domingo, 10 de outubro de 2010

Especial Mundial 2010 - Ficha Técnica


PAÍS: ITÁLIA

Capital: Roma
Continente: Europa
População: 60 milhões
Idioma: Italiano
Medalhas em Mundiais: 1 ouro (02)
Colocação no último Mundial:
Posição no Ranking:
Site da Federação: www.federvolley.it

Grupo: B
Adversários na 1ª fase:
29/10 - Porto Rico
30/10 - Holanda
31/10 - Quênia
02/11 - República Tcheca
03/11 - Brasil

Destaques -
Simona Gioli e Eleonora Lo Bianco

Ponto Forte - Entrosamento da equipe titular
Ponto Fraco - Não tem reservas a altura

Bola Dentro - Experiência de boa parte do time titular
Bola Fora - Desfalques, já somam 4

O que esperamos - Pelas conquistas do ano passado, a Itália poderia ser considerada uma das favoritas. Mas a temporada tem sido complicada para a equipe até agora e uma série de desfalques pode atrapalhar o planejamento do time. Especialmente se Cardullo não tiver condições de jogo. O processo de renovação promovido por Barbolini parece ter sido equivocado e ele chegará ao Mundial sem muitas opções no banco. A Itália ainda tem que vencer a sina de não vencer em anos pares, para os supersticiosos vale conferir se a escrita se mantém.

17 comentários:

  1. Hoje eu colocaria a Cardullo ou a Del Core junto com a a Gioli em destaque na equipe.
    Lo Bianco vem muito mal desde a cirugia no pulso, se o passe não é A ela nem se preocupa em tentar ir de toque já vai com a manchete.
    Seria bom o Barboline pensar em levar Ferreti, Anzanello, e Centoni já que sem a Costa eles definitivamente não tem banco

    ResponderExcluir
  2. É Diego.. com certeza Del Core e Cardullo tbm são muito importantes para esse time.. eu sou fã das duas... A Cardullo foi a libero q eu vi pessoalmente q mais me impressionou... quanto a Leo.. ela jogou mal até entao.. mas teve um tempinho agora.. tentamos avaliar cogitando q todas estejam bem..rs.. mas vc tem toda razao na sua colocacao..
    Quanto as outras nao acho q elas serao convocadas... acho q o Barbolini está errando na renovacao.. está indo ao extremo.. acho q várias jogadoras poderiam ainda estar nesse grupo.. como as ponteiras Rinieri e Secolo, que sao bem experientes.. eu nem gosto muito da Secolo, mas sempre q ele precisou ela deu conta... a Anzanello e a Centoni tbm.. a Ferretti é a mais dificil pq eles tem diferenças.. entao nao acho q ela volta enquanto ele for o treinador.. mas q o time italiano poderia ser bem mais forte.. isso nao resta duvida.. acho q para o Mundial o time poderia ser Lo Bianco, Ferretti (Rondon), Piccinini, Del Core, Rinieri e Bosetti, Gioli, Arrighetti, Anzanello e Crisanti, Ortolani e Centoni, Cardullo e Croce (Sirressi).. isso pq a MErlo se machucou...mas agora já era.. terão q ir com as meninas msm

    ResponderExcluir
  3. Tá aí uma incógnita... Pra mim, era uma das favoritas ao título no Japão, junto com Brasil, EUA e Rússia. Mas depois da fase final do GP, em que jogaram mtooo mal, e do classificatório para o GP, além da contusão/corte de atletas, não sei o que esperar da Azzurra!

    ResponderExcluir
  4. Eu até gosto da Bosettimais não dá pra jogar com ela em nivel mundial, não é uma Mireya pra jogar com 175.
    Borboline esta fazendo errado com certeza, ele quer ponteiras com exelente passe mais que são baixas e só jogam muito com a bola acelerada.
    Em vez de garotas com passe B mais que tem força e conseguem se virar com bloqueio duplo como Angeloni, Fiorin tomara que ele repense sobre isso

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, acho q a Bosetti é o menor dos problemas, ela consegue se virar bem, o problema é que todas as reservas são muito inexperientes. Barcellini e Di Iulio ainda não estão prontas para substituir Del Core e Piccinini e darem conta do recado, tinha que ter pelo menos mais uma ponteira experiente. Agora é torcer apra as titulares poderem pelo menos chegar em boas condições físicas, se elas conseguirem repetir as atuações que tiveram ano passado, dá para tentar uma semifinal, senão vai ficar muito difícil para a Itália.

