sexta-feira, 8 de julho de 2011

Croácia: Kirilova desabafa em carta oficial e pede mudanças


A duas semanas, a agora ex treinadora da seleção croata, Irina Kirilova, anunciou em coletiva de imprensa após uma partida da Liga Européia, que iria deixar o comando da equipe caso nenhuma mudança acontecesse com relação a falta de pagamento da Federação Croata para com ela e sua comissão técnica. Nada foi feito, e Irina, assim, renunciou seu cargo.

Mas as situações que a seleção croata tem que enfrentar são bastante adversas, e por isso, após reunião com seu staff e com as jogadoras de seu ex time, Kirilova decidiu escrever uma carta enderaçada aos presidentes da FIVB, da CEV e dos Comitês Olímpicos Croata, Europeu e Internacional, onde desabafou sobre todos os problemas enfrentados por eles.

Acompanhe a carta:

"Ao Sr. Wei, presidente da FIVB, Sr. Meyer, presidente da CEV, Sr. Matesa, presidente do COC, Sr. Rogge, presidente do IOC, Sr. Hickey, presidente do EOC,

É momento de vocês ficarem informados sobre a crítica situação do voleibol croata. Apenas dois dias atrás, eu e todos os membros da minha comissão técnica (todos italianos e todos profissionais: assistente técnico, preparador físico, fisioterapeuta e estatístico) da seleção feminina tivemos que renunciar porque a Federação Croata e seu presidente, Sr. Zdeslav Barac, não cumpriu com NENHUMA das obrigações tomadas com a comissão e jogadoras da seleção.

É o momento de todo o mundo do voleibol ficar sabendo em que condições essas pessoas (staff e jogadoras) estão trabalhando a um longo tempo (anos!!!). Foi o "então intitulado presidente" Sr. Barac que me contactou e chegamos a um "acordo pessoal amistoso" comigo e minha equipe para me tornar técnica da seleção feminina de voleibol da Croácia.

Eu e minha equipe, assim como diferentes jovens jogadoras, começamos a trabalhar no início de Maio, iniciamos a participação na Liga Européia com uma lista de 25 jogadoras e estávamos treinando todos os dias com 16 delas. Bem, estávamos trabalhando de graça (porque nunca fomos pagos como prometeu sr. Barac) e todas essas pessoas são profissionais (não amadores) que recusaram outras oportunidades devido a boa proposta do Sr. Zdeslav Barac.

Todos nós estávamos trabalhando duro, especialmente as jogadoras, mesmo em condições muito ruins (viajando muito tarde, ônibus pequenos, quase um mês e meio sem uniformes, quando esses chegaram foi somente a metade do que a Federação havia nos prometido e nosso estatístico teve que pedir a equipe masculina para pegar algumas blusas, porque não havia uniforme para ele, não havia tênis, etc... etc...)

A Federação nos prometeu 2 computadores e 2 rádios (nós precisamos para o trabalho) mas tivemos que comprar esses com o nosso dinheiro (na verdade foi o nosso estatístico que comprou com seu dinheiro..e ele nem ao menos recebeu seu dinheiro de volta da Federação!!! É simplesmente inacreditável).

As jogadoras deveriam ser pagas com uma pequena quantidade de dinheiro por dia de trabalho com a seleção, mas mesmo essa quantidade sendo uma verdadeira vergonha (algo em torno de 7 euros por dia!) elas não receberam nada desse dinheiro, nunca.

Agora, o Sr. Barac está reclamando com o Comitê Olímpico Croata dizendo que ele não nos pagou porque o Comitê Olímpico Croata não pagou a ele, mas isso não é absolutamente verdade (e mesmo que fosse, e eu duvido, realmente não importa) porque ele assumiu uma responsabilidade pessoal com a gente, dizendo que ele estava pessoalmente responsável por nossos salários!

Isso é um verdadeiro escândalo e eu não posso acreditar que uma pessoa dessas seja dona de uma Federação, é uma verdadeira vergonha para o esporte croata, e mesmo para a FIVB e CEV. Pessoas como ele devem ser demitidas porque são as responsáveis pelo que está acontecendo. Eu e minha equipe demos tempo a ele até a última quinta para ele cumprir com as responsabilidades que assumiu e fomos extremamente claros: nós não queríamos que ele cumprisse com a quantidade total do dinheiro, mas queríamos um sinal de sua honestidade: pelo menos assinar os contratos e uma pequena quantidade do que devíamos receber, enquanto isso continuamos trabalhando com a equipe como se tudo estivesse bem porque somos profissionais e as jogadoras não têm nenhuma culpa por essa situação, elas são apenas vítimas, como nós. Se nada fosse acontecer teríamos que renunciar e sair porque era impossível trabalhar com essas condições.

Depois de tudo isso, NÓS NEM AO MENOS OUVIMOS ALGO do Sr. Barac, ele não teve nem a coragem de nos falar a verdade e ele nem ao menos ligou. NADA ACONTECEU!!! Esse é o atual "então intitulado presidente" da Federação Croata de Voleibol...

Alguém deve fazer algo para consertar essa situação...isso é um verdadeiro escândalo...

Irina Kirillova (Treinadora)

Membros da Comissão Técnica:

Marco Breviglieri (Assistente técnico)
Simone Franceschi (Estatístico)
Paolo Zucchi (Fisioterapeuta)
Alessandro Contadin (Preparador Físico)
Alessandro Orlando (Preparador Físico)"


Nós do blog ficamos na torcida para que tudo possa melhorar para a seleção croata. Essas meninas são verdadeiras guerreiras, e merecem melhores condições de trabalho.


fonte: inside-volley.com

4 comentários:

  1. Um verdadeiro absurdo essa federação croata: no estágio de profissionalismo em que se encontra o Esporte (não só o Voleibol) parece quase impossivel de se ver tanto amadorismo!
    Espero que Irina seja convidada para trabalhar na Rússia, é uma excelente profissional, não merece este amadorismo!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, situações como essa, não são tão incomuns no voleibol.

    Nós esperamos mesmo que algo possa ser feito, e tudo caminhe para o melhor.

    Essas meninas croatas são verdadeiras heroínas por aceitarem trabalhar nessas condições...e estamos falando tbm de nomes importantes do voleibol europeu, como a central Maja Poljak, a ponteira Senna Usic, as opostas Popovic e Barun...enfim.

    Com essas condições fica difícil para as meninas renderem o seu melhor.

    ResponderExcluir
  3. O que será da Croácia no Europeu? Depois dessa quem será o corajoso a assumir o cargo. Tenho esperanças que mudem a direção da Federação e a Kirilova volte. Acho ótima essa tendência de ex jogadoras voltarem como técnicas, como ela e a Lang Ping!!!!

    ResponderExcluir
  4. É impressionante como dirigentes tem alguns dirigentes tem um verdadeeiro descaso com o voleibol feminino. Essas mulheres são obrigadas a se doaram muito mais do que os homens, e são tratadas dessa forma lamentável. Espero que isso sirva de lição, até mesmo para a FIVB, para que isso não se repita no voleibol feminino.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.