domingo, 4 de abril de 2010

A história de uma final!

Ginásio do Cannes lotado para a grande final

Foi a final que todos sonharam. Quando a Champions League começou, muitos apontavam Fenerbahce e Bergamo como grandes favoritos ao título.

O time turco jogaria sua primeira Champions League e contratou Osmokrovic e Gamova com a esperança de que essas duas estrelas lhes garantissem todos os títulos que disputassem. Os meses foram passando e a rotina do Fenerbahce seguia a mesma. Vitórias. Vitórias. Com isso a esperança foi virando praticamente uma certeza. Sem nenhuma derrota na temporada o Fenerbahce foi para Cannes em meio à discursos bem otimistas de seus dirigentes, de seu treinador, que pareciam dar a conquista como certa. Na semi-final, uma prova de que as coisas não seriam assim tão fáceis em um jogo duríssimo contra o time da casa, mas o Fenerbahce mostrou sua força e um tie-break muito disputado chegou à final.

Já o Bergamo não teve uma temporada tão regular assim. O time titular era praticamente o mesmo do que o da temporada passada. E continuava sendo a base da seleção italiana, o que o credenciava como favorito à qualquer título que disputasse. Mas uma contusão nas costas da levantadora Lo Bianco mudou o cenário do time. A levantadora reserva, Gujska, jogava no sacrifício, com problemas de saúde, e com isso vieram as derrotas e a desconfiança se o Foppa ainda era o mesmo. O tempo mostrou que sim. Todas se recuperaram e depois de passar pelo grande rival Pesaro ninguém mais duvidava que o Bergamo iria à Cannes para defender a tradição vencedora do time. Na semi-final um clássico contra o Novara e sem muita dificuldade avançou à final para buscar seu oitava título.

Final definida. As previsões se confirmaram. Um estreante, um multi-campeão e apenas um troféu. Em uma final de um jogo só tudo pode acontecer. É muita tensão, nervos à flor da pele. É chegada a hora das grandes estrelas aparecerem, mas nem sempre elas conseguem brilhar. E os dois times mostraram que mereciam ser apontados como favoritos. Fizeram uma final espetacular, memorável. Poucos erros, muitas defesas. Um jogo lindo para se ver, e rever.

Então vamos ao jogo.

Jogadoras se cumprimentam antes da grande batalha

O primeiro set começou com um Fenerbahce muito forte. O Bergamo demorou um pouco para se encontrar. Alias, essa foi uma marca do jogo. Um time abria um pouco o outro buscava. Pelo Bergamo, Del Core tentava colocar o time no jogo. No time turco, Osmokrovic fazia sua parte. Os bloqueios e as defesas trabalhando bastante. Gamova pagou pelo 30 pontos na semi-final e muito marcada pelo Bergamo só fez seu primeiro ponto no 16-15. O set chegou a empatar em 21-21, mas o Bergamo conseguiu abrir um pouco, com grande atuação de Furst,que fechou o set por 25-22, com um bloqueio. No final, ganhou quem errou menos.

Bergamo vibra com a vitória no primeiro set

O segundo set foi ainda mais equilibrado e praticamente impecável. Cada time deu apenas dois pontos em erros ao adversário, fato raro principalmente em uma final. A única diferença para o primeiro é que dessa vez o Bergamo tomou a frente do placar. Com dificuldades no passe e com um adversário que tocava em todas as bolas, no bloqueio ou na defesa, o Fenerbahce teve dificuldade para rodar as bolas, seu ponto de equilíbrio continuava sendo Osmokrovic, que começava a desenhar uma atuação espetacular. O técnico do time turco tentou mudar promovendo a entrada da ponteira Bloom e da levantadora Naz, mas não foi suficiente e o Bergamo fechou também o segundo set com a incrível marca de apenas um saque errado em dois sets e dando assim um grande passo para a vitória.

Alegria em Bergamo...

..tensão no Fenerbahce

O terceiro set parecia muito com o segundo. Pontos disputados, mas com o Bergamo sempre na frente. Em determinado momento muitos poderiam achar que o jogo acabaria em três sets, mas o Fenerbahce ainda acreditava que poderia mudar essa história. O Foppa seguiu na frente até o 16-13. A partir daí só deu ‘Turquia’. Com muita defesa, comandado por Osmokrovic, que só faltava fazer chover, o Fenerbahce empatou no 20-20 e fechou em 25-22. O jogo ainda estava aberto.


