sábado, 6 de março de 2010

Perfil - Carolina Costagrande

Informações Gerais:

Posição: Ponteira
Data de Nascimento: 15/10/1980
Local: El Trébon, Santa Fé, Argentina
Altura: 186 cm
Clube Atual: Evergrand Guangdong (China
)
Possui nacionalidade esportiva italiana desde 2005

Carolina Costagrande está para completar 30 anos e encontra-se na melhor fase de sua carreira. Jogando na série principal da Itália, a A1, desde os 18 anos, Costagrande espera agora ter uma chance para jogar pela seleção italiana, enquanto vem atuando de forma extraordinária pelo Scavolini, seu clube atual. Hoje falaremos um pouco da carreira dessa argentina que muito cedo deixou seu país para ir brilhar no país da bota.


Carolina nasceu em El Trébon, em Santa Fé, em 15 de outubro de 1980, bisneta de italianos, possui duas irmãs, Florence e Luisina Costagrande. A última, mais nova, chegou a seguir os passos de Costagrande no vôlei, e inclusive representou a Itália no campeonato Mundial Juniores em 2005, no entanto hoje dedica-se exclusivamente aos estudos.

A estrela de Pesaro começou no vôlei com 8 anos em sua cidade natal mesmo, pelo clube Trebolense. Logo teve seu talento reconhecido e se tornou uma grande promessa no esporte do país. Seu técnico na época era Mario Martinez, por quem Carolina demonstra grande carinho. Você pode reconhecer o nome, já que na temporada de 2008/2009 foi ele o responsável em trazer o time do Conegliano a série A1 na Itália. Aos 14 anos veio a primeira convocação para uma seleção argentina e aos 16, ainda muito jovem, a jogadora se mudou para Buenos Aires, onde foi atuar pela equipe do Boca.



Assim como acontece com um gra
nde número de atletas argentinos de talento em diferentes esportes, Costagrande viu a aoportunidade de deixar a Argentina para crescer no exterior, e foi o que fez. Aos 18 anos ela se mudava para a Itália. Seu primeiro clube no país foi o Marsí Palermo, com quem assinou no dia 31 de janeiro de 1999.

Na temporada seguinte, 1999/2000, a jogadora se mudou para o Brums Busto Arsizio e tinha como companheira de equipe alguns nomes muito conhecidos hoje em dia, mas que na época não passavam de jovens atletas, como a levantadora Lo Bianco, a meio Jenny Barazza e a oposta Elisa Togut. A equipe baseava-se em jovens promessas, e não conseguiu chegar aos playoffs da Lega.

No final de 2000 Costagrande assinou com o Mirabilandia Teodora Ravenna, essa sim, uma equpe competitiva e com o clube chegou na temporada 2000/2001 às semifinais do campeonato Italiano, quando perdeu a série semifinal para o Foppapedretti Bergamo.

Aos 21 anos, Carolina se tornou capitã da seleção argentina, seleção que defendeu até o Mundial de 2002. A Argentina estava no grupo com Rússia, Estados Unidos, Repúplica Dominicana, Porto Rico e Quênia e não conseguiu avançar a segunda fase da competição. Se despediram do torneio conseguindo somente uma vitória em cima do Quênia, e o Mundial acabou se tornando o último ato de Costagrande pela seleção. Após esse, e com a falta de retorno e investimento na seleção, a jogadora optou não representar mais o país e decidiu dedicar-se a sua carreira na Itália.



Entre os anos de 2001 a 2003, Jesi foi a casa da argentina. Após um primeiro ano sem muitos resultados, o clube dedidiu investir mais e montou uma equipe forte para a temporada 2002/2003, que entraria na briga por títulos. Carolina teve ao seu lado as italianas Lo Bianco, Togut, Leggeri, além da americana Phipps. O Monte Schiavo no entanto não conseguiu os títulos que desejava, foi parado por Novara e Perugia, nas semifinais do campeonato Italiano e final da Coppa Itália respectivamente.

Costagrande continuava sua trilha na Itália, em 2003 retornou ao Ravenna e na temporada seguinte foi para o Infotel Europa systems Forli, onde jogou ao lado da brasileira Angela Moraes. Está foi uma boa temporada para a jogadora, marcou 316 pontos até sua última partida, mas novamente não passava das quartas de final.

Porém o sucesso na carreira ainda estava por vir. Foi em Pesaro que Costagrande começou a marcar seu nome na história do voleibol italiano, conquistando seus primeiros títulos e prêmios.



No clube desde 2005, essa temporada 2009/2010 marca a quinta da jogadora pelo Scavolini, o que torna esse o time que ela representou por mais tempo em sua carreira. Foi em Pesaro também que Carolina decidiu adotar a cidadania italiana. Desde que chegou, os sucessos foram muitos, conquistou a Supercoppa Italiana nos anos de 2006, 2008 e 2009, a Coppa CEV em 2006 e 2008, a Coppa Itália inédita para o clube ano passado, em 2009 e se tornou atual bi-campeã italiana, vencendo os Scudetto nas últimas duas temporadas, 2007/2008 e 2008/2009. O Scavolini, no entanto, ainda não conseguiu vencer a Champions League, principal torneio de clubes da Europa, e este é o principal objetivo da equipe nesta temporada.


