domingo, 21 de março de 2010

O Voleibol na Turquia

Hoje falaremos um pouco mais do voleibol da Turquia. Nos últimos anos, a Turquia tem se tornado um grande incentivador do esporte, e vem investindo cada vez mais não só em suas seleções, como também na sua liga nacional. Com muito dinheiro para gastar, os turcos cada vez mais fazem propostas gritantes as maiores jogadoras, e com isso a Liga Turca cresce a cada ano. Semelhante ao que vem acontecendo nos últimos dois anos, essa temporada eles trouxeram grandes nomes, como as russas Ekaterina Gamova e Maria Borodakova, as sérvias Maja Ognjenovic, Jelena Nikolic e Ivana Djerisilo, a experiente croata Natasa Osmokrovic, entre tantas outras.

Assim como acontece na Itália, os turcos fazem dois torneios paralelos, a Liga Turca e a Copa Turca de vôlei. Além da Supercopa Turca, no início de cada temporada, onde se enfrentam o vencedor da última Liga e o vencedor da última Copa turca na busca pelo título. Essa temporada, 2009/2010, a Supercopa foi disputada entre Fenerbahçe Acibadem e Eczacibasi Zentiva, com vitória do Fenerbahce por 3x1, equipe que investiu muito e vem sendo a sensação em toda Europa.

Fenerbahçe, campeão da Supercopa Turca 2009/2010

Fenerbahçe Acibadem Istanbul 3x1 Eczacibasi Zentiva Istanbul (25-19, 25-12, 22-25, 25-19) - Estatística


Clipe da Supercopa




A Copa Turca, assim como a Liga Turca ainda está em andamento. A Copa já está com suas semifinais definidas, e o jogo de ida das semifinais irá acontecer esta semana. De um lado o Fenerbahçe e Eczacibasi se enfrentam em uma reedição da final da Supercopa, do outro, o Vakifbank Günes Sigorta TTelekom, segundo melhor time do país no momento, não deve ter problemas para passar pelo Nilüfer Belediyesi, que está em nono no campeonato turco.

Copa Turca - Semifinais (ida)

23/03/2010 - Nilüfer Belediyesi x Vakifbank Günes Sigorta TTelekom
24/03/2010 - Eczacibasi Zentiva x Fenerbahçe Acibadem



A Liga turca é, hoje em dia, considerada uma das mais fortes do mundo. E faz por onde para receber esse crédito, equipes fortes e competitivas, estrelas internacionais, torcida sempre presente, organização dos clubes e da confederação, ginásios preparados para receber grandes espetáculos.

Ao todo são 12 equipes participando da série máxima turca. O formato do torneio é muito semelhante ao disputado na Itália, os times se enfrentam em uma fase regular em turno e returno. Resultados de 3x0 ou 3x1 dá 3 pontos ao vencedor e 0 ao perdedor, caso o placar seja 3x2, o vencedor ganha 2 pontos e o perdedor 1 na tabela de classificação. Após a Fase Regular, as 8 melhores equipes se classificam aos Playoffs, enquanto as 2 piores são rebaixadas a segunda divisão do Voleibol turco. Os Playoffs são divididos em quartas de final, disputadas em uma série de 3 partidas, semifinal e final, jogadas em séries de 5 partidas.

Essa temporada teve início dia 18 de outubro de 2009, e segue nas últimas rodadas da Fase Regular returno. Ontem aconteceu a vigésima rodada da competição. Até agora dispontam como favoritos os times que mais investiram. O Fernerbahçe foi quem mais contratou e segue na liderança do torneio sem nenhuma derrota ainda, e somente com 1 set perdido. O time conta com a russa Ekaterika Gamova, a croata Natasa Osmokrovic, a levantadora belga Dirickx, a ponteira holandesa Alice Bloom, além dos destaques turcos, como a jovem levantadora Naz, a meio de rede Eda Erdem e a ponteira Seda Tokatlioglu.

Fenerbahçe Acibadem Istanbul

Em segundo na tabela vem o Vakifbank Gunes Sigorta TTelekom Istanbul. O time teve um início difícil de temporada, com muitos jogadoras voltando de suas seleções, demorou até encaixar seu melhor jogo, mas conseguiu se recuperar, e com a recente eliminação da Champions League, concentra toda sua força no campeonato. O time titular todo pode ser apontado como destaque, Maja Poljak, Kinga Maculewicz, Jelena Nikolic, Debby Stam e Nesliham Darnel são suas estrelas. A equipe conta ainda com o técnico da seleção alemã, o italiano Giovanni Guidetti, e tem em seu banco a meio de rede titular da seleção turca, Bahar Toksoy. Na partida de ontem, a holandesa Debby Stam não atuou, ela ainda se recupera de uma torção no tornozelo que sofreu durante o jogo contra o Asystel Novara pela Champions League, mas apesar do susto naquele jogo, a lesão não foi tão grave quanto pareceu, não houve nenhum rompimento de ligamento, e a jogadora logo deve estar de volta as quadras.

