sábado, 2 de julho de 2011

Baku sedia final four e Champions League volta a ter oitavas e quartas de final


Como todos sabem, ontem aconteceu o sorteio para a formação dos grupos da Champions League 2011/2012. O que surpreendeu a muitos foi a declaração do presidente da Confederação Européia de Voleibol, André Meyer, que já anunciou Baku, no Azerbaijão, como a cidade sede do Final Four da competição esse ano. A surpresa se deu porque nos últimos anos a CEV sempre esperou o fim da fase preliminar para só então divulgar o organizador, classificando o clube em questão diretamente a fase final.

Mas, de acordo com o site da CEV, Baku, apesar de ter dois representantes na competição, será uma sede neutra, e por tanto a Champions voltará a ser disputada em sistema de oitavas e quartas de final, e não mais playoffs 12 e 6 como nos últimos anos. Isso significa que dos 20 times participantes, 16 avançam da fase de grupos para as oitavas (os três melhores de cada grupo, mais o quarto melhor classificado, e não 12 como ano passado). Assim, todos os times disputam as quatro vagas a fase final. Por isso o anúncio precipitado da sede, pois será em Baku independente da presença ou não de clubes do país na fase final.

As regras da Champions League apresentam essa característica, mas como nos últimos anos sempre foi realizada com um time organizando o final four, e playoffs 12 e 6, todos esperavam que acontecesse o mesmo esta temporada, e assim ou Rabita ou Azerrail já estariam na Fase Final como organizadores, mas não é o caso. Baku sediará a Fase Final, mas os quatro participantes desta só saberemos em alguns meses.

A competição feminina está marcada para começar no final de Novembro. As datas e confrontos já foram divulgados. Acompanhe as tabelas clicando nos grupos:

Grupo A - 
RC Cannes (FRA), MC-Carnaghi Villa Cortese (ITA), Schweriner SC (ALE), Eczacibasi VitrA (TUR)

Grupo B -
Fenerbahçe (TUR), ASPTT Mulhouse (FRA), Dresden SC (ALE), Rabita Baku (AZE)

Grupo C -
Dinamo Kazan (RUS), ATOM Trefl Sopot (POL), Volero Zurich (SUI), Prostejov (CZE)

Grupo D - 
Foppapedretti Bergamo (ITA), Vakifbank Istanbul (TUR), Tomis Constanta (ROM), Azerrail Baku (AZE)

Grupo E -
Muszyna (POL), Dinamo Moscou (RUS), Crvena Zvezda (SRB), Scavolini Pesaro (ITA)


fonte: cev.lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.