Em Pesaro, Costagrande pode conviver com diversos brasileiros, como as jogadoras Sheilla, Mari, Georgete, Jaqueline, além dos técnicos Angelo Vercesi e Zé Roberto. Essa colônia brasileira na equipe italiana nos últimos anos fez com que a argentina se aproximar muito da cultura brasileira, da qual ela se diz admiradora. Na revista Pallavolo Supervolley de 2008, quando entrevistada, a jogadora garante saber português, e que a relação dela com o técnico Vercesi, quem considera como um irmão, é a prova de que não existe essa coisa de rivalidade entre Brasil e Argentina. A título de curiosidade, Carolina visitou o país em 2007, onde ficou treinando com a Seleção brasileira um tempo, e na Pallavolo de maio de 2009 citou a música Nada pra mim da cantora Ana Carolina como uma das favoritas na época.


Nos últimos anos, Costagrande vem dedicando-se também ao vôlei de praia no período entre temporadas, ela acredita que isso a deixa em melhor forma, e a ajuda a se apresentar melhor na temporada por vir. Em 2008, fez dupla com a companheira de equipe Brussa para disputar o torneio de praia dos clubes italianos, e com Lucia Lunghi chegou a jogar uma etapa do circuito mundial da FIVB em Barcelona. Em 2009, jogando ao lado de Valeria Rosso (meio de rede do Novara), disputou as etapas de Osaka no Japão, Seul na Coréia e Stare Jablonski na Polônia, onde acabou sendo eliminada após perder para a dupla brasileira Shelda e Ana Paula por 23-25 e 15-21.


Ela segue no Scavolini em busca de mais títulos essa temporada. O time está atualmente liderando a tabela do campeonato italiano com 46 pontos, 5 a frente do segundo colocado Villa Cortese. E segue na luta pelo título da Coppa Itália e na busca por uma vaga do Final Four da Champions.

Ao longo dos anos, Carolina Costagrande se demonstrou uma máquina de fazer pontos, e agora, mais experiente espera poder mostrar todo seu talento também nas quadras ao redor do mundo. Uma coisa é certa, os fãs italianos estão ansiosos pela próxima convocação e esperam ver logo essa grande jogadora representando seu país.



Atualização:
- Campeã Italiana 2009/2010: Carolina Costagrande se tornou tri-campeã consecutiva italiana com o Scavolini Pesaro, ao bater a equipe do Mc-Carnachi Villa Cortese na final em 3 partidas, vencendo as duas primeiras por 3x2 em casa, e a última por 3x0 em Milão.
- 2012/2011: Assinou com o Dinamo Moscou
- 2011/2012: Assinou com o Evergrande Guangdong (China)
- 2011: Campeã e MVP da Copa do Mundo do Japão (Classificada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012)
- 2011/2012: Campeã da Liga Chinesa com o Evergrande
- 2012/2013: Renovou com o Evergrande


Fonte: site da Lega; revista Pallavolo Supervolley

8 comentários:

  1. Olá Joana , realmente a Costagrande é uma otima jogadora , eu assisti pelo laola o jogo do Bergamo contra o Pesaro , ahh , eu estou conseguindo aconpanhar os jogos muito melhor em qualidade , Joana eu queria saber se o laola vai ter a cobertura dos jogos do Mundial 2010 ? Se ele não for cobrir , voce sabe um site que vai transmitir , eu sei que o Sportv na tv fechada vai transmitir , mais queria um site tambem.

    ResponderExcluir
  2. Amei o perfil da Costagrande ..pra ficar melhor só queria um perfil da Senna Usic!!!

    O blog é maravilhoso parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o perfil da Costagrande, q é sem duvida uma grande atleta!
    Mesmo sem saber vcs atenderam o meu pedido!

    ResponderExcluir
  4. Joana E Mari Mello, parabéns pelo blog, muito bom e muito rico. Estou viciado nele.

    Passei a admirar algumas jogadoras estrangeiras por causa das informações do blog.

    Muito bom mesmo.

    Falem da Neslihan.

    ResponderExcluir
  5. Realmente,o blog é ótimo.


    Falem da gamova.

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos, muito obrigada pelos elogios. Ficamos realmente muito felizes que estejam gostando...e mais ainda de saber que tem cada vez mais pessoas acomnhando o voleibol não só no brasil, mas mundo afora. E obrigada pelas idéias também, vamos tentar atender a todos de alguma forma. ;)

    Murilo, eu ainda desconheço de algum link que vá transmitir o Mundial, não sei se o laola vai transmitir, normalmente eles passam somente a champions League. Mas chegando mais próximo do Mundial em Novembro, se houver aglum link a gnt descobre e coloca aqui no blog, pode deixar. ;)

    Bjooos

    ResponderExcluir
  7. Ok Joana , obrigado , ah , e outra pergunta ... vc acha nque o Fenerbaçe é favorito ao titulo da champions ?

    ahh eu queria o perfil da Gamova

    ResponderExcluir
  8. Olha Murilo, é um dos com certeza, o time não perdeu ainda esse ano, o que lhes dá um favoritismo muito grande. Mas avaliando tudo que já vi acontecer em outros Final Four de Champions League, não vou me precipitar e dizer q eles já venceram. Final Four é outra história...e os quatro que estiverem lá podem ser campeões. Tudo se decidi em somente um jogo, então, realmente tudo pode acontecer quando se trata de grades equipes. Mas com certeza é um dos favoritos.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.