    ResponderExcluir
  6. Não entendo a Costagrande fora da seleção italiana... Tudo bem que ela falou numa entrevista uma parada de grupo que não estava pronta e tal, mas ela seria uma mão na roda para a seleção italiana...

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente essa geração italiana é muita fraca (da Picci, Togout é anterior a essa), a que acabou de ganhar o Europeu Junmior é muito melhor.

    ResponderExcluir
  8. A Costagrande está com um problema no joelho direito, e se ela forçasse para ir ao Mundial ela comprometeria sua temporada no Dinamo, por isso ela optou por não jogar o Mundial. É mais uma baixa a seleção Italiana, fará falta.

    Diego, em concordo em parte, eu também acho q a geração anterior era melhor, mas temos que levar em consideração que a Itália é um país com um população muito menor que a nossa, então para eles já é mais difícil naturalmente fazer uma renovação quando comparado a Brasil, Rússia e China, países muito maiores, e com populações muito maiores. Somado a isso temos que levar em consideração que jogadoras como Lo Bianco, Gioli, Piccinini, não surgem do nada, elas estão entre as melhores do mundo e para qualquer país substituir jogadoras de seu calíbre seria difícil. Acho q a Itália aos poucos vai conseguir repor suas peças, mas realmente a posição de ponta é a mais difícil pela dificuldade própria da posição. Mas o time junior da Itália de agora é muito promissor. A Diouf e a Caterina Bosetti podem crescer muito ainda. E se lembrarmos que a Ortolani, Arrighetti, Rondon, Bosetti ainda são muito novas, eles tem um bom caminho a frente. Claro que vão sofrer com a renovação após a Olimpíada, natural, mas acredito que se mantenham entre as boas seleção do mundo. O maior problema da Itália agora é que existe um abismo, a geração de 30, e a geração de 20 que está chegando agora. Mas falta mais jogadoras entre 25-30 anos que poderiam estar fazendo está renovação de forma mais tranquila. Então as meninas que estão chegando apra substituir as mais velhas, são muito novas ainda, e é natural que sofram com a inexperiência da idade msm, não só de jogo, no início.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito na Itália apesar dos desfalques. O time tem um bom entrosamento e se as ponteiras renderem o time vai longe neste Mundial. O maior objetivo é retomar o vôlei vencedor do ano passado. Acho que os desfalques italianos foram ruins em parte, ótima oportunidade para Arrighetti que no momento é melhor do que a Barazza, levar Costagrande p/ quê? (Numa competição de alto nível tem que levar quem está 100%), tomara que a Cardullo consiga jogar pois esse sim é uma baita desfalque. A minha maior preocupação é com relação a saída de rede (Ortolani tem jogado bem, mas ainda apresenta momentos instáveis na partida), acredito que a Centonni cairia muito bem nesse time assim como a Anzanello no lugar da Barazza. Além disso a falta de opções no banco poderá fazer falta ou não (espero que todas as titulares joguem bem), mas fica um aprendizado para o Barbolini que poderia ter aproveitado muitas jogadoras nesse Mundial, inclusive a própria Costagrande que se estivesse participado do Grand Prix poderia estar condições de jogo agora e ser muito importante para a equipe. Agora eu penso que nenhum time vai ter vida fácil nesse Mundial, acho os EUA o time mais preparado neste momento pré competição. O Brasil irá sofrer e caso não conte com a Paula (mesmo se Paula estiver recuperada não irá estar 100%) acho que a Natália pode ser o ponto vunerável da equipe por causa do passe e Rússia não é mais aquele time temível. A Itália já provou que pode vencer mesmo com os desfalques as seleções mais fortes do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Pra mim Bosseti com seu tamanho não tem nivel mundial e Rondon é muita mecanica (talentosa mesmo é Bechis)
    Como eu tinha postado, da geração de 20-25 fora a Ortolani, Guiggui, Arrighetti, não apareceu ninguem (Fiorin, Cella, Vittiz, eram boas promessas que acabaram não sem firmando).
    Lembro dessa geração da Itália revelada pelo Marco Aurelio Mota nas categorias de base que participou do GP 99(Picci, Vania Melo,Gioli, Rinieri, Leggeri, Togout, Croce, Lo Bianco, Paggi) que mesmo jovens já mostravam grande talento que por causam disso foram campeãs mundiais, depois apreceu Cardullo, Del Core, Barrazza, Anzannelo,Centoni e Ferreti.
    Depois diss parece que esqueceram a base e não surgio mais ninguem.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com tudo que foi postado até agora. Jogadoras que deveriam estar aí e não estão, jogadoras que não deveriam estar e estão, problemas físicos, contusões, lesões, má atuações, ... Mas volto ao "Caso Costagrande". É indiscutível que a sua ausência faz uma falta danada pra seleção italiana, mas a sua decisão de ficar de fora do Mundial foi mesmo só por causa de problemas físicos? Será que essa saída não foi semelhante a da Aguero, em que eu ouvi dizer que a cubana enfrentava problemas de relacionamento (certamente, por ser naturalizada)? Queria que alguém desse sua opinião em relação a esta situação, pois logo que soube da notícia, aqui no blog, tive dúvidas sobre isso tudo. Muito obrigado e parabéns pelo blog, Joana e Mariana, sempre visito. Sem dúvida, é um dos melhores que temos, senão o melhor. Sabemos das principais notícias de primeira mão aqui. Um bj pra vcs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Thiago. Bem, primeiramente, obrigada pelos elogios, ficamos felizes que vc goste do blog, e deixo aberto aqui se vc quiser entrar em contato para perguntar algo ou dar alguma idéia fique a vontade. ;)

