segunda-feira, 15 de março de 2010

Campeonato Italiano 09/10 - 9ª Rodada Returno

Ortolani ajudou o Bergamo à conquistar mais
uma vitória sobre o Pesaro

Scavolini Pesaro 2x3 Foppapedretti Bergamo (25-19, 19-25, 23-25, 25-16, 11-15) - Estatísticas

Asystel Volley Novara 0x3 Despar Perugia (23-25, 19-25, 25-27) - Estatísticas

Chateau D'Ax Urbino Volley 3x0 Yamamay Busto Arsizio (25-18, 25-19, 25-17) - Estatísticas

MC- Carnaghi Villa Cortese 2x3 Monte Schiavo Banca Marche Jesi (21-25, 25-23, 25-15, 22-25, 16-14) - Estatísticas

RabecchiLupa Piacenza 2x3 CGF Recycle Florens Castellana Grotte (20-25, 23-25, 25-23, 29-27, 12-15) - Estatísticas

Riso Scotti Pavia 3x1 Zoppas Industries Conegliano (25-22, 25-21, 17-25, 28-26) - Estatísticas

Comentários:

Em duas semanas era a terceira vez que eles se enfrentavam. Depois da eliminação da Champions e da demissão do técnico Angelo Vercesi, o Pesaro voltava à quadra tentando recuperar o moral e evitar que sua liderança fosse ameaçada. No início do jogo parecia que iram conseguir, mas em uma partida muito equilibrada, o Bergamo saiu vitorioso mais uma vez. Em um jogo com muitos erros, as opostas foram os destaques de seus times. O jogo foi equilibrado, mas o Bergamo pode contar com suas duas centrais, o que não aconteceu com o Scavolini. Para piorar a situação Colibri, sua grande jogadora no campeoanto, Carolina Costagrande, não estava em uma noite inspirada. Ao Pesaro cabe pensar no próximo jogo, contra o Jesi, para tentar se reabilitar. O Bergamo, que agora é o time com menos derrotas no campeonato, segue embalado e vai aproveitar a semana sem jogos para recuperar o time fisicamente.

Bem... o que falar do Novara?? Não acho que exista nenhuma explicação técnica. Depois de uma sequência de resultados bons na Champions e atuações pífias no fim de semana não consigo acreditar que exista uma explicação "voleibolística" para essas derrotas. Se é um problema emocional, de confiança ou se elas deixaram o italiano de mão eu não sei, mas que é estranho é. Especialmente, quando você perde em casa, por 3 a 0 e uma de suas jogadoras mais caras pouco entra em quadra. O Perugia aproveitou, conquistou três preciosos pontos e teve a segunda vitória sob o comando do novo treinador. Com uma grande atuação de Zetova e Leggeri (MVP do jogo) e com uma libero praticamente perfeita no passe (100% positivo e 82% perfeito), o time segue na luta para se classificar diretamente às quartas. Já o Novara amarga a décima colocação no campeonato.

O Urbino jogou em casa e, simplesmente, não deu chances ao Busto. Desde o primeiro ponto demonstrou que queria muito ganhar cada ponto e sem dificuldades fechou o primeiro set. No segundo set o Busto bem que tentou, mas a história se repetiu. Diante de um adversário quase perfeito o time da brasileira Fernandinha nada pode fazer. O Urbino agora só precisa de uma vitória para assegurar o quinto lugar, que certamente seria muito comemorado para um time que chegou à A1 esse ano. O Busto tem duas rodadas para confirmar a sexta colocação e lutar nos playoffs e ainda tem uma fase final da Copa CEV para se preocupar.

O Villa estava invicto jogando em casa e, jogando com seu time titular, saiu na frente no primeiro set. Mas em um jogo muito equilibrado acabou perdendo a invencibilidade para um Jesi que lutou muito e jogou com a máxima concentração. O técnico Nesic fez uma mudança colocando Rinieri para jogar de oposta e Sokolova para jogar na ponta, com as duas formando a linha de passe com Negrini e a líbero (nos primeiros sets Mazzoni e depois Mataloni). Funcionou. Com o passe dividido entre tantas jogadoras todas puderam se concentrar também no ataque e pontuaram muito bem e tiveram um aproveitamento alto. Com os resultados da rodada não mudou muita coisa entre os primeiros colocados, que continuam favoritos a figurar nas semi-finais do campeonato.

Era um jogo muito tenso na briga pelo rebaixamento. O Piacenza tinha a vantagem de jogar em casa e nos dois primeiros sets conseguiu abrir uma vantagem significativa, mas deixou o Castellana virar e abrir 2 a 0. Nem por isso o Piacenza desistiu. Com muita luta, venceu os dois sets seguintes e levou o jogo para o tie-break. No quinto set o Castellana logo se impôs e fechou o jogo, destaque para a brasileira Soninha, com 26 pontos. Com a derrota o Piacenza está virtualmente rebaixado.

O Pavia tinha um jogo em casa, contra um adversário já rebaixado para se recuperar no campeonato. Mais uma vez Amaranta Fernandez jogou de oposta e com seus 23 pontos ajudou seu time a garantir uma vaga nos playoffs e afastar de vez o perigo do rebaixamento. O Conegliano teve brio e lutou mesmo que a partida não valesse mais nada. Brakocevic e Pavan voltaram a jogar bem, pena que tenha sido tarde demais.

Melhores da Rodada:

Maior Pontuadora: Soninha (Castellana Grotte) - 26 pontos
Bloqueio: Laura Nicolini (Piacenza), Jovana Brakocevic (Conegliano) - 7 pontos
Saque: Amaranta Fernandez (Pavia), Kasia Skowronska (Pesaro), Mattea Ikic( Pavia) - 4 pontos

Classificação:
1. Scavolini Pesaro - 47 (15-5)
2. MC-Carnaghi Villa Cortese - 45 (15-5)
3. Foppapedretti Bergamo - 42 (16-4)
4. Monte Schiavo Banca Marche Jesi - 38 (13-7)
5. Chateau d'Ax Urbino Volley - 35 (12-8)
6. Yamamay Busto Arsizio - 30 (11-9)
7. Despar Perugia - 30 (9-11)
8. Riso Scotti Pavia - 23 (7-13)
9. Cgf Recycle Florens Castellana Grotte - 22 (8-12)
10. Asystel Volley Novara - 22 (8-12)
11. RebecchiLupa Piacenza - 16 (4-16)
12. Zoppas Industries Conegliano - 10 (2-18)

fonte: site da lega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.