domingo, 31 de outubro de 2010

Jogando o Mundial 40 dias depois de dar a luz


Muitos diziam ser impossível, mas ainda grávida há seis semanas atrás, a holandesa Kim Staelens sempre fez questão de garantir que iria jogar o Campeonato Mundial e ajudar suas companheiras no Japão. Cabeça dura, como define a si mesma, ela fez acontecer. E 40 dias após dar a luz a Lynn, sua primeira filha, a levantadora está em Hamamatsu. "Sou a pessoa mais feliz de todo mundo porque eu tenho minha pequena menina e também estou na minha outra vida, no voleibol". Kim tem no Japão a companhia de sua mãe. É ela que fica com Lynn enquanto a mamãe tem que cumprir, entre jogos e treinos, seus compromissos com a seleção.

Kim explica que sempre manteve na cabeça o entusiasmo de participar de um Mundial, e se cuidou durante toda a gravidez para manter a melhor forma possível. "Eu estava praticando voleibol até somente uma semana antes do parto e usei as instruções do meu obstetra e do fisioterapeuta da seleção para tomar as precauções necessárias. Nos últimos dias antes do parto estava somente levantando para as minha companheiras sem fazer muita força. O médico me liberou para fazer alguns exercícios apenas 10 dias após o parto e eu tinha a capacidade de fazer mais, me reuni com o time para as sessões de treinamentos e vi o quanto meu treinador Avital Selinger ficou feliz por me ver retornando tão rápido. Isso me dá grande estímulo para me esforçar mais. Eu fiz o impossível e consegui convencer meu técnico de estar no Japão com a equipe e comecei um programa para restaurar minha forma física, aconteceu e eu vim para cá com meu bebê".

A princípio a idéia é que Kim começe os jogos como reserva. No entanto, hoje, na partida contra o Brasil, a experiente levantadora retomou sua posição de origem, a de titular. A jovem Dijkema cresce a cada campeonato, mas sofre com um problema crônico no pulso, que terá que operar após o Mundial. Com a partida desgastante de ontem contra a Itália, Dijkema sentiu muitas dores. Selinger não pensou duas vezes, com uma jogadora como Kim a disposição, foi a escolha a ser feita. Kim Staelens ainda está longe de sua velha forma, mas para quem deu luz a apenas 40 dias, estar jogando um Campeonato mundial, evento mais importante do calendário do voleibol, é realmente a realização de um sonho que parecia impossível.

fonte: fivb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.