quarta-feira, 21 de abril de 2010

Natalia Safronova - a recuperação de uma campeã


18 dias...esse foi o tempo que a jogadora russa Natalia Safronova ficou em coma após desmaiar durante um treinamento do seu time, o Dinamo Moscow, dia 3 de dezembro de 2009. Agora já afastado o perigo de vida, pela primeira vez foi feita uma matéria falando da atual situação da atacante. Em uma reportagem feita na Russia, o marido e a mãe dela falaram um pouco de como vem acontecendo tudo.

Desde do dia seguinte do incidente sem sair do lado da filha, Tatyana Safronova disse que tudo veio do nada, a filha jamais havia reclamado de dor de cabeça ou algo semelhante que pudesse indicar qualquer problema, então para todos foi um choque. Do dia 3 de dezembro ao 21, esse foi o período que Natalia ficou em coma, para então apresentar os primeiros sinais de recuperação. Poucos sequer acreditavam que ela sobreviveria.

Agora em Colônia, na Alemanha, a jogadora começa o tratamento de reabilitação. Seu marido, Sergey Molchanov, acredita terem sido muito sortudos pelo fato do centro de treinamento onde a jogadora se encontrava quando tudo aconteceu permitir uma rápida assintência médica e que na mesma noite puderam tranferí-la para o Instituto Sklifosofskiy.

Segundo o médico, o que Safronova teve, resumidamente falando, foi um derrame. O primeiro exame realizado mostrou uma intensa hemorragia, que saturou todo o cérebro com sangue. Localizar qual o vaso estava danificado era de extrema importância, por isso era necessário fazer uma Angiografia, um exame de contraste. No entanto, devido as condições da atleta, esse só foi possível quando ela já estava na Alemanha. E os resultados não foram animadores, o derrame havia atingido o tronco cerebral, onde se encontram todos os centros - respiratório, vasomotor, visual, dificultando o acesso para cirurgicamente retirar a hemorragia. Natalia foi encaminhada ao centro de neurologia, mas a rede capilar na região era muito pequena, e fazer uma cirurgia era impossível.

Alguns exames mais e os médicos descobriram que Safranova possuia uma desordem congênita, uma anomalia vascular que até então estava silenciosa, mas que poderia aparecer com qualquer aumento de pressão sanguínea, que foi o que aconteceu durante os treinamentos naquele dia 3.

Impossibilitados de fazer cirurgia, os médicos vão tentar agora uma terapia de radiação, radiação gamma, para fortalecer as veias do cérebro e evitar futuros derrames. As primeiras sessões desse novo tratamento estão marcados para o meio de maio.

A jogadora mesmo assim vem apresentando melhoras significativas. Mãe e marido acreditam que ela possa retornar a ter uma vida normal, mesmo longe do voleibol. Ao entrarem no quarto do hospital, os jornalistas registram que Safronova abre um sorriso ao vê-los, e que seu marido brinca falando "Vamos, querida, se arrume, hora da sessão de fotos. Vamos sentar, pegar a bola, o show começa." Ela então pega a bola e levanta essa até sua cabeça com sua mão esquerda.

Claramente Natalia tem a seu lado pessoas que a amam muito. Ela entendem tudo, e tenta a cada dia melhorar sua condição. Às vezes surgem frustrações, claro, nem sempre ela consegue executar tudo que deseja naquele momento, mas repete os exercícios lutando bravamente como uma campeã que sempre foi.

Todos os custos até agora estão sendo pagos pelo seu clube, Dinamo Moscow, que não exitou em ajudar a atleta. Segundo o marido, Sergey, no mesmo momento em que entraram em contato, responderam imediatamente, "Encontrem uma boa clínica, pagaremos tudo." E assim tem sido, mas tudo isso não sai barato, e o clube, que recebeu diversas ligações de pessoas querendo contribuir e ajudar Natalia nesta luta, decidiu criar contas para que as pessoas possam fazer doações.

Se algum brasileiro quiser ajudar, o banco e conta são essas:

Banco: JSCB AVANGARD
BIK 044525201 INN 7702021163
Conta correspondente № 30101810000000000201 em OPERU Moscow GTU Bank of Russia

Nós aqui do blog mais uma vez esperamos que Natalia possa se recuperar e seguir sua vida, e o voleibol? Qual a importância dele neste momento? O que importa é que essa campeã vença essa batalha. Força Safronova!

fonte: grupo VOLLEYRUSSIA no facebook

4 comentários:

  1. QUE ÓTIMO !!!! esperava ansioso por noticias dela , graças a deus ela já esta bem melhor , mais , nossa isso foi muito inesperado e ninguém esperava que ela , que joga muito demonstrava uma saúde campeã pudesse ter uma coisa dessas , ainda mais no cérebro uma região delicadíssima , mais ainda bem que ela já está melhor ... acredito que um alivio para os fans dela , e um alivio também para não fans pois não é nada bom ver uma jogadora em coma ou em uma complicação de saúde ... Vamos Safronova Forças !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Murilo. Reação de campeã mesmo. Torci muito e esperava ouvir notícias dessa excelente jogadora. Com certeza, mesmo que não volte a jogar vôlei, sua história nas quadras jamais será esquecida por todos aqueles que tiveram a oportunidade de vê-la atuando pela Rússia e no Dínamo. Tristeza sim por não prestigiá-la mais nas quadras, porém alegria de saber que ela não corre mais riscos. Força Safronova...

    João Paulo

    ResponderExcluir
  3. Sim meninos...é muito boa noticia msm...e parece que ela está falando bem já tbm...fala e entende bem....só esta com algumas dificuldades na mão direita...mas nada que o tempo e tratamento não possam recuperar...:)

    ResponderExcluir
  4. Força Safranova, torçemos par que tenha uma recuperação nos os brasileiros admiramos seu jogo, o importante é ter uma vida de supertação sempre, vamos menina você vai vencer, lembre-se de Deus e que Jesus a ilumine sempre

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.