sábado, 9 de abril de 2011

Mundial de 2014 voltará a ser disputado com quartas de final


O Comitê de Administração da FIVB confirmou hoje, após reunião que durou 3 dias organizada pela entidade em Lausanne, na Suíça, que o Campeonato Mundial de 2014, que será realizado na Itália no feminino e na Polônia no masculino, terá novo sistema de disputa. A competição voltará a a ser disputado em quartas de final, semifinais e final, o que não aconteceu na última edição do torneio, quando após fases qualificatórias, somente os 4 melhores times disputaram um Final Four, com semifinais e final. A última vez que a competição foi disputada neste sistema foi no Mundial de 2002.

A FIVB confirmou também que dos 24 participantes, somente o país sede já tem a vaga garantida, o que significa que veremos 23 países disputando os processos qualificatórios (antes, o campeão da edição anterior do Mundial também já estava automaticamente classificado, o que não irá acontecer nesta edição).

Fórmula:
As 24 equipes serão divididas em quatro grupos com 6 seleções, onde todos jogam contra todos do grupo. As 4 melhores seleções de cada grupo avançarão a uma segunda fase contendo dois grupos com 8 equipes cada. Os quatro melhores de cada grupo passarão a fase de quartas de final.

Vagas:
O Comitê optou por manter o número de vagas por continente para 2014 como aconteceu em 2010.

Ásia 4
África 2
Europa 10 (incluindo a Itália, já classificada como sede)
América do Sul 2
NORCECA 6


fonte: fivb.com

11 comentários:

  1. só quem ganha com essa decisão é voleibol.
    mas, na minha humide opinião, acho que a europa tem vagas demais. podia dar mais uma vaga para a ásia. a norceca com seis também é demais, poderia eder mais uma para a américa do sul.

    ResponderExcluir
  2. Normlamente são 9 vagas apra a Europa, mas é que a Itália irá sediar a próxima edição do tornieo, por isso 10. Eu acho q bom tamanho, se pensarmos na qualidade das equipes Européias, Rússia, Itália, Alemanha, Holanda, Polônia, Turquia, Sérvia, e ainda tem Azerbaijão, República Tcheca, Croácia, Bulgária q também são boas equipes.

    MAs concordo com vc que 6 para NORCECA é muito, podia ter mais para a Ásia, EUA, Cuba, República Dominicana e Porto Rico são os únicos países com mais tradição, Canadá e Costa rica poderiam disputar uma outra vaga, mas acredito que ambos os times são inferiores a qualquer um que citei da Europa.

    ResponderExcluir
  3. ...é até estranho pq no Grand Prix, competição com número bem inferior de participantes q o Mundial, a Ásia acaba tendo 5 vagas...:S vai entender a FIVB as vezes...rs..

    ResponderExcluir
  4. e a Russia ,atual campeão mundial ????

    ResponderExcluir
  5. Muito mal distribuidos o numero de vagas, Europa e Norceca com vagas demais, Asia e América do Sul poderiam ter um número maior para equilibrar.

    ResponderExcluir
  6. Vai ter que disputar os processos qualificatórios da mesma forma que as demais equipes da Europa.

    ResponderExcluir
  7. A fivb não sai nunca desse ciclo vicioso de japão/China/Itália/Polonia como sedes dos campeonatos mais importantes , depois querem desenvolvimento no esporte nos outros paises.

    Quem ve pensa que a Polonia ( pricipalmente a seleção feminina) é um time top . Nunca justificou um convite recebido , é o time mais enganador e protegido da história.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade Jorge, quanto a organização dos campeonatos, a FIVB costuma optar entre aqueles que se condidatam e tem estrutura para receber as equipes.

    É claro que o desenvolvimento do esporte é uma preocupação, mas tem q se pensar tbm q para a realização de um torneio importante, a sede tem que garantir o mínimo de estrutura.

    Quanto a Polônia, e os wild Card, relmente existe um acordo, mas não é pq são uma boa equipe, mas sim pq a FEderação Polonesa tem um contato político muito forte. A polsat, tv importante na Polonia, sempre garante a transmissão de todos os jogos da FIVB, e por isso existe um jogo de interesses nisso tudo. A Polonia é um país onde o voleibol é muito popular, e com certeza a tv polonesa gera muito dinheiro a FIVB. REalmente é chato ver a Polonia sempre com wild cards, até pq fica uma luta injusta contra outros países da Europa para se classificar para tornieos como as Olímpiadas. Me lembro que em 2008, a Holanda ficou não pode jogar o qualificatório Mundial por questões de 1-2 pontos no ranking comparado a Polônia, que jogou em seu lugar. Mas a Polônia havia sido convidada a jogar a Copa do Mundo em 2007, o que havia lhe rendido vários pontos no ranking Mundial, msm ela tendo ficado em último na competição, se não me engano. :S

    No fundo tudo tem um pouco de interesse envolvido, infelizmente é a verdade.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que 6 vagas para a Norceca é demais. 4 seriam suficientes. Sendo que as outras duas poderiam ser distribuídas entre América dos Sul e Ásia. Para a Europa eu penso ser coerente essa quantidade pela nível das equipes. Adorei a idéia de não arem a vaga direta para o último campeão, pois em 04 anos muita coisa muda. Quartas de feinal foi uma decisão justa com as seleções que não fazem uma primeira fase boa mas tem a oportunidade de se recuperar depois na competição. Vai ser mais emocionante para quem assiste também.

    ResponderExcluir
  10. Acho as vagas pra Europa bem destribuidas.

    Acho um absurdo ter 6 vagas pra NORCECA e 2 pra America do Sil, Argentina muito melhor qwue Canada e Costa Rica

    ResponderExcluir
  11. Essas 6 vagas da Norceca tb são todas políticas, o que é mais um atraso no esporte,
    5 ou 6 vagas pra todas as Américas tava mais do que bom , tirando Brasil/Cuba e EUA todos as outras seleções tem um nível fraquíssimo , se hj 8 equipes Americanas tem direito de disputar um mundial ,no mínimo 4 africanas tb deveriam , afinal ,Porto Rico , Argélia , Paraguai e mais um balaio deles não fazem frente a: Cazaquistão , Bulgária e etc ...seleções de 3º escalão na europa.

    A fivb tenta compensar as decisões políticas com outras politicagens sem sentido.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.