Vakifbank Gunes Sigorta TTelekom Istanbul

Em terceiro na tabela segue o Eczacibasi Zentiva Istanbul, a equipe conta com alguns bons nomes como a levantadora sérvia Ognjenovic, a italo-cubana Mirka Francia, a ponteira turca Gumüs, além da meio de rede russa Borodakova. O time tenta crescer na competição, mas deve encontrar dificuldades para conseguir chegar a final. O Eczacibasi tinha como objetivo essa temporada estar no final four da Copa CEV, mas uma inesperada eliminação para a equipe de Baku, do Azerbaijão, acabou estragando os planos da equipe, o que pode afetá-las psicologicamente.

Eczacibasi Zentiva Istanbul

Correndo por fora, na quarta e quinta colocação, vêm as equipes do Galatasaray e do Besiktas. O Galatasaray é um clube de muita tradição na Turquia, e devido especialmente ao futebol, ele e Fenerbahçe sempre realizam jogos muito tensos, de muita rivalidade. Essa temporada a equipe conta com as sérvias Ivana Djerisilo e a meio Natasa Krsmanovic, além da brasileira Valeskinha e da ponteira turca Deniz. O Besiktas é outra equipe de tradição no futebol, mas no vôlei ainda luta para montar um equipe forte. A oposta croata Sanja Popovic é o maior destaque e vem levando a equipe nas costas até o momento para conseguir essa quinta colocação no torneio. O time conta também com a brasileira Tatiana, transferida do voleibol russo, e a sérvia Jasna Majstorovic, que já teve algumas passagens pela seleção de seu país.

Galatasaray

Sanja Popovic, destaque do Besiktas

Iller Bankasi, Eregli Belediyesi, Nilüfer Belediyesi, Karsiyaka DYO, MKE Ankaragücü, Yesilyurt e Beylikdüzü Spor completam a lista de 12 equipes que disputam o campeonato. O MKE Ankaragücü vem sendo uma supresa no torneio, a equipe se promoveu esse ano a série máxima e vem até agora se classificando aos playoffs na oitava colocação, o time conta com a levantadora reserva da seleção turca, Pelin Çelik, e contava com a italiana Valentina Serena, que no meio da temporada retornou a Itália para jogar pelo Foppapedretti Bergamo. O Eregli Belediyesi conta com 3 tailândesas, entre elas as conhecidas Apinyapong e Malika Kanthong. O Yesilyurt e Beylikdüzü, assim como o Ankaragücü, se promoveram essa temporada, para substituir o antigo Turk Telekom Ankara que acabou (o patrocinador se transferiu para o Vakifbank Gunes Istanbul) e o Tarimspor, que desistiu de jogar essa temporada. A título de curiosidade, vocês devem ter reparado que muitos times são da cidade de Istanbul, o que é uma verdade, das 12 equipes disputando o campeonato turco, 7 tem a maior cidade do país como sua casa, são elas o Fenerbahçe, o Vakifbank, o Eczacibasi, o Galatasaray, o Besiktas, o Yesilyurt e o Beylikdüzü.

Todos os resultados e estatísticas dos jogos desta temporada podem ser encontrados no site da Federação Turca de Voleibol, especificamente neste link - http://www.voleybol.org.tr/fikstur/index.php/voleybol/fikstur/2010/1/B

A baixo vou colocar os resutaldos da última rodada, e a atual tabela de classificação.

20ª Rodada:

Galatasaray 3x2 Nilüfer Bld. (25-16, 17-25, 25-21, 20-25, 15-12) - Estatística
Eczacibasi Zentiva 3x0 Karsiyaka DYO (25-23, 25-20, 25-18) - Estatística
Iller Bankasi 3x1 Yesilyurt (25-23, 25-14, 13-25, 25-19) - Estatística
Besiktas 3x0 MKE Ankaragücü (25-16, 25-17, 27-25) - Estatística
Beylikdüzü Spor 0x3 Fenerbahçe Acibadem (15-25, 24-26, 9-25) - Estatística
Eregli Bld. 1x3 Vakifbank Gunes S. TTelekom (15-25, 28-30, 25-22, 14-25) - Estatística

Classificação Atual:

1. Fenerbahçe Acibadem - 60 pnts (20-0)
2. Vakifbank G. S. TTelekom - 49 pnts (16-4)/ sets ave. 3,467
3. Eczacibasi Zentiva - 49 pnts (17-3)/ sets ave. 3,400
4. Galatasaray - 40 pnts (14-6)
5. Besiktas - 36 pnts (12-8)
6. Iller Bankasi - 32 pnts (11-9)
7. Eregli Bld. - 23 pnts (8-12)
8. MKE Ankaragücü - 21 pnts (6-14)
9. Nilüfer Bld. - 17 pnts (6-14)
10. Yesilyurt - 16 pnts (6-14)/ sets ave. 0,511
11. Karsiyaka DYO - 16 pnts (4-16)/ sets ave. 0,471
12. Beylikdüzü - 1 pnt (0-20)


fonte: voleibol.org.tr; voleybolunsesi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.