domingo, 24 de abril de 2011

Italiano 10/11: Villa perde e Bergamo abre vantagem


Como hoje é domingo de páscoa, a 9ª rodada do returno do Campeonato Italiano foi jogada ontem. O Bergamo aproveitou a derrota do Villa para abrir ainda mais na liderança. O Conegliano conseguiu uma boa vitória sobre o Perugia, que com a derrota voltou para a zona de rebaixamento.

Chateau d'Ax Urbino Volley 3x0 Florens Castellana Grotte (25-23, 29-27, 25-20) - Estatísticas

O Urbino segue em grande fase e ganhou mais uma. A vitória sobre o Castellana colocou o time na quinta colocação no campeonato. Apesar dos 3 a 0, o jogo foi bem equilibrado. O Castellana errou pouco e deu trabalho para o Urbino, mas não conseguiu fechar os sets. A maior pontuadora foi a brasileira Jaline, que substitui Renatinha.

Riso Scotti Pavia 1x3 Rebecchi Nordmeccanica Piacenza (19-25, 25-22, 19-25, 24-26) - Estatísticas

Mesmo rebaixado, o Pavia lutou muito e quase conplicou a vida do Piacenza, que ainda luta para escapar das últimas posições. Em alguns momentos o Riso Scotti teve o controle do jogo, mas não conseguiu manter a vantagem até o final dos sets. O Piacenza aproveitou e somou três pontos muito importantes nessa briga para permanecer na primeira divisão. Natália Brussa, destaque do time no campeonato, fez mais uma grande partida e foi a maior pontuadora com 23 pontos. O Rebecchi tem um jogo importante contra o Modena na próxima rodada.

Liu-Jo Volley Modena 1x3 Scavolini Pesaro (23-25, 22-25, 25-19, 19-25) - Estatísticas

O Modena bem que tentou, mas não conseguiu resistir ao Pesaro. O time de Cuccarini, que vinha de duas vitórias, teve uma Matuszkova inspirada, mas não foi o suficiente para segurar as atacantes do Pesaro, em especial Senna Usic, que fez uma grande partida, com 24 pontos. Flier também foi muito bem. Foi no saque da holandesa que o time recuperou um primeiro set praticamente perdido. O Pesaro ainda tenta voltar à terceira colocação, enquanto o Modena luta pela salvação. E pode conseguí-la já na próxima rodada, quando recebe o Piacenza.

Asystel Volley Novara 1x3 Norda Foppapedretti Bergamo (21-25, 11-25, 25-19, 19-25) - Estatísticas

O Novara recebeu o Bergamo para um jogo que marcaria a recuperação de um dos dois. O Foppa vinha de derrota na final da Copa Itália, para o Villa, enquanto o Asystel de duas derrotas no campeonato. Acabou amargando a terceira. O Bergamo foi a campo sem Piccinini, que estava com febre, mas tinha Arrighetti e Vasileva inspiradas. A búlgara foi a maior pontuadora, com 15 pontos. O Foppa ganhou o jogo no bloqueio/defesa e nos erros do Novara. Com a derrota o time de Caprara deixou o Urbino ultrapassá-lo na classificação. Já o Bergamo aproveitou a derrota do Villa para abrir 5 pontos na liderança e terá dois jogos para confirmar essa posição, que lhe garante vaga na Champions League.

Yamamay Busto Arsizio 3x0 MC-Carnaghi Villa Cortese (25-18, 25-22, 25-23) - Estatísticas

Esse confronto é um dos clássicos do campeonato, até pela distância entre os ginásios. Há uma semana eles se enfrentaram na semifinal da Copa Itália e o time de Aguero não deu chances ao rival. Mas ontem foi diferente. Eles costumam fazer jogo equilibrados, mas os dois últimos fugiram a regra. Muitas coisas podem explicar porque o Busto dominou o Villa dessa forma. Tecnicamente o time de Abbondanza foi mal no ataque, seu fundamento mais forte. O Yamamay fez apenas 4 pontos de bloqueio, mas contou com 16 erros das atacantes do Villa. O Busto parecia também mais concentrado. Talvez pelo apoio de seu ginásio, mais uma vez lotado. Talvez porque ainda lute por posições melhores, enquanto o Villa pareceu conformado em ficar em segundo e o que eu acredito que possa ter feito a maior diferença: elas tiveram folga até quinta-feira dessa semana depois da vitória na Copa Itália. Uma folga merecida e provavelmente necessária, mas que pode ter comprometido o rendimento do time hoje. Não é normal ver a Cardullo errar 3 passes por exemplo, e o próprio time apontou as faltas de concentração e agressividade como responsáveis pela derrota. Mas nunca é bom esquecer que tinha um adversário do outro lado que foi competente para sair vencedor, que soubr controlar o placar, mesmo quando pressionado pelo Villa. O Busto agora tem dois jogos fora de casa para tentar manter a terceira colocação, já que o Villa não deve ter problemas para garantir o segundo lugar.

