segunda-feira, 8 de março de 2010

Campeonato Italiano 09/10 - 8ª Rodada Returno

Cruz lidera o Villa na vitória sobre o Pesaro

MC Carnaghi Villa Cortese 3x1 Scavolini Pesaro (25-16 25-21 22-25 25-18) - Estatísticas

Yamamay Busto Arsizio 3x1 Asystel Volley Novara (25-22 25-21 15-25 25-23) - Estatísticas

Foppapedretti Bergamo 3x1 Monte Schiavo Banca Marche Jesi (25-21 25-23 25-27 25-20) - Estatísticas

Despar Perugia 3x0 RabecchiLupa Piacenza (25-19 25-18 25-18) - Estatísticas

Cgf Recycle Florens Castellana Grotte 3x1 Riso Scotti Pavia (21-25 25-23 25-16 25-21) - Estatísticas

Zoppas Industries Conegliano 1x3 Chateau D'Ax Urbino Volley (25-21 18-25 20-25 14-25) - Estatísticas

Comentários:

No primeiro encontro entre os dois o Villa saiu vitorioso. Depois disso o Pesaro não perdeu mais. 10 jogos depois eles se reencontraram e o final da história foi o mesmo. Vitória para o time da Aguero, que teve a semana inteira para se preparar, enquanto o Pesaro estava com a cabeça na Champions até quinta-feira. A ítalo-cubana mais uma vez jogou bem. mas o nome da partida foi Aurea Cruz. O Pesaro entrou com o time titular, mas foi logo envolvido pelo adversário e só esboçou uma reação no terceiro set. Não foi suficiente e o Pesaro agora vê o Villa encostar na classificação.

O Novara segue sua rotina. Na Champions joga muito, no italiano não joga nada. Sorte do Busto que, em casa, impôs seu jogo e somos 3 pontos importantes. Com um saque que perturbou o Novara e com grandes atuações de Fernandinha e Havelkova, nomeada MVP, o Busto não deu chances ao seu adversário de se recuperar, nem com a entrada de Manon Flier, que mais uma vez começou no banco. A fase regular está acabando e o Novara ainda não garantiu sua vaga nas quartas, já o Busto segue fazendo uma bela campanha, tentando repetir a temporada passada, quando chegaram à semi-final.

Após uma partida duríssima pela Champions, o Bergamo teve apenas dois dias para se recuperar e se preparar para uma nova batalha. Em casa, contra um adversário direto pelas primeiras posições da tabela, o time não podia pensar em perder. E não perdeu. Assim como aconteceu no turno, o Bergamo não deixou o Jesi levar nenhum ponto pra casa. Com uma atuação melhor de sua levantadora, que destribuiu bem o jogo e viu 4 de suas atacantes com 10 ou mais pontos, o foppa recupera um pouco do moral e da confiança para encarar uma batalha duríssima na Champions. O Jesi, que esse ano não joga nenhuma copa européia, teve mais uma vez em Liubov Sokolova uma gigante e a volta de Simona Rinieri, mas não foi suficiente. Mas também não é uma derrota que preocupe o time, que continua bem na tabela e não deverá até os playoffs.

Será que agora vai? Essa deve ser a pergunta mais feita em Perugia nessa temporada. Eles já tentaram de tudo, já mudaram o time milhões de vezes. Agora trocaram o técnico e isolaram as jogadoras. A boa notícia é que venceram de três a zero. A má é que não fizeram mais que a obrigação, já que o jogo era em casa contra um adversário, que embora tenha jogadoras que me agradam muito, está lutando para não cair. Só as próximas rodadas dirão se as coisas melhoraram ou não. Pelo Piacenza resultado muito ruim, que complica muito a situação do time. A boa notícia é que jogadoras contundidas voltaram. A má é que talvez seja tarde demais.

Jogando em casa, o Castellana conseguiu uma boa vitória contra o desfalcado Pavia e abriu 5 pontos da zona de rebaixamento. Já o Pavia tem muitos motivos para se preocupar. As próximas 3 rodadas são complicadas e o time, que não conta com suas melhores jogadoras, pode acabar a temporada de uma maneira que com certeza não imaginava em outubro do ano passado: na A2. As meninas estão tentando, Amaranta jogou de oposta, e muito bem, mas não consegiuram a vitória. Pelo Castellana grande jogo de Tina Lipicer, que vem jogando bem nessa temporada, e uma partida discreta para a brasileira Soninha. A parte debaixo da tabela promete fortes emoções para esse fim de campeonato. Veremos.

