan Tom e Destinee Hooker são fundamentais para o sucesso do time nos Jogos.

 Fique de Olho: Duas jogadoras pouco faladas, mas que podem ajudar muito o time americano e merecem nossa atenção. Larson e Harmotto estão em ótima fase e têm tudo para fazer bonito em Londres.

BRASIL

Expectativas: O time brasileiro chega a Londres como atual campeão olímpico e sonhando com o Bi. Apesar de ter tido uma temporada irregular, é, com certeza, um forte candidato à medalha.

 Road to London: Campeão do Pré-Olímpico Sul-Americano

 Medalhas: 1 ouro (2008, Pequim), 2 bronzes (1996, Atlanta e 2000, Sydney)

 Capitã: Fabiana Claudino (Central)

 Rainha: Sheilla. A oposta recuperou a boa forma na fase final do Grand Prix e promete ser o grande nome do Brasil nos Jogos.

 Fique de Olho: Em Londres, devemos ficar de olho no desempenho da lavantadora Fernandinha, grande aposta de Zé Roberto para os Jogos, e como Natália estará, voltando depois de muito tempo parada.

CHINA

Expectativas: Como quem não quer nada, promoveu uma bela renovação em sua equipe ao longo do ciclo olímpico. Sem muito alarde, surpreendeu outros favoritos e conseguiu se classificar para Londres já na Copa do Mundo. Única seleção a ganhar medalhas nas duas últimas edições dos Jogos, a China está no grupo da morte, é verdade, mas deve ser sempre respeitada, e pode também brigar por medalhas.

 Road to London: 3ª Colocada na Copa do Mundo

 Medalhas: 2 ouros (1984, Los Angeles e 2004, Atenas), 1 prata (1996 Atlanta) e 1 bronze (2008 Pequim)

 Capitã: Qiuyue Wei (Levantadora)

 Rainha: Yimei Wang. Apesar de estar voltando de lesão, a jovem, porém experiente, ponteira será sempre o nome mais comentado e não por menos. Uma das principais atacantes do mundo, terá, mais uma vez, o papel de líder dentro de quadra.

 Fique de Olho: Junjing Yang. A central de 23 anos e 190cm é uma das grandes revelações do voleibol mundial atual e as Olimpíadas podem ser o grande momento para ela mostrar seu valor.

SÉRVIA

Expectativas: Em Pequim, a primeira experiência olímpica e a satisfação completa ao chegar às quartas de final (talvez a única frustração tenha sido não participar da cerimônia de abertura...). Depois do ouro do Europeu, ano passado, as expectativas sérvias cresceram. Mas uma série de lesões, que desfalcaram o grupo, pode mudar as ambições do time de Terzic. Repetir o resultado de quatro anos exigirá muito de uma seleção que tem como característica a coragem, mesmo quando não conta com suas titulares.

 Road to London: 3ª Colocada no Pré-Olímpico Mundial

 Medalhas: Nunca ganhou medalhas

 Capitã: Maja Ognjenovic (Levantadora)

 Rainha: Milena Rasic. Com Brakocevic ainda se recuperando de contusão, a central terá que assumir o posto de grande atacante do time, como já fez em muitos jogos. O entrosamento com Maja Ognjenovic deve ajudar.

 Fique de Olho: Brankica Mihajlovic. Há um ano ela jogava pela Bósnia e Olimpíada era um sonho bem distante. Agora, com todos os desfalques, terá a chance de defender as cores sérvias e, mesmo se não começar como titular, deve ter chances durante os Jogos.

TURQUIA

Expectativas: A seleção turca fez um ótimo pré-olímpico (arbitragem à parte) e vai à Londres tentando surpreender. A equipe é a nova sensação do voleibol mundial, mas disputa as Olimpíadas pela primeira vez, por isso, chegar às quartas de final já seria um bom resultado. Mas se existe algum time que pode acabar com a festa dos favoritos, esse time é a Turquia.

 Road to London: Campeã do Pré-Olímpico Europeu

 Medalhas: Primeira participação

 Capitã: Esra Gümus (Ponta)

 Rainha: Neslihan Darnel. A canhotinha é fundamental para as pretensões turcas com seu saque potente e ataques eficientes. A oposta ainda vai viver a experiência de ser porta-bandeira na cerimônia de abertura.

 Fique de Olho: As ponteiras turcas podem fazer a diferença, principalmente se Darnel não estiver bem. É bom observar de perto o desempenho de Gözde e Neriman.

