segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Até onde vai o poder de um clube??

Quem acompanha o campeonato italiano ou passa aqui no blog para ver os resultados já deve ter percebido que o Novara não passa por um bom momento. O clube fez um grande investimento para tentar, finalmente, ser campeão italiano e da Champions League. Embora de fato conte com grandes jogadoras o time não vem conseguindo bons resultados. No italiano figura apenas na nona colocação e na Champions acabou de sofrer uma derrota marcante para o Muzsynianka. Foi justamente essa derrota que motivou uma reunião entre dirigentes e atletas assim que o time voltou a Itália.

O tom da reunião foi de muita cobrança natural para a situação em que o time se encontra. Até ai acho que tudo normal. Mas daí para frente foi uma sucessão de erros da diretoria italiana (pelo menos pelo meu ponto de vista). Muitas demonstrações de amadorismo, de anti-profissionalismo.. dignos de futebol brasileiro (para não dizer que foram piores).

A proposta apresentada pelo clube foi a seguinte:

Daqui ao final da temporada, 35% do que as jogadoras tem para receber está “confiscado” e sua liberação condicionada à conquista de três objetivos (que segundo o dirigente eram os objetivos no inicio da temporada), chegar ao final four das três competições: Copa Itália, Champions League e Campeonato Italiano. Cada objetivo conquistado liberaria uma parte pré determinada. Caso eles cheguem as 3 semifinais todo o valor seria devolvido às jogadoras.

Pior que a redução salarial (ou multa como eles preferem chamar) é a imposição, já que existem três possibilidades:

“- Todos e todas aceitam e conseqüentemente não tem bodes expiratórios e daqui pra frente todos trabalham juntos para alcançar os objetivos pré-fixados e que são ainda válidos.

- Alguma de vocês não aceita e nesse caso discutiremos particularmente a rescisão de contrato.

- A terceira possibilidade é se ninguém aceitar a situação o clube levará a campo o time juvenil”

Mas o pior da historia toda não foi a proposta, que cada um tem o direito de aceitar ou não. É claro que a diretoria do clube tinha que fazer alguma coisa pois o investimento foi grande, tem patrocinadores estampando suas marcas no uniforme, mas o time não vem jogando bem. Se impor uma redução no que elas tem a receber (violando o que foi acordado previamente, na assinatura dos contratos, já que ninguém assinou que tinha que jogar bem, muito menos que deveriam chegar ao final four nas três competições) foi a melhor iniciativa, não sei. Eu acho que não, mas acredito que existam argumentos para defender tal medida. Mas para mim o mais grave é trazer a publico os problemas do time. Acho que a diretoria do Novara não tinha o direito de jogar todos contra as jogadoras e o fizeram ao divulgar em seu site uma carta do Mannager às jogadoras expondo a proposta que o clube fez e suas condições. Fica muito fácil jogar a responsabilidade para as meninas (que em alguns casos são meninas mesmo, com menos de 20 anos) e deixar que elas decidam o futuro do clube inteiro. Eles não tem o direito de, publicamente, questionar o caráter dessas jogadoras, pois eles alegam que elas não estão respeitando a camisa do Novara, que não estão jogando com compromisso. Pelos jogos que eu vi do Novara elas apenas não estão conseguindo jogar bem, não falta vontade. Eu não consigo imaginar nenhuma dessas meninas jogando sem dedicação. Até porque no vôlei isso ficaria muito obvio, não é como futebol que você pode se esconder no campo, não correr. No vôlei você é obrigado a participar das jogadas e duvido que elas estejam felizes jogando mal.

Esse não é o primeiro time da historia que foi formado para ganhar tudo, mas que não consegue desenvolver seu jogo. Acho que a medida correta agora era o clube protegê-las e não se virar contra elas, que foi o que fizeram ao publicar essa carta. Elas ficam em uma posição que se jogarem mal o clube estava com a razão e se jogarem bem só pensam no dinheiro. Eles estão induzindo o publico a fazer um mau juízo delas, sem que elas possam se defender.

É claro que não conheço elas o suficiente para garantir o caráter que tem, que de fato são profissionais, mas pelo pouco que já conversei com a Flier, a Barazza e a Kozuch sinceramente não consigo imaginar que elas seriam capazes de se acomodar e esperar o dinheiro cair na conta. Até pela história delas no vôlei, nunca fizeram isso, porque fariam agora.

Eu fiquei muito irritada quando li a carta no site do Novara (está em italiano, mas se quiser ler clique aqui)

Achei uma falta de respeito a proposta em si, por impor o descumprimento de um contrato (assim ficaria muito fácil ser dirigente.. toda vez que o time não fosse campeão se teria uma desculpa para não pagar o elenco integralmente) e uma covardia divulgar a carta.

A boa noticia chegou hoje. Em um exemplo de profissionalismo, as jogadoras do Novara, mesmo após terem sido expostas pela diretoria, treinaram normalmente no fim de semana, jogaram ontem, venceram, mas hoje se pronunciaram a respeito das propostas feitas pelo clube. E elas negaram a redução de salários. Segundo a Gazzetta dello Sport, a porta voz do grupo foi a capitã Paola Paggi, que anunciou que elas não aceitam a imposição e pedem a Società que respeitem o acordo feito antes da temporada.

Agora é esperar para ver qual será a próxima atitude da diretoria. Será que vão entrar contra o Bergamo com o time juvenil??? Não sei. Acho que não. Acho que vão tentar um novo acordo. Mas fico muito feliz que as jogadoras tenham tomado essa atitude. Até porque unidas elas tem mais força e elas tem o direito, e diria até a obrigação, de prezar pelo contrato que assinaram e que, ao que me parece, vem cumprindo regularmente. Elas conseguiram virar o jogo e a pressão agora está na diretoria e não mais em cima delas. Elas estão prontas para jogar. O clube que decida agora quem vão mandar para quadra.

fonte: volleybal.it

Um comentário:

  1. Que atitude ridícula do Novara!!! As jogadoras também são humanas e tem seus dias ruins! O time apenas não está jogando bem! E o Novara não será o primeiro nem o último a passar por isso! Se não me engano o Reggio Calabria já passou por isso, não? Quando tinha Centoni, Leggeri e Nikolic? Acho que sim...Parece que foi rebaixado!!!
    Mas enfim, foi uma atitude ridícula da parte deles...Espero que essas atletas não concordem nunca com isso...E que na próxima temporada venham pra Bergamo! =p

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.