sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Por dentro da Champions - Grupos

Faremos uma pequena análise dos quatro grupos que disputarão essa Champions League. Tentamos dar algumas informações sobre cada time, mas ao longo do campeonato, especialmente quando falarmos sobre os resultados dos jogos, falaremos mais especificamente sobre cada um.

Grupo A –

O grupo A trará uma disputa entre dois dos times mais tradicionais na história recente da Champions League. Um deles o italiano Foppapedretti Bergamo que nas ultimas 13 temporadas conquistou o título em 6 oportunidades, inclusive na temporada passada. Para manter o troféu na bela cidade no norte da Itália o time manteve a base do ano anterior, mas também contará com alguns reforços. O que não falta são jogadoras selecionáveis. São nada mais nada menos que oito jogadoras que estiveram no ultimo campeonato Europeu realizado na Polônia. Sete campeãs com a Itália, como a grande levantadora Elenora Lo Bianco e as ponteiras Antonella Del Core e Francesca Piccinini (capitã do Bergamo), e ainda a capitã da seleção alemã, a central Christiane Fürst, melhor bloqueadora do Mundial em 2006 e do Europeu 2009 e atual bi-campeã italiana com o Pesaro. O Outro, o RC Cannes, que nessa década já conquistou o título por duas vezes. O time francês também tem um elenco repleto de estrelas, entre elas o maior ídolo do clube a francesa Victoria Ravva, central que esteve presente em muitas conquistas do time, e as italianas Nadia Centoni (oposta que foi as Olimpíadas de Pequim) e Valentina Fiorin (ponteira que volta a jogar depois de uma temporada afastada por uma contusão nas costas). Os outros dois times do grupo, que lutarão por uma vaga nos play off, são o russo Belgorod e o croata ZOK Rijeka. O Belgorod, um dos três representantes da Rússia na competição, não conta mais com suas estrelas da temporada passada, a americana Kim Glass e a holandesa Debby Stam, tem como destaque a ponteira Sérvia Anja Spasojevic e o rendimento do time dependerá muito da atuação dela. Já o time croata é formado basicamente por jogadoras do próprio país com destaque para a central Ivana Milos que defendeu as cores da Croácia no Europeu.

Grupo B –

O Grupo B tem como favorito o italiano Scavolini Pesaro, atual bi-campeão italiano, mas que ainda tenta disputar um Final Four na Champions. Muitos questionaram se poderiam conseguir esse ano depois que perderam duas jogadoras muito importantes: a brasileira Jaqueline, que está de volta à Superliga, e a central Fürst, que foi para o Bergamo. Mas nesse inicio de temporada o time demonstra que ainda está forte e conta com a argentina (naturalizada italiana) Carolina Costagrande, com a polonesa Katarzyna Skowronska e com a recém contratada ponteira croata Senna Usic para conquistar o titulo inédito. Seu grande adversário no grupo será o turco Vafikbank Istanbul, que embora não conte mais com a alemã Angelina Grun, que foi para o vôlei de praia, ainda tem em seu elenco nomes de peso como a oposta turca Neslihan Darnel, a central Maja Poljak e as ponteiras Debby Stam, vice-campeã européia com a Holanda, e Jelena Nikolic, capitã da Sérvia. Correm por fora o polonês Dabrowa Gornicza, que conta apenas com jogadoras da Polônia, e o francês ASPTT Mulhouse, que também tem eu seu elenco apenas jogadoras do próprio país. Os dois times tem torcidas calorosas, será uma bela disputa.

Grupo C-

O grupo C tem talvez o grande favorito a vencer a Champions pelas grandes contratações que fez, o turco Fenerbahce, atual campeão da liga nacional, que conta em seu elenco com a gigante russa Ekaterina Gamova, a croata, melhor jogadora do último campeonato italiano, Natasa Osmokrovic e as jovens turcas Naz Aydemir e Seda Tokatlioglu. Seu maior adversário no grupo deve ser o tradicional time russo Dínamo Moscou, primeiro campeão da Champions em 1975 e atual vice-campeão, que alem de estrelas russas como Godina e Safronova tem a MVP da copa dos campeões, a central italiana Simona Gioli. O grupo é formado por outros dois bons times, sendo assim o mais forte da competição. Da Polônia, o Bielsko-Biala, que tem a grande estrela da seleção polonesa no ultimo europeu, ao menos entre a torcida, Anna Baranska, alem de contar com outras jogadoras experientes que já vestiram a camisa da Polônia em várias oportunidades. Da vizinha República Tcheca vem o Prostejov com suas estrelas. As americanas Kimberly Glass e Ogonna Nnamani, a alemã Corina Ssuschk e a brasileira Ju Odilon vão tentarlevar o time tcheco à fase de playoffs.

Grupo D -

O Grupo D tem como destaques times de países tradicionais no vôlei europeu. Da Itália, Asystel Novara. Da Rússia, Zarechie Odintsovo. O time italiano está bastante modificado em relação à ultima temporada. Tem um time com estrelas em praticamente todas as posições como as recém-contratadas Logan Tom, vice-campeã olímpica com os EUA, a holandesa Manon Flier, MVP do último campeonato europeu e a levantadora Irina Kirilova, lenda do vôlei com 44 anos. Das remanecentes a alemã Maggie Kozuch é o grande destaque. Já o time russo conta com diversas russas que já defenderam sua seleção, com destaque para a jovem Tatiana Kosheleva, e com o reforço de duas brasileiras campeãs olímpicas, Walewska (já em sua segunda temporada no time russo) e Paula Pequeno (pela primeira vez jogando fora do Brasil). Na disputa pela terceira vaga o polonês Muszynianka, com muitas polonesas que jogaram o Europeu, como a levantadora Izabela Belcik e a central Agnieska Bednarek, e o romeno Metal Galati, time liderado pelo técnico da Sérvia Terzic, que comanda jogadoras de diversas nacionalidades. Entre elas a levantadora polonesa Milena Sadurek, a croata Jelena Alaibeg, a sérvia Suzana Cebic e Olga Tocko da Letônia. Será uma bela disputa pela terceira vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.