sábado, 3 de abril de 2010

Champions League 09/10 - Fenerbahçe e Bergamo batalham pelo ouro


O título da Champions League 2009/2010 será decidido amanhã, e ficará nas mãos ou doFenerbahçe da Turquia ou do Foppapedretti Bergamo da Itália. Hoje, no ginásio em Cannes, as duas equipes venceram as suas semifinais diante de um público de 4000 fãs. E que semifinais, principalmente a jogada pela equipe turca contra as donas da casa, com direito a um quinto set emocionante. Será a primeira vez que o Fenerbahçe disputa o posto de melhor da Europa, já o Bergamo vai para sua oitava final na competição, sendo que das outras sete disputadas, venceu seis delas.

Semifinais:

Fenerbahçe Acibadem Istanbul 3x2 RC Cannes (18-25, 25-19, 25-18, 17-25, 23-21) -Estatística

A primeira semifinal do dia nos proporcionou o jogo mais emocionante disputado até agora nesta edição da Champions League. O Fenerbahçe teve que enfrentar hoje mais que o seu próprio favoritismo, mas uma equipe francesa incansável. A partida começou melhor para as donas da casa, mais tranquilo, o Cannes logo abriu no placar no primeiro set. O Fenerbahçe encontrava dificuldades com a recepção e acabou perdendo este. A partir do segundo, o jogo parecia tomar outro rumo. As turcas voltaram a apresentar o voleibol que as trouxeram, até agora, como única invictas na competição, e nos dois sets seguintes não deram muitas chances ao Cannes, lideradas pelos ataques da gigante Gamova. Após a virada na partida para 2x1 para as turcas, o jogo dava a impressão que acabaria no 4º set. Foi quando entrou em quadra o coração e toda a garra das meninas de Cannes, o time lutou por cada ponto, a oposta Centoni virava praticamente todos os ataques, aliais esse pode ser o resumo da partida, Centoni x Gamova. O time lutou, assustou o Fenerbahçe e empatou o jogo em 2x2. O quinto set foi lá e cá o tempo todo, ambas equipes jogando em alto nível. A partida poderia ter acabado no 16º ponto com a vitória do Cannes, caso o juiz tivesse visto a invasão da oposta Gamova ao atacar do fundo no 14x15, mas como ele não reparou, o placar foi a 15x15. O Cannes teve mais uma outra oportunidade de fazer o ponto do jogo, com um contra-ataque da meio Ravva, no entanto, a mão milagrosa de Osmokrovic em um bloqueio simples salvou o Fenerbahçe novamente. No final valeu quem teve a maior calma para fechar no momento decisivo. Fenerbahçe classificado as finais vencendo o tie-break por 23x21 e palmas para as francesas pela incrível determinação. Ao final da partida, o equilíbrio do jogo pode ser notado nas estátisticas do mesmo, com as maiores pontuadoras empatadas, Gamova e Centoni fizeram cada uma 30 pontos para suas equipes.
Comentários do jogo:
Jan de Brant (técnico do Fenerbahçe) - "É um sentimento impressionante vencer uma partida como a de hoje. Demos a Cannes a chance de voltar para a partida no quarto set, mas nos mantemos calmos nos momentos difíceis do tie-break. Amanhã, minhas jogadoras terão a chance de experimentar talvez um dos melhores momentos em suas carreiras de voleibol."
Victoria Ravva (capitã do Cannes) - "Estamos tristes, mas fizemos nosso melhor para terminarmos como vencedoras. O quinto set foi espetacular, com um final melhor para o Istanbul. Com certeza agora queremos vencer a medalha de bronze amanhã."


