quarta-feira, 31 de março de 2010

Perfil - Eva Yaneva


Informações Gerais:

Posição: Ponteira
Data de Nascimento: 31/07/1985
Local: Sofia, Bulgária
Altura: 185 cm
Clube Atual: JT Marvelous (JPN)

Talvez para a maioria dos brasileiros o nome de Eva Yaneva seja desconhecido, muito porque seu país, a Bulgária, não teve, nos últimos anos, resultados expressivos mundialmente. Mas na Europa ela tem o sucesso garantido, e se quiser, vaga nas maiores equipes do velho continente, o que é fácil compreender se você tiver a oportunidade de acompanhar o voleibol da jogadora em um bom dia, jamais irá esquecê-la. Principal jogadora búlgara, e um dos destaques da equipe francesa do RC Cannes, Yaneva se junta, nesse fim de semana, a outras estrelas do vôlei europeu em busca do título da Champions League. Por isso, vamos conhecer um pouco mais o seu perfil.

Yaneva tem 24 anos, nasceu dia 31 de julho de 1985, na capital da Bulgária, Sofia. Desde pequena gostava de praticar esportes. Começou no esqui com apenas 6 anos de idade, influenciada por seu pai, um ex-treinador de salto de esqui. Nos verões praticava passeios a cavalo. Logo, no entanto, Eva cresceu, e sua altura e seu peso começaram a impedir a prática de ambos, a solução, trocar de esporte. Foi quando Yaneva se viu dividida entre o voleibol e o basquete. A decisão veio por parte da mãe, que preferia que a filha praticasse o voleibol, por considerar um esporte mais feminino. Assim, aos 11 anos, em 1996, Yaneva assinou com seu primeiro clube, o CSKA Sofia, onde ficou até 2004. Nesse período se tornou campeã da liga nacional por 3 vezes. No seu último ano, na temporada 2003/2004, teve a chance de participar de uma competição de clubes européia, a Top Teams Cup, que hoje equivale a Challange Cup. O CSKA foi bem, mas acabou eliminado nas quartas de final para a equipe do USC Münster da Alemanha.

Logo, todos que acompanharam a competição puderam perceber que Yaneva seria uma jogadora diferenciada. Na temporada 2004/2005 decidiu sair do país e ir jogar em uma liga mais forte. Assinou com o time do Stinol Lipetsk da Rússia, que acabou a temporada na 7ª colocação. Mas a mudança na carreira de Yaneva veio mesmo em 2005. Foi nesse ano que a jogadora assinou com o RC Cannes da França, time que defende até hoje.


Jogando pelo RC Cannes contra a também
búlgara Zetova, sua atleta favorita

Logo na sua primeira temporada no clube francês, chegou ao final four da Champions League. Acabou perdendo a final para a equipe italiana do Perugia por 3x1, mas o que ficou na memória foi a sua excelente atuação na semi-final, contra outra equipe italiana, o Foppapedretti Bergamo, diante de 4000 fãs. Além do vice campeonato na Champions, Yaneva se sagrou campeã da Copa da França e da Liga francesa. Aliais, essas parecem ser conquistas garantidas para o RC Cannes ao longo dos anos. Eva, desde que chegou, nunca perdeu nenhum dos dois títulos com a equipe, e caminha, nessa atual temporada, para repetir o feito. Foi campeã da Copa da França semana passada e segue na liderança na Liga Francesa. Como curiosidade, Yaneva teve por duas vezes brasileiras como companheira, em 2005/2006 foi a experiente levantadora Gisele, e na temporada seguinte, a também levantadora Marcelle.


Campeã Francesa 2008/2009

Mas não é só em quadras francesas que Yaneva pode mostrar suas habilidades. Todo fim de ano, a equipe do Cannes participa do torneio Top Volley Internacional na Suíça, uma chance dos brasileiros verem a jogadora em ação. O time foi campeão em 2005, quando participaram também times como Dinamo Moscow e Finasa Osasco, e, como bem devem lembrar, chegou a final em 2009, onde acabaram perdendo a final para as brasileiros do Unilever Volei. O domínio no cenário francês, aliado a manutenção de equipes competitivas, permitiu ao RC Cannes, ao longo dos anos, ser figurinha fácil no álbum da Champions League. O time foi campeão por duas vezes, em 2002 e 2003, e agora reeditará um Final Four, que não disputa desde 2006, exatamente na primeira temporada de Eva no clube. E Yaneva tentará conquistar seu primeiro grande título continental.


Jogando a Liga Francesa em 2010

Com a seleção búlgara, o reconhecimento é tão grande ou até maior. Convocada desde 2004 ao time adulto, Yaneva é hoje, a jogadora referência do técnico Nesic. Foi, nos últimos dois anos, eleita a melhor jogadora de vôlei do país. A equipe sempre participa dos campeonatos classificatórios no continente, seja para Grand Prix, Mundiais ou Olimpíadas, mas até hoje não conseguiu nenhum resultado muito expressivo. Em 2009, conquistou a terceira colocação na Liga Européia, vencendo a seleção francesa por 3x0 após perder a semi-final para a Turquia. E no Campeonato Europeu, disputado na Polônia, acabou na 8ª colocação. A equipe búlgara forma uma geração muito nova no momento, mas que promete para os próximos anos.


Yaneva com o técnico Nesic no Campeonato Europeu 2009

Yaneva pode ser jovem, mas já é muito experiente. É uma líder nata, e gosta de chamar a responsabilidade do jogo. Às vezes, demasiadamente estusiasmada, o que acaba incomodando os adversários. Eva aparece como uma promessa do crescimento do esporte na Bulgária. E sorte nossa, que podemos acompanhar de perto o crescimento de mais uma estrela no voleibol mundial.


Atualizações

- Medalha de bronze na Champions League 2009/2010 com a equipe do RC Cannes da França. O time perdeu a semifinal para as turcas do Fenerbahçe por 3x2, mas venceu a disputa do bronze contra as italianas do Asystel Novara por 3x0.
- 2010/2011: Assinou como Omichka Omsk, da Rússia
- 2011/2012: Assinou com o Dinamo Moscou, da Rússia
- 2011/2012: Vice-campeã da Superliga Russa e Campeã da Copa Russa com o Dinamo Moscou
- 2012/2013: Assinou com o Jt Marvelous (Japão)

3 comentários:

  1. Eu era uma das pessoas q nunca havia prestado atenção na Yaneva mas agora nos próximos jogos do Cannes contra o Fenerbahçe (na semi) e contra o Novara (na disputa do bronze, hehehe), ficarei mais atenta ao voleibol da menina.

    Sugestão: já postaram o perfil da Kozuch (Novara) e agora da Yaneva (Cannes), q tal completar o Fianl Four com uma revelação do Bergamo (sugiro Bosetti) e uma do Fenerbahçe!?!

    ResponderExcluir
  2. hehehehehe....a idéia era essa já Aline...colocar um perfil de cada...hehehehe...é bom q a gnt sempre pensa igual...rsrsrs

    quanto a sugestão da Bosetti, bem na verdade a gnt tinha pensado em fazer de outra...mas vou falar com a Mari.. ;)

    ResponderExcluir
  3. Podiam colocar da gomovinha né?!
    Já que falta um do fenerbahçe.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.