quinta-feira, 1 de março de 2012

Champions League: RC Cannes protagoniza virada incrível e avança ao Final Four


A equipe do RC Cannes lutou até o fim e protagonizou hoje, na 2ª partida das quartas de final da Champions League, uma das maiores viradas na história do voleibol. A equipe francesa já havia perdido o primeiro jogo fora de casa para o atual campeão da competição, o Vakifbank, da Turquia, mas contava com o histórico de ainda estar invicto em casa para tentar mudar o rumo da série. Apesar disso, o time não começou bem o segundo jogo. O Vakifbank jogava com tranquilidade, tendo o controle do placar, e assim abriu dois sets a 1 na partida. Com muito coração e com o apoio dos 3600 torcedores que lotaram a arena, o RC Cannes correu atrás e conseguiu levar a partida ao tie-break. Assim como em outros sets, o Vakifbank começou melhor e teve chances de fechar a partida já no tie-break. Chegou a ter uma vantagem de 7 a 3 no placar no quinto set. Mas nada estava perdido para o guerreiro Cannes, que virou e fechou em 17 a 15. Fomos a disputa do Golden Set, a chance que Ravva e cia queriam ter. Mais uma vez o experiente Vakifbank, que também lutou muito, abriu uma vantagem. Tudo parecia terminado quando a equipe de Guidetti fez 14 a 11 no set desempate. Mas, em mais uma demonstração de grande caráter, as meninas do Cannes tiraram forças para uma grande virada final, fechando o Golden Set em 18 a 16 e conquistando assim sua vaga para as semifinais da Champions League 2011/2012. O Cannes chega ao Final Four como a equipe de mais tradição entre os concorrentes dessa edição, e o único vencedor entre os semifinalistas, com dois títulos. O time enfrentará na semifinal as italianas do Villa Cortese, equipe que por duas oportunidades venceu na fase de grupos.

Quartas: 2º Jogo

RC Cannes 3x2 Vakifbank TTelekom (19-25, 25-14, 16-25, 25-21, 17-15) - Estatísticas
1º Jogo: 0-3
Golden Set: 18-16


fonte: cev.lu

9 comentários:

  1. Melhor partida da Champions desse ano, até agora. Samec jogou demais, pra mim foi a melhor da noite. Agora o Guidetti é um sem noção... Tirar a Glinka de quadra com o ponto do jogo,mesmo no fundo, e depois de perder mais um ponto tirar a Nikolic? A gemea ponteira nunca foi bola de segurança. Ele fez isso tanto no tie quanto no Golden set. Mas o RC Cannes mereceu. Centoni jogou mal, mas virou bolas incríveis nos momentos decisivos. Jogos com poucos erros nos momentos de decisão são sensacionais.

    ResponderExcluir
  2. O Jogo Foi incrível mesmo !
    Não desmereço a superliga,porque eu adoro nossa jogadores,mas lá fora elas batem uma bolas que meu Deus.
    Glinka,Furst,Samec,Centoni,Ravva que não a conhecia que reinou no meio de quadra no final do jogo junto com a Rasic.A levantadora do Cannes que é a reserva da seleção da Sérvia joga muito bem também,sem falar na Cardullo que defebdeu bolas incríveis da Glinka.foi emocionante ter visto esse jogo mesmo torci muito para o Cannes.Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Joana, pq o regulamento do feminino é diferente? O certo seria ter uma equipe do Azerbaijão no final four, até mesmo para poder atrair público. No masculino isso acontece. O final four será na Polônia e o Belchatow está classificado sem participar da fase classificatória. Achei muito errado isso, como também acho errado o golden set. O q vc pensa sobre isso? Abraço e sou fã do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, eu vou tentar explicar sem ficar muito complicado..rs
      Na verdade as regras são as mesmas no masculino e no feminino. O que acontece é que a regra tem duas breachas quanto a organização do Final Four da Champions League, o que altera o modo de disputa dos playoffs.
      Um caso é quando a organização do Final Four acontece em campo neutro. Isso acontece quando a CEV anuncia já antes do início da temporada da Champions onde será realizado o Final Four. É o que está acontecendo esse ano no feminino. A cidade de Baku fez o pedido para ser sede antes da Champions iniciar e nesse caso se tornaram campo neutro. Por isso os playoffs aconteceram como oitavas de final e quartas de final.
      No entanto, a CEV permite tbm que os clubes se inscrevam para organizar o Final Four, mas esse é feito apenas após o início já da competição. Só ficamos conhecendo o organizador após o final da fase de grupos, e esse clube se classifica direto a Fase Final, enquanto que os playoffs são realizados em 12 melhores e 6 melhores. É o caso do Belchatow esse ano no masculino, e foi o caso do Fenerbahçe na temporada passada no feminino! ;) Na verdade fazia algumas temporadas no feminino tbm que o Final Four não era em quadra neutra! Ano passado foi com o Fenerbahçe organizando, duas temporadas atrás foi o Cannes.....enfim, mas esse ano Baku se ofereceu para organizar como cidade, por isso virou Final Four neutro. Se eles tivessem aguardado, talvez Rabita ou Azerrail pudessem ter feito o pedido para organizar e assim teriam se classificado direto ao Final Four. Mas não foi o caso.
      Deu para entender? (é meio complicado msm..rs)

      Quanto ao Golden Set, bem eu entendo as pessoas não gostarem e acharem injusto. Mas eu tbm entendo a CEV que é uma situação difícil de se resolver. Acho que o mais justo seria a realização de três jogos! O problema é que o calendário na Europa é muito apertado já assim como tá, imagina se colocassem mais jogos? Até a temporada passada havia saldo de sets entre os jogos e o Golden Set só acontecia caso houvesse um empate de sets entre os times. Mas aí muitos reclamavam que um time que vencia o 1º jg por 3 sets a 0, entrava no 2º e vencia apenas o 1º set (que era o que precisava) e depois colcoava reservas e o jg ficava sem sentido. Por isso a CEV mudou esse ano para sem saldo de sets.
      Poderia ser apenas um jogo em quadra neutra, poderia, mas aí quem arcaria com os gastos de todos os jogos e tudo mais...

      Então eu entendo que é uma situação difícil apra a CEV resolver. ;)

      Se ficou alguma dúvida é só falar viu! ;)
      Bjos

      Excluir
    2. pow, agora entendi... =) ... apesar de ser bem complexo... rsrs... parece q eles tem a tendência d complicar o q poderia ser fácil né... mas fazer o q... são excelentes campeonatos e tenho a felicidade d acompanhar seu blog q sempre nos prestigia com as melhores notícias... obrigado. bjo.

      Excluir
    3. ;) nada. qqer coisa é só falar! :) Bjos

      Excluir
  4. parabens ao rc cannes!!! realmente jogaram mt .
    agora elas pegam o villa cortese (outro jogao),enquanto o fenerbahçe enfrenta o kazan(outro jogo melhor ainda).vou torcer mt pelo fenrbahçe!!!
    so mais uma coisa:quem eh essa q ta no meio da comemoracao ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senhora no meio? ela é a presidente do RC Cannes, Annie Courtade! ;) Alguns clubes da Europa os presidentes costumam ser bastante participativos, vão sempre aos jogos e torcem com a torcida. Eu lembro que na final do Italiano ano passado, o presidente do Bergamo viajou junto com a Nobilta (que é a torcida organizada do Bergmao) e assistiu o jogo torcendo do lado deles) rsrss mt legal! :) A Presidente do Cannes tbm está em todas sempre, as jogadoras adoram ela!

      Excluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.