Asystel Volley Novara 1x3 Foppapedretti Bergamo (20-25, 25-21, 19-25, 15-25) -Estatística

Era um derby. O segundo em uma semana, mas o jogo de hoje valia muito mais. Para o Novara, um bom resultado em uma temporada conturbada, para o Bergamo, a oitava final de Champions League, em 11 Final Four disputados. Embora o jogo reunisse muitas jogadoras espetaculares, não podemos dizer que ele foi tecnicamente maravilhoso. Talvez pela própria tensão. Mas não deixou de ser emocionante. O Foppa quis logo tomar controle da partida e dominava o primeiro set. Conseguia muitos contra-ataques e a partida era conduzida no seu ritmo. Um pequeno vacilo no final do set, mas nada comprometedor, 1-0 Bergamo. O segundo set parecia tomar o mesmo caminho, um jogo morno, que o Novara foi levando sempre com uma pequena vantagem. Resultado: jogo empatado. Para o terceiro set algumas mudanças promovidas pelo técnicos. No Bergamo, Bosetti, que já havia entrado no lugar de Piccinini no set anterior saiu jogando e no Novara a entrada da jovem levantadora Camera e de Manon Flier. As duas foram bem, mas Bosetti foi mais decisiva para seu time. O set começou mais disputado e combativo, muito pela festa que faziam as torcidas nas arquibancadas, como que lembrando as jogadoras o valor do jogo. O Bergamo passou por um susto, quando, no 10-9, viu sua levantadora, Lo Bianco, sair de quadra dizendo não sentir a mão esquerda. Serena entrou e o time foi levando o set. Apareceu a estrela de Miceli. Bosetti fez três bloqueios seguidos e o time conseguiu respirar. Tudo se acalmou quando Leo voltou à quadra. Tudo no lugar, Bergamo 2-1. Na volta ao quarto set os times eram os mesmos que começaram o terceiro. E nada parecia ter mudado mesmo. O Bergamo foi mais intenso. Lucia Bosetti foi uma gigante, virou bolas inacreditáveis. E assim, o Foppa foi minando a esperança do Novara de reagir. Apenas Flier parecia ainda acreditar. A holandesa conseguiu lindos pontos. Mas quando viu sua melhor jogadora na partida, Logan Tom, errar uma recepção em um saque despretensioso de Leo Lo Bianco, o Novara entregou os pontos. A partir daí o que se viu foi uma linda festa da torcida do Bergamo que compareceu em peso. Dentro de quadra, pontos rapidamente decididos. Parecia que os dois times queriam que o jogo acabasse logo. Ao Bergamo agora é se concentrar para colocar em quadra amanhã todo o coração rossoblu, marca desse time, que o fez ganhar tantos títulos. Ao Novara, apesar da decepção por ver tanto trabalho ir por água abaixo, vale a luta amanhã, não será fácil, mas uma vitória contra o Cannes poderá elevar a moral do time para os play-offs do italiano que já começam semana que vem. Por fim, ganhou quem errou menos, ganhou quem quis mais, quem foi mais intenso. Final four é assim, um jogo decide sua vida no campeonato. Um jogo levou o Bergamo à final, um jogo acabou com o sonho do Asystel.
Comentários após o jogo:
Lorenzo Micelli (técnico do Bergamo) - "Estou muito feliz com a vitória de hoje. Não foi apenas na questão técnica, mas mais na batalha mental entre os dois times hoje.
Marco Paglialunga (técnico do Novara) - "Estamos muito decepcionados com o resultado de hoje. Investimos muita energia e tempo para nos prepararmos para o Final Four, mas o Bergamo provou ser muito forte para a gente. Congratulações."


Amanhã vem a final, teremos a oportunidade de presenciar, sem a menor dúvida, um dos maiores espetáculos que o voleibol pode nos proporcionar. Quem será o campeão?

fonte: cev.lu

Um comentário:

  1. Joana , meu deus , eu graças a deus consegui acompanha o jogo entre fenerbahçe e cannes , meu deus que jogo !!!! realmente o tie-breake mais emocionante que eu já vi entre times europeus , eu suava frio e quando o Fenerbahçe perdeu o quarto set eu não acretitei que ia ter tie-breake , mais ainda bem que o fenerbahçe conseguiu a classificação para a final , e espero com mais ansiedade ainda para essa final que com certeza vai dar o que falar.

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.