CORÉIA

Expectativas: A Coréia tem uma das melhores jogadoras do mundo. Mas "uma" Kim não faz milagre. O Grupo é muito difícil e se chagarem à segunda fase, as coreanas já podem comemorar.

 Road to London: 2ª Colocada no Pré-Olímpico Mundial

 Medalhas: 1 bronze (1976 Montreal)

 Capitã: Sa-Nee Kim (Levantadora)

 Rainha: Yeon-Koung Kim. Uma jogadora completa, com um aproveitamento impressionante no ataque. Com certeza o jogo da Coréia estará concentrado nela. E a marcação dos adversários também.

 Fique de Olho: Hyo-Jin Yang. Tendo a ponteira Kim no time, fica difícil olhar para qualquer outra atleta. Mas essa central de 22 anos e 190cm mostrou um bom desempenho no último Grand Prix e pode dar trabalho às atacantes adversárias com seu bloqueio.

12 comentários:

  1. Muito boa a análise Joana , adorei o texto ficou ótimo. Mas o melhor ficou por conta de "uma" Kim e Turquia fez um ótimo pré-olímpico (arbitragem a parte). Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, gostei bastante!! E concordo com as análises feitas!!
    Falando de um modo geral... Ouro, para mim, somente 3 equipes tem condições: EUA, Brasil e Rússia. Beliscando outras medalhas, e dependendo dos cruzamentos.. Turquia, China e Itália... bom... minha opinião!! E vamos torcer para que os jogos sejam muitos bons!! =)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Joana , ficou muito bom :)

    ResponderExcluir
  4. A turquia foi ajudada um poco, mas foi a qe apresentou mlhr voleibol. Ganho da russia( a qual o brasil sempre pipoca ) kk e fico em 3 na sua segunda participaçao do grand prix .se deus quiser minha turquia traz um medalha (yn)

    ResponderExcluir
  5. Arbitragem a parte fooi a melhoor kkkkkkkkk (só deram uns pontinhos, naum deixaram a Russia abrir 2x0 em sets... mas bobagem neé ja fooi)vxs vão fazer isso no Grupo A tmb ?? seria ótimo tmb *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk bobagem !! Mas a Rússia buscará o ouro , enquanto a turquia vai penar na fase de grupos !!

      Excluir
  6. Concordo plenamente.
    Se alguem tem como dar um susto no Brasil nesse grupo é a Turquia(arbitragem à parte rs). A Servia tá numa zica danada e na Coréia, bem, acho que uma Kim não salva a pátria não.
    Ótima analise e espero pela do grupo A.

    ResponderExcluir
  7. Vlw galera, Ficamos felizes que tenham gostado. Vou dividir os créditos com a Mari, pois foi ela que escreveu a maior parte dos textos! ;)

    ResponderExcluir
  8. Adorei as análises,meninas.
    Mesmo com a ajudinha da arbitragem, a seleção turca tem méritos e vai dar trabalho.
    Vamo que vamo, que a ansiedade toma conta. Esse jogo de sábado(BrasilxTurquia) vai ser eletrizante.

    ResponderExcluir
  9. De fato, análises muito boas, estão de parabéns meninas. Creio que as medalhas sinceramente fiquem com EUA, Rússia e Brasil, nesta mesma ordem. Mas tudo pode acontecer. E sim, a Turquia apesar de tudo ("arbitragem a parte")fez sim um ciclo olímpico surpreendente positivamente, mas para ganharem alguma medalha vão ter que rebolar muito ainda. Mas é como as irmãs dizem, vamos aguardar e ver quem está física, técnica e taticamente mais preparado. E que de fato, vença o melhor! (E, críticas à parte, que vença dentro de quadra, com seu voleibol, sem interferências extra-quadra)

    ResponderExcluir
  10. Bela análise. Muito bem feita! Só espero que uma das suas previsoes nao aconteça (kkk): EUA ouro. Concordo que elas fizeram um otimo ciclo e, por isso, merecem uma medalha. Mas meu sonho, sonho mesmo é ver nessa final olimpica Brasil x Russia, num jogo emocionante terminando apenas no 5 set e com um vitoria brasileira pra que seja encerrado de vez o comentário de que o Brasil "caga" (perdão pela palavra) pra Russia! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Leonardo! Concordo contigo! Esse seria um sonho mesmo!! Difícil, mas vamos torcer!!

      Excluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.