Merlo e Osmokrovic mostram toda luta dos times

A vitória no set anterior parece ter animado o Fenerbahce, que abriu rapidamente 7-1. O Bergamo parecia abalado e o técnico Miceli resolveu mudar. Colocou Bosetti no lugar de Del Core e Fanzini no lugar de Ortolani. Piccinini ainda tentou comandar uma recuperação para seu time e fez 4 pontos seguidos, mas nada parecia conseguir parar o time turco. Com 16-9, saiu também Lo Bianco, para entrada de Serena. O Fenerbahce conseguiu abrir 20-13, quando voltou à campo Antonella Del Core. O Bergamo chegou à esboçar uma recuperação, parecia que ainda estava vivo, mas já era tarde e o Fenerbahce levou o jogo para o quinto set.


Pelas mãos de Osmokrovic, Fenerbahce volta no jogo

O tie-Break começou e a recuperação do begamo no final do quarto set parece ter tido efeito. Com mais disposição, defendendo tudo e mais um pouco e finalmente parando a espetacular Osmokrovic, que terminou o jogo com 31 pontos, o Foppa abriu 8 a 3, com uma atuação espetacular de Del Core. Parecia que tudo dava certo para o time italiano e nada que o time turco tentava funcionava. O Fenerbahce ainda conseguiu diminuir a diferença para 3 pontos, 11-8, mas o Bergamo foi perfeito. Nenhum erro no quinto set. Como bater um time assim? Não dá. Não deu. O Fenerbahce viu o jogo mais esperado da temporada ir embora em um ataque de Piccinini. A capitã do Bergamo foi a cara do time no jogo de hoje. MVP do Final Four, ela foi espetacular no fundo de campo deu à seu time a condição de ganhar mais um título.

Piccinini levanta mais um troféu da Champions,
a 5ª conquista de sua carreira

Com a vitória o time italiano chega ao sétimo título da Champions League na sua história, o segundo consecutivo. Do ano passado para cá apenas duas mudanças em Bergamo, Furst no lugar da Barazza e a Lucia que decidiu a semi-final foi a Bosetti e não a Bacchi. O Foppa mostrou o peso de sua camisa. Mostrou que nos momentos de dificuldade, os grandes campeões aparecem. E com o Bergamo é sempre assim. Um time que não desiste, incapaz de jogar uma final sem entregar a alma em quadra, sem colocar todo coração em cada ponto, em cada bola. Um time que mostra temporada após temporada como fazer um time vencedor. Que mostra que ser campeão não é só saber jogar voleibol, tem que ir além. Os valores que esse time coloca em quadra, independente das jogadoras que estão por lá, deveriam ser um exemplo para todos. Parabéns ao Bergamo, à cada uma de suas jogadoras, à sua comissão técnica, à sua diretoria e à sua torcida, que sempre garante uma linda festa!

Ponto do título conquistado: festa para o Bergamo..

.. e para sua torcida. Mais uma Champions conquistada

Aqui a festa do Bergamo no pódio:



E um vídeo com o último ponto, premiação das melhores e momentos do pódio:




Se quiser ver mais fotos desse Final Four não deixe de visitar o site que a CEV fez especialmente para isso, tem fotos lindas por lá http://www.eventolive.it/ciclwomen2010/

fonte: cev.lu

13 comentários:

  1. Essa foto da gamova que você colocou,da até um aperto no coração,bem tenso mesmo.

    Parabens ao bergamo.Não sei se to mais frustada pela derrota do dinamo na ultima champions league ou pelo fenerbahçe hoje.

    não quero nem mais falar do jogo..rsrssr
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Karine..

    sobre a Gamova.. devo dizer q ela me pareceu bem cansada... talvez até mais mentalmente do que fisicamente... e com certeza ela ficou muito frustrada..

    mas o volei é assim.... como nao tem empate, quando dois timaços se encontram, fatalmente um sairá derrotado..

    espero só que o fenerbahce nao mude tudo pro ano q vem.. o bergamo provou que manter o grupo tem muitos beneficios...

    ResponderExcluir
  3. ´´eé mais pra falar a verdade o bergamo tremeu a hora que viu o fenerbahçe enpatar o jogo , é assim mesmo quando o bergamo encontra timasso treme .

    ResponderExcluir
  4. é verdade karine dá até um aperto no coração com a foto da Gamova , e Mariana concordo plenamete com vc a Gamova estava bem cansada , e realmente mais psicologicamente do que fisicamente , eu vi ela errar ataques que não são comum ela errar , igual bola pelo meio fundo , ela errou algumas que até eu acertava KKKK zuando , mais é verdade e o pessoal do bandsports (por onde eu assisti o jogo) falou uma verdade , que a programação do Final Four é muito desgastante , tudo em um fim de semana só , eles falara para fazer as Semi-finais na sexta e a final no domingo é uma boa . e também eu vi o cansaço no time de cannes também .

