terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tudo organizado para o início de mais um Campeonato Italiano


Os organizadores da Liga Italiana A1 feminina divulgaram hoje todo o calendário para a temporada 2011/2012.

A liga contará com a participação de 12 equipes, que irão se enfrentar em turno e returno na Fase Regular. Ao final desta, os oito melhores colocados avançam aos Play-offs, que irão acontecer em quartas de final, semifinais e final. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em melhor de três partidas, enquanto que a final será disputada em melhor de cinco partidas. Os times que terminarem a fase regular com a décima primeira e décima segunda colocação estarão rebaixados a A2.

Fase Regular - 9 de Outubro de 2011 a 11 de Março de 2012
Play-offs - 14 de Março de 2012 a 15 de Abril de 2012 (com uma eventual quinta partida da final)

Paradas e turnos no meio da Semana:

Está previsto um período de suspensão da temporada de 31 de Outubro a 19 de Novembro, para a disputa da Copa do Mundo no Japão, e assim o campeonato não irá parar durante o período de Natal e ano novo, com uma rodada prevista para o dia 26 de Dezembro e outra para o dia 29 de Dezembro. O campeonato série A1 retorna então dia 6 de Janeiro, acontecendo também uma rodada no dia 8 de Janeiro.

Uma outra suspensão está prevista para os dias 28 e 29 de Janeiro para a realização do Final Four da Coppa Itália, enquanto que uma rodada será feita durante a semana no dia 7 de Março.

Todos os jogos acontecem aos Domingos às 18:00h, salvo uma exigência televisiva, e as rodadas previstas para acontecerem durante a semana terão as partidas disputadas às 20:30h.

Atletas Italianas em quadra:

A Liga Italiana exige que cada time tenha ao menos 6 italianas em quadra (entre as 12), sendo que pelo menos 3 na equipe titular (das 7 iniciais, sexteto + líbero).

Limite de estrangeiras Under 22 anos:

Cada time italiano que optar jogar a temporada com apenas 3 italianas entre as titulares, poderá ter apenas uma jogadora estrangeira com idade entre 19 e 22 anos em seu elenco. E para que esta jogadora seja titular da equipe é necessário que o time tenha também ao mesmo tempo uma jogadora italiana under 22 anos em quadra.

A regra não se aplica para aqueles times que optarem por jogar a temporada com pelo menos 4 jogadoras italianas na equipe titular titular. Neste caso, o clube pode contratar mais de uma estrangeira U-22, e utilizá-las sem o vínculo a uma jogadora italiana U-22.

Coppa Italia 2011/2012:

O Final Four da Coppa Itália está marcado para acontecer nos dias 28 e 29 de Janeiro, ainda sem local definido. Caso algum clube se proponha a organizar o Final Four, ele estará automaticamente classificado a este, e as outras 3 vagas saírão da disputa entre as 6 melhores equipes na classificação ao final do turno da fase regular do campeonato italiano.

Caso nenhuma equipe organize o Final Four, este acontecerá em um local neutro, e as oito melhores equipes na classificação ao final do turno da fase regular do campeonato italiano irã disputar as quartas de final da Coppa Itália em jogo único na casa do melhor ranqueado.

Calendário da série A1 do Campeonato Italiano:

Todo o calendário da série A1 do campeonato italiano pode ser visualizado em formato pdf, word ou txt neste link.

O Foppapedretti Bergamo, equipe campeã da temporada 2010/2011, irá disputar seus jogos em casa utilizando o taraflex cor de rosa disputada na final do scudetto da última temporada. A equipe estréia o torneio jogando contra o Chieri, que subiu da série A2.

Primeira Rodada - 09 de Outubro de 2011

Norda Foppapedretti Bergamo - Famila Generali Chieri
MC-Carnaghi Villa Cortese - Pallavolo Villanterio Pavia
Scavolini Pesaro - Rebecchi Nordmeccanica Piacenza
Asystel Volley Novara - Liu-Jo Volley Modena
Cariparma SiGrade Parma - Robur Tiboni Urbino Volley
Spes Conegliano - Yamamay Busto Arsizio


fonte: legavolleyfemminile.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.