sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Holanda: Road to London, Episódio 3 - Grotheus e Schoot



As amigas Maret Grotheus (Ma) e Myrthe Schoot (My) moram no mesmo apartamento há três anos, e também foram entrevistadas durante o terceiro episódio da série Road to London. As duas contaram um pouco do dia a dia delas. Acompanhe a entrevista abaixo.

(0:44)
My: Olhe nós duas, sentadas aqui, juntas tomando café da manhã, em silêncio!
(Grotheus ri)
My: Normalmente a gente só fala poucas palavras de manhã...a noite é totalmente diferente.

Há quanto tempo vocês moram juntas neste apartamento?

Ma: Nós moramos juntas neste apartamento já faz 3 anos agora, antes moramos juntas durante dois anos em Lichtenvoorde. (Elas jogaram juntas também no time do Longa Lichtenvoorde).

Vocês duas moravam juntas?

Ma: Sim.

E jogando voleibol juntas?

Ma: Sim.

E estudando juntas?

Ma: Sim, marketing esportivo.
My: Inclusive na mesma sala e grupo de estudantes.

Então vocês fazem tudo juntas?

Ma: Nós nos conhecemos muito bem durante esses 5 anos...então isso faz o morar juntas muito fácil, confortável.

(1:47)
No apartamento vocês conversam só sobre voleibol?
(as duas riem)

Ma: Oh não, de forma alguma! claro que o voleibol é algo importante para nós duas, mas tem mais coisas para conversarmos sobre.
My: Depois dos treinamentos com a seleção, a gente sempre conversa sobre como foi o treino e tal, mas também conversamos sobre família, amigos, namorados...
Ma: Sim, algo assim..(risos)

(2:25)
E sobre a casa?

Ma: Nenhum problema!
My: (risos) Maret sempre prepara os pratos...ela faz isso muito bem!!! e se for realmente muito necessário para uma de nós, a gente limpa o apartamento um pouco, mas é basicamente isso!
Ma: Há cinco anos atrás (em Lichtenvoorde), a gente começou com um calendário de limpeza, mas pouco depois logo nós jogamos ele fora!

(as meninas saem para o treino)

(2:58)
Maret: Em poucos dias vocês viajam com a seleção para o Canadá. O que você acha sobre isso?

Ma: Eu não vejo a hora! Já estivemos muitas vezes já na direção oposta (do globo, na Ásia), mas nunca fomos até o Canadá!

(3:58)
A vida de vocês, sendo atletas profissionais, faz vocês terem que comer de uma forma geral só vegetais, frutas, saladas,...?

My: (risos) Eu com certeza! Se eu comesse frequentemente fast-food, eu teria muitos problemas com meu peso. A Maret não tem esse problema!!
Ma: (risos) Oh, mas eu sempre como o mesmo que a Myrthe come!
My: A verdade é que, de uma forma geral, a gente come comida saudável, vegetais, saladas,...
Ma: Acho que é algo normal de se fazer, porque a gente ganha nosso dinheiro trabalhando nosso corpo todos os dias, então você deve cuidar muito bem do seu próprio corpo.

Então ser uma jogadora profissional é, as vezes, difícil, com relação a comida, porque vocês não podem comer tudo o que desejam...

My: (risos) Bem, não é um problema para mim, porque eu realmente gosto muito de vegetais e saladas..mas se você não gosta deste tipo de comida, é muito difícil as vezes realmente!!

(5:18)
Maret, na última temporada você despontou na seleção, certo? Quais são seus pensamentos agora, de volta?

Ma: Sim, foi meu primeiro ano como titular. Foi muito legal. Foi ótimo jogar um Mundial como titular, mesmo automaticamente vir também alguma pressão, tive que lidar com isso.

(6:14)
Nós acabamos de ver uma entrevista com a Femke Stoltenborg. Vocês duas acham ela talentosa?

Ma: Com certeza! Há alguns anos atrás eu e a Myrthe jogávamos no Longa Lichtenvoorde. Femke jogava no time infanto do Longa, mas já participava dos treinamentos do time adulto. A gente já podia ver facilmente que ela teria um grande futuro!

(6:30)
Vocês duas a três anos atrás se mudaram de Lichtenvoorde para Amsterdam? Foi uma mudança grande para vocês?

Ma: Sim, para mim foi. Em uma vila/cidade pequena, como Lichtenvoorde, ou minha cidade natal, Almelo, todo mundo conhece todo mundo, e eu estava acostumada a ter conversas breves no supermercado, por exemplo. Em uma cidade grande como Amsterdam tudo é muito mais individual, as pessoas não conhecem umas as outras.

(6:56)
Na próxima temporada, vocês duas irão jogar em clubes estrangeiros (Maret no Parma - ITA, e Myrthe no Vilsbiburg - ALE). Vocês duas vêem isso como a preparação ideal para as Olimpíadas de 2012?

Ma: Sim, acho que sim. Treinar é importante, mas eventualmente claro a coisa mais importante no esporte é jogar partidas! Então eu acho que é um passo importante escolher novamente um clube para jogar, para ganhar mais experiência e tornar uma jogadora melhor.

(7:20)
O Campeonato Europeu vai começar logo. Vocês ficam mais estressadas, a medida que o torneio fica mais próximo?

Ma: Apesar de conversarmos cada vez mais sobre o Europeu, não estamos ficando muito nervosas.
My: Verdade. No nosso apartamento, a atmosfera positiva não vai mudar!


fonte: roadtolondon.nl, volleyball.tv, Tradução: Sander

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.