quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sokolova e Gamova na lista de Kuzyutkin


O técnico da seleção feminina da Rússia, Vladimir Kuzyutkin, já decidiu e entregou a Federação Russa a lista das jogadoras que serão convocadas para a temporada de seleções de 2011. O trabalho do treinador terá início dia 5 de Junho, quando a equipe se reúne em Moscou.

O primeiro torneio da Rússia será a Yeltsin Cup, em casa (5-10 de Julho em Yekaterinburg). Em Agosto, o time jogará o Grand Prix, e, no início de Setembro, as russas vão para a Polônia para disputar o Memorial Agata Mroz. Ainda em Setembro jogam o Campeonato Europeu, torneio mais importante do ano para a seleção.

Segundo a Federação, estão na lista os nomes das 14 jogadoras campeãs mundiais em 2010, bem como o nome de outras 12 jogadoras, que vão treinar pensando em fazer parte da equipe que jogará a Universíade 2011. A lista completa das convocadas será anunciada pelo técnico ao final dos playoffs de semifinal da Liga Russa.

Fadeev, manager das seleções femininas da Rússia, disse ao site russiavolley.com que não pode ainda falar em nomes, mas que a base da equipe será mantida. Algumas jogadoras, como Marina Akulova, que precisa de tempo para tratar de uma lesão, podem estar ausentes no início. No verão, muitas novas jogadoras devem ser testadas. Principalmente no Grand Prix, onde não devem estar presentes alguns dos nomes mais famosos. De acordo com Fateev, a experiência em 2009 provou o quanto pode ser importante no progresso de jovens jogadoras atuar em um torneio como o Grand Prix. A equipe só deve estar completa realmente para o Campeonato Europeu em Setembro, que será realizado na Sérvia-Itália. A Rússia espera conseguir a classificação para a Copa do Mundo e ainda esse ano garantir sua vaga nas Olimpíadas.

Onde será disputado a Copa do Mundo? O Japão, que organiza o torneio a 30 anos, até agora tem se recusado a organizar eventos esportivos.

Ainda não temos informações exatas, mas o vôlei feminina tem muita relevância nesse país. E com a medalha de bronze no último mundial o interesse e a adoração por esse time só cresceu no país. Acredito que antes de Novembro o Japão irá resolver seus problemas e decidir adotar a Copa do Mundo feminina, e continuar com seu alto nível como sempre.

Quantas jogadoras estão na pré-lista inicial?

Umas 30, talvez um pouco menos. O Kuzyutkin deve nos próximos dias chegar a um acordo de últimos pequenos detalhes com alguns clubes e candidatas.

O nome de Sokolova também está na lista?

Sim. E porque não estaria? Luba jamais se recusou a jogar na equipe. Após o Mundial ela falou sobre seu desejo em relaxar no verão com seu filho e família. É verdade, mas a equipe sempre conta com ela. E ela sabe disso.

Sobre a Gamova, que não perde um evento da seleção desde 1999. Quando ela se junta a equipe?

Isso será decidido entre jogadora e treinador, mas no Grand Prix decidiremos mais a diante. Aparentemente ela não irá atuar nas partidas na Ásia, mas pelo menos, irá trabalhar com a equipe.


fonte: russiavolley.com

Um comentário:

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.