    Quando a Costagrande, eu sinceramente não acredito que nada tenha haver com problemas de relacionamento. Foi um decisão da Costagrande estar de fora do Mundial, um comunicado que ela fez ao Barbolini que acatou, a Costagrande optou por se preservar.

    Muita gnt fala aqui no Brasil sobre problemas de relacionamento na Itália, que tinha com a Aguero e que tem agora com a Costagrande, que a Piccinini é a dona do time, enfim, muito se fala, mas sinceramente, eu só vejo esses comentários aqui no Brasil, e não sei de onde as pessoas surgiram com isso. Pelo que já pude acompanhar da itália esses anos, deixo aqui minha opinião como vc pediu: não existe problemas de relacionamento com as jogadoras naturalizadas, e sim, a Costagrande está de fora por uma questão física. Acredito que na próxima temporada, se o Barbolini optar em convocá-la desde o início da preparação, como indica que vai acontecer, a Costagrande fará parte do grupo. Realmente uma pena ela estar fora esta temporada, fará muita falta, mas essas coisas acontecem no esporte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ah, e sim, claro, obrigada pela sua participação tbm Thiago..hehe. Bom te ver por aqui :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Certamente o time italiano terá o passe na mão com Cardullo mas as ponteiras do time passão muito mal, a única que passa bem seria a Bosseti, ela no fundo de quadra é exelente mas na rede seria um ponto fraco.
    Lo Bianco não é uma boa levantadora pricipalmente pela altura, com passe na mão qualquer levantadora joga bem, então numa dificuldade de passe concerteza Lo Bianco não iria fazer diferença. Ferreti seria a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  16. italia campeã da copa do mundo de volei 2007>> lo bianco,piccinini,del core,barazza,aguero,gioli,cardullo.esse era o timeitaliano de tantas conquistas ,italia sem aguero nao eh italia

    ResponderExcluir
  17. A Itália, sem a Aguero, foi campeã da Copa dos Campeões ano passado..

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.