Foi o último jogo da rodada e mais de 2000 torcedores foram ao ginásio apoiar o time da casa. O primeiro set parecia ser um bom indício do que aconteceria na noite dessa segunda-feira. Mas não foi. O Conegliano não conseguiu segurar o Urbino e com a derrota ficou 10 pontos atrás do Pavia e do Castellana. Isso significa que é o primeiro time rebaixado na temporada 2009/2010. Confesso que escrevo isso com um aperto no coração. Não torço para o Conegliano, mas é triste ver um time que tentou de tudo, que fez um bom trabalho na sua breve história na A1, cair. O Urbino, que não tem nada com isso, botou mais três pontinhos na conta e se recuperou depois de 2 derrotas seguidas. Um jogo carregado em tensão acabou com uma bonita homenagem da brasileira Luciana do Carmo aos torcedores que incentivaram suas meninas até o fim. Ela pegou o microfone para dizer, emocionada, "vocês são os melhores".

Melhores da Rodada:

Maior Pontuadora: Tina Lipicer (Castellana Grotte) - 25 pontos
Bloqueio: Rafaella Calloni (Jesi) - 6 pontos
Saque: Christiane Fürst (Bergamo) - 4 pontos

Classificação:
1. Scavolini Pesaro - 46 (15-4)
2. MC-Carnaghi Villa Cortese - 44 (15-4)
3. Foppapedretti Bergamo - 40 (15-4)
4. Monte Schiavo Banca Marche Jesi - 36 (12-7)
5. Chateau d'Ax Urbino Volley - 32 (11-8)
6. Yamamay Busto Arsizio - 30 (11-8)
7. Despar Perugia - 27 (8-11)
8. Asystel Volley Novara - 22 (8-11)
9. Cgf Recycle Florens Castellana Grotte - 20 (7-12)
10. Riso Scotti Pavia - 20 (6-13)
11. RebecchiLupa Piacenza - 15 (4-15)
12. Zoppas Industries Conegliano - 10 (2-17)

Fonte: site da Lega

4 comentários:

  1. Joana , vc acha que a pedra no sapato do Brasil esse ano é a Italia ou a Russia novamente , e vc acha que a Goncharova e a Sokolova podem ir pra essa seleçao Russa no Mundial desse ano ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Murilo,

    eu acredito que amabas equipes podem chegar bem no Mundial. A Italia no momento pode ter dificuldades quanto a uma oposta, a Ortolani tem capacidade de jogar muito bem, mas ainda é irregular pela pouca idade. Se a Costagrande for convocada as coisas podem melhorar pra equipe. De qualquer forma eu gosto muito do trabalho do Barbolini.

    A Rússia...sim...muita gnt anda esquecendo dela, mas acho q é uma das maiores favoritas. O time não foi muito bem no Europeu ano passado, mas não tenho dúvidas que chegará forte ao Mundial. O técnico da seleção deu algumas entrevistas indicando que sim, Sokolova e Goncharova devem estar no Mundial. Em Janeiro ele foi a italia conversar com Sokolova, e durante o All Star declarou que Goncharova é a numero um na lista dele entre as que se naturalizaram para jogar pela seleção....então sim..eu acredito que a Russia irá muito forte para o Mundial.

    Eu acho q esse pode ser um torneio muito bom...porque times menores estão cada vez melhores, então podemos ver algumas surpresas...mas no final, acaba que a blusa ainda conta muito no Mundial, mas veremos bons jogos. Fiquei "triste" só pela Holanda...com a Kim grávida, fica dificil ela ir ao Mundial, e isso com certeza atrapalha demais a Holanda. Mas vamos esperar...estou ansiosa por esse torneio...vai ser muito bom....acredito que bem melhor do que o ultimo em 2006.

    ResponderExcluir
  3. Joana e Murilo!!! Já tenho a escalação do time russo para o Mundial e se o técnico conseguir essa convocação na prática o time fica tão imbatível quanto time cubano da década de 90, taí:

    Levantadora: Maria Zhadan
    Oposta: Ekaterina Gamova
    Ponteira passadora: Tatiana Kosheleva
    Ponteira atacante: Natalia Goncharova
    Meio passadora e capitã: Lioubov Sokolova
    Meio atacante: Yulia Merkulova

    Uma equipe com Sokolova é 99% de chance de sucesso. Portanto até no meio de rede ela vai se destacar como atacante e passadora. Gamova e Merkulova são as duas torres gêmeas 2,02m não é brincadeira não.Além do que a Goncharova e Kosheleva são as grandes revelações da próxima década e não podem ficar de fora deste timão. Com essa equipes de atacantes uma levantadora mediana não é representativo...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Acredito que neste Mundial realmente a camisa vai pesar. Os grandes times como Rússia, Brasil, China e Itália tem mais chances. Mas é bom não menosprezar equipes como Cuba, Sérvia, Holanda, Estados Unidos, Alemanha e Cia LTDA. Quanto ao Brasil estou confiante mas com Ana Tiemi como titular, agora se escalação da Rússia for a que citei anteriormente aí não tem pra ninguém, Mari e Paula teriam que comer muito arroz com feijão.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.