Spes Conegliano 3x1 Despar Perugia (25-22, 25-18, 15-25, 25-11) - Estatísticas

Depois de quase um mês, o Conegliano reencontrou o caminho da vitória. O time recebeu o Perugia e conquistou 3 pontos que podem ser muito importantes para a confiança do time. Especialmente porque Carmen Turlea parece ter voltado a boa forma e fez um de seus melhores jogos na temporada, se não foi o melhor. O time fez uma grande partida, exceto pelo terceiro set, quando passou por um blackout, mas se recuperou bem no quarto. Com a vitória o Spes garantiu no mínimo a sétima colocação e tem dois jogos, contra Pesaro e Villa, para tentar algo melhor. Pelo lado do Perugia o resultado não foi nada bom. O time que vinha de resultados importantes e jogando bem voltou para a zona de rebaixamento com a derrota. Muito mal no bloqueio e sem uma jogadora decisiva como Turlea, a equipe de Terzic terá que ganhar seus jogos e ainda dependerá de outros resultados para não cair.

Melhores da Rodada -
Maior Pontuadora: Carmen Turlea (Conegliano) - 25 pontos
Melhor Ataque: Elitsa Vasileva (Bergamo) - 65%
Melhor Saque: Annamaria Quaranta (Perugia) - 4 aces
Melhor Bloqueio: Iuliana Nucu, Valentina Arrigheti (Bergamo), Simona Gioli (Conegliano), Laura Frigo (Pavia), Laura Saccomani (Pesaro), Chiara Dall'Ora (Piacenza), Megan Hodge (Villa Cortese) - 4 pontos

Classificação -


fonte: site da lega e volleyball.it

3 comentários:

  1. Oi :)!!!
    É no campeonatos italiano ...tem divições tipo 1 divisão com os melhores times a segunda com os desclassificados.....]
    iqual vc disse ai que o Perugia volta pra sona de rebaixamento.....
    Se tiver essas divisões acredito que devem ser muitos legais pra eles ....ter tantas equipes de volei por lá :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro. Então tem sim!!!:) Nesse sentido o campeonato Italiano é mt organizado, acredito que o mais organizado no mundo.

    São diversas divisões, e não só 1ª e 2ª :)

    A1, é a divisão principal, onde jogam as principais equipes, em seguida vem a A2, depois B1, B2, C, e assim em diante. E é bem organizado, a gnt já acompanhou um jogo da B2, foi bem legal. Claro que são equipes menores, vimos o jogo de um time de uma cidade pequena contra o time sub18 do Foppapedretti Bergamo. MAs a cidade toda se envolve, e o ginásio tava cheio.

    Mas os que recebem maior visibilidade mesmo são a A1 e a A2. Toda temporada, as mesmas regras para os dois campeonatos, e uma Copa também. Ao final, dois da A1 caem para a A2 e dois da A2 sobem para a A1. Algumas jogadoras de nível internacional jogam a A2, que também é muito disputada, exemplo, a italiana Cella, a ponteira da seleção alemã Matthes. A oposta italiana Togut campeã mundial em 2002, ta jogando essa temporada na A2. Enfim, se olhar a lista dos times da A2, irá encontrar alguns nomes provavelmente que já escutou antes...:)

    ResponderExcluir
  3. outro exemplo, é o Chieri. O time que jogava a A1 até a duas temporada atrás e que já teve grandes nomes em seu elenco, como Logan Tom, Virna, ÉRika, Ferretti....o time acabou rebaixado duas temporadas atrás a A2, e ainda não conseguiu retornar a série máxima. PAra vc ve como é disputado. :)

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.