sábado, 8 de janeiro de 2011

Lesões atormentam a vida de clubes


Que essa foi uma temporada desgastante para as meninas do voleibol, todos estão cientes. E isso começa a se refletir aos poucos, com mais e mais jogadoras machucadas, o que se torna um tormento para os clubes, que as pressas tentam recuperar suas pupilas para os jogos importantes, e às vezes achar substitutas.

O Bergamo, na Itália, vem sofrendo bastante com o cansaço de suas jogadoras, e a capitã Piccinini corre contra o tempo para se recuperar de sucessivas lesões que aparecem após uma temporada de muito esforço.

Na China, duas baixas até agora no campeonato nacional. A jovem ponteira Yimei Wang, uma dos destaques da seleção, sofre com uma grave lesão no pé, e chegou a não conseguir andar direito após os Jogos Asiáticos deste ano. A jogadora, que pertence ao Liaoning, não irá poder jogar essa temporada a Liga chinesa. A consulta a especialistas concluiu que a jogadora irá precisar de tempo para se recuperar. A jogadora chegou a tentar fazer a parte física quando retornou a Liaoning, mas agora esta em Pequim para fazer o tratamento.

Outra que também viajou a Pequim para se tratar foi a central Hui Ruoqi. Com um problema no braço esquerdo, a jogadora terá que passar por um tratamento. Mas seu caso não é tão sério quando o da companheira, os médicos acreditam que sua recuperação está sendo rápida, mas deve ser cuidadosa. Hui Ruoqi quer retornar ainda essa temporada para ajudar seu clube, o Jiangsu, mas não há ainda previsão de retorno.

Outros clubes também sofrem com a ausência de algumas jogadoras, e agora procuram substitutas para o final da temporada. Na Polônia, o Lodz segue em busca de uma substituta para a levantadora Marta Pluta. O nome mais cotado no momento é o da dominicana Echenique. O time também procura uma ponteira, já que a americana Kathleen Olsovsky. A jogadora recebeu a liberação para ir aos EUA para passar o Natal, e de lá enviou um email ao clube dizendo que não retornaria. O clube tenta entrar com um pedido de punição para a jogadora junta a Associação americana de Voleibol, já que cumpriu com todos os seus deveres para com a jogadora. Mas de qualquer forma busca um reforço.

Ainda na Polônia, a ponteira Anna Werblinska, ou Baranska, como preferirem, ainda não retornou. A jogadora se recupera de uma artroscopia no joelho feita logo após o Mundial.

No Azerbaijão, mais desfalques. A levantadora americana Angie McGinnis, do Azerrail Baku, machucou o joelho em uma dos jogos da liga no país, e não irá poder jogar mais até o final da temporada. O time que também não pode contar com a jovem Gasimova, machucada desde o início da temporada, agora busca uma substituta. Outra jovem americana, Julie Rubenstein, ntambém deixou o clube, sem uma boa recuperação de uma lesão adquirida na pré-temporada, a jogadora teve a permissão para retornar aos EUA. No mês passado foi a vez da ponteira Olga Ativi (Tocko), do Rabita sofrer uma lesão, e não volta em pelo menos dois meses.

Na Turquia, o Fenerbahçe sofre com a ausência de Seda Tokatlioglu. Machucada, a oposta/ponteira não vem podendo ajudar a equipe, que por sua vez, sem substituta, se vê obrigada a usar sempre Osmokrovic, Sokolova e Skowronska em seus jogos. Deixando Fofão e Fürst de fora do campeonato ruco.

Esses são apenas alguns exemplos. A temporada foi muito desgantante, com muitos jogos, e pouco tempo. Isso tudo favorece o alto número de lesões nos atletas. Mas esperamos que em 2011 ninguém mais se machuque, e que podemos todos ver somente em quadra, grande voleibol.

fonte: inside-volley.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.