segunda-feira, 29 de março de 2010

Campeonato Italiano 09/10 -11ª Rodada returno

Perugia vence o Jesi de virada em casa e consquita
a classificação direta as quartas


Scavolini Pesaro 3x1 Riso Scotti Pavia (25-20, 25-27, 25-12, 25-17) - Estatística

Asystel Volley Novara 2x3 Foppapedretti Bergamo (22-25, 25-20, 25-16, 20-25, 11-15) -
Estatística

MC-Carnaghi Villa Cortese 3x0 Yamamay Busto Arsizio (25-15, 25-15, 25-21) -
Estatística

Despar Perugia 3x2 Banca Marche Monte Schiavo Jesi (22-25, 17-25, 25-20, 25-20, 15-13) -
Estatística

Cgf Recycle Florens Castellana Grotte 3x2 Chateau d'Ax Urbino Volley (25-23, 25-15, 25-27, 24-26, 16-14) -
Estatística

RebecchiLupa Piacenza 3x0 Zoppas Industries Conegliano (25-17, 25-17, 25-22) -
Estatística

Comentários:

Terminou ontem na Itália a Fase Regular da Liga Italiana de Voleibol. Como vocês sabem essa temporada as regras de playoffs estão um pouco diferentes. Os seis primeiros colocados se classificam diretamente as quartas de final, enquanto que os times que terminarem entre a 7ª e 10ª colocação realizam uma série de jogos apra ver quem passa a fase seguinte. O 7º enfrenta o 10º e o vencendor pega o 2º colocado na tabela. Do outro lado, 8º pega o 9º para em seguido o vencedor pegar o 1º.

Sem muito em jogo, o Pesaro não encontrou problemas para passar por um desfalcado Pavia. A equipe aproveitou a partida para poupar a oposta Skowronska, em seu lugar jogou a meio de rede Marinkovic. O Pesaro cometeu muitos erros principalmente no segundo set, o que acabou acarretando na derrota deste, mas no geral, soube dominar a partida, liderado mais uma vez pela ponteira Costagrande. Fim de fase regular e o Pesaro, apesar de todos os problemas enfrentados manteve a primeira colocação na classificação. Já o Pavia terminou em 10º, e irá enfrentar o Busto Arsizio por uma vaga nas quartas.

Apesar de se tratar de duas grandes equipes, o jogo Novara e Bergamo foi uma grande "pelada". Sem valer muito para a classificação final do campeonato, e as vésperas do confronto mais importante entre os dois, a semifinal da Champions League no sábado, o jogo ficou com mais cara de amistoso do que qualquer outra coisa. As equipes se alternaram no placar diversas vezes, e os técnicos aproveitaram para utilizar seus bancos para poupar algumas jogadoras e esconder um pouco do jogo que todos esperam ansiosamente. Quem saiu perdendo foi o público que foi até o ginásio em Novara acompanhar suas jogadoras favoritas, porém uma atitude compreensível já que o que está em jogo agora é a Champions League. O destaque ficou por conta da oposta Ortolani, que fez 27 pontos. Quando voltarem de Cannes as duas equipes terão um difícil caminho pela frente para chegar a final do italiano. O Bergamo, qu eterminou na 3ª colocação irá enfrentar o Perugia, algoz da equipe, time que os eliminou do campeonato nas duas últimas temporadas. Já o Novara, que ficou em 8º enfrenta o Castellana Grotte, e se vencer pega o Pesaro nas quartas de final.

Ainda seu poder contar com a levantadora brasileira Fernandinha que se recupera de um problema na cervical sentida durante o jogo final da Copa CEV, o Busto não encontrou meios para driblar a força da equipe do Villa Cortese, que vem tendo um aproveitamento incrível nesta fase de returno. Muitos erros de ataque do Busto, talvez sentindo um pouco do cansaço após o fim de semana desgastante pelo torneio europeu. Agora a equipe deve se recuperar, pois terminou em 7º na classificação e enfrenta o Pavia em busca da vaga nas quartas.

Despar Perugia e Monte Schiavo Jesi protagonizaram um dos melhores confrontos dessa 11ª rodada. Para o Perugia esse jogo valia muito, já que a conquista de 2 pontos, com a derrota do Busto colocava o time na 6ª colocação e com isso a classificação direta para as quartas de final. O Jesi começou melhor a partida, enquanto visivelmente nervosa, a equipe do Perugia cometia muitos erros. Com isso o Monte Schiavo abriu 2 a 0 em sets. Mas as donas de casa não iriam desistir, e em uma grande virada conseguiram levar os dois pontos necessários para a classificação. Agora o Perugia enfrenta o Bergamo nas quartas de final, enquanto o Jesi pega o Urbino, surpresa do campeonato, mas que já mostrou toda sua competência.

O Castellana Grotte conseguiu em casa uma grande vitória sobre a equipe do Urbino Volley. Depois de abrir dois a zero em sets, a equipe da brasileira Soninha viu o Urbino crescer na partida e vencer nos momentos decisivos dos sets seguintes. O tie-break foi levado até o limite, mas nem os 27 pontos de Havlickova e os mais 27 da Petrauskaite evitaram a derrota do Urbino, que em compensação cometeu 32 erros no total contra 20 do Castellana. Urbino termina na 5ª colocação e Castellana em 9º.

A última rodada guardou o confronto entre as duas equipes rebaixadas desta temporada, o Piacenza e o Conegliano, mas apesar dos pesares, as duas equipes entraram em quadra pensando em fazer bonito e realizar acima de tudo a celebração do esporte. No final da partida uma bela homenagem as jogadoras de ambas equipes e um momento de confraternização. O resultado do jogo, 3x0 para a equipe da casa, que contou com uma excelente atuação da jovem meio de rede Chiara Dall'Ora.

Melhores da Rodada:

Maiores Pontuadoras: Aneta Havlickova (Urbino), Valdone Petrauskaite (Urbino), Serena Ortolani (Bergamo) - 27 pontos cada
No Bloqueio: Manuela Leggeri (Perugia) e Paola Paggi (Novara) - 7 bloqueios cada
No Saque: Ilaria Garzaro (Pesaro) - 3 aces

Classificação após a Fase Regular:

1. Scavolini Pesaro: 53 pnts (17/5)
2. MC-Carnaghi Villa Cortese: 51 pnts (17/5)
3. Foppapedretti Bergamo: 47 pnts (18/4)
4. Banca Marche Monte Schiavo Jesi: 39 pnts (13/9)
5. Chateau d'Ax Urbino Volley: 37 pnts (12/10)
6. Despar Perugia: 34 pnts (11/11)
7. Yamamay Busto Arsizio: 33 pnts (12/10)
8. Asystel Volley Novara: 26 pnts (9/13)
9. Cgf Recycle Florens Castellana Grotte: 24 pnts (9/13)
10. Riso Scotti Pavia: 23 pnts (7/15)
11. RebecchiLupa Piacenza: 19 pnts (5/17)
12. Zoppas Industries Conegliano: 10 pnts (2/20)

obs.: em azul os classificados diretamente as quartas, em verde quem disputará as oitavas;

Confrontos de Playoffs - Quartas de Final:

  • Pesaro (1º) x vencedor de Novara (8º) e Castellana Grotte (9º)
  • Jesi (4º) x Urbino (5º)

  • Villa Cortese (2º) x vencedor de Busto Arsizio (7º) e Pavia (10º)
  • Bergamo (3º) x Perugia (6º)
fonte: site da lega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.