    ResponderExcluir
  5. É.. pra falar a verdade eu me assustei na hr q o Fenerbahçe empatou o jogo mas assim como "minhas" jogadoras, confio no talento e na tradição da equipe.. e não deu outra, "mostramos" o porque somos oq somos.
    Na hr q a coisa aperta o Bergamo cresce não só individualmente, com jogadoras como Del Core e Picci q chamam a responsabilidade, mas como grupo.
    Bom.. superamos o cansaço da desgastante programação do Final Four (nisso o Murilo tá coberto d razão, é mesmo cansativo 2 jogos importantes em 2 dias), superamos o cansaço d quem participa simultaneamente d 3 torneios, superamos os sustos e os problemas físicos, resultado: "Siamo noooi, siamo noi, i campioni dell'Europa siamo noi".

    ResponderExcluir
  6. Bem anônimo, não sei se vc conhece a história do Bergamo.. mas tremer não é bem a tradiçao desse time.... basta pegar o retrospecto deles em finais..
    que o Bergamo sentiu a derrota no terceiro set.. sem duvida... mas acho q time q treme quando ve um jogo q ganhava de 2 a 0 empatado em 2-2 nao abre 8-3 no tie-break....

    como falei foi um grande jogog.. entre dois grandes times... um tinha q perder.. e ngm precisou amarelar para isso..

    acho q a Gamova pagou na final o preço pela maneira como esse time foi formado.. eles contavam com ela e com a Osmokrovic pra decidir tudo.. nao fizeram um time equilibrado.. ainda que eu ache q o fenerbahce é um time muito bom.. tudo cai nas costas delas.. basta ver o numero de bolas q atacam por jogo...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com as meninas, acho q "Anonimo", vc desconhece o que esta falando. Uma Bergmao é uma das equipes mais vencedoras não só da Italia como da Europa.

    Não existe essa de tremer....as duas equipes jogaram bem ontem, sao times muito competitivos, aliais..todos que estavam ali no Final Four, vencer e perder as vezes é questao de detalhes.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk

    o anonimo ta mais revoltado que eu...ushsuhush
    calma gente,vcs tão tudo feliz pq o bergamo ganhou,tenta entender a frustração...rsrsrs

    Obs:.mas que tremeram quando acabou o terceiro set,não há como negar.

    ResponderExcluir
  9. Não acho que o time foi mal formado,é claro que tem o destaque de gamova e leto,mas as outras jogadores eram regulares na suas respectivas funções.O que estrago foi aquela levantadora,como foi decidido nos detalhes,não havia espaço para erro,e ela distribuiu o jogo muito mal(olha que eu to eufemizando).A gamova não teve a atuação esperada,pois não recebia as bolas.Claro que ela pecou em algumas jogadas,mas nada mto grave.
    Por mais que doa admitir,o bergamo estava muito regular,embora eu tenha rezado tanto pra merlo quinar horrores,ou a lo bianco não conseguir jogar com as meios,piccinica levar vários tocos como tradição...rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Qual levantadora em sã consciência,que tenha gamova no time,não levanta p ela?!
    Aquela belga...

    Sou bem mais minha musa sheshenina,nunca me decepciona.Apesar das jacas.

    ResponderExcluir
  11. "...as outras jogadores eram regulares na suas respectivas funções."
    Eeeeeeeeeee! A Karine finalmente admitiu q a Seda joga direitinho, uhul!
    Acho q vou até fazer uma queima d fogos d artifício, hahaha.

    ResponderExcluir
  12. isso é verdade Joana , as quatro equipes que estavam ali para tentar o titulo , no ínicio do Final Four , não existia equipe favorita (ao meu ver) pois o Cannes jogava em casa , Novara vinha bem (na Champions) , Bergamo era o atual campeão , Fenerbahçe invicto e com um timasso igual a todos , mais ai como todo campeonato vai afunilando esse também , os dois melhores venceram suas respectivas semi finais e foram para luta , e o bergamo foi superior . Mais eu vi um Bergamo no terceiro e no quarto set irreconhecivel , mais eu estou falando ao meu ver naum sei o de vocês . e Karina realmente "aquela belga" ahh deixou a gamova babando por bolas no tie breake , ela só me dá orgulho quando vira aquelas bolas de sugunda que não dá pra negar que são lindas de ver né ? kkk jacas da sheshenina ótima .

    ResponderExcluir
  13. Aline olha o trocadilho que eu vi na outra comunidade Sobre a seda:
    " Se-da ponto pro bergamo".

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.