segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

E segue a briga pelo Scudetto..

Como o campeonato italiano dessa temporada teve inicio no dia 18 de outubro, e viu ser concluída hoje sua 8ª rodada, falaremos um pouco do que aconteceu até agora.

No inicio da competição os favoritos eram os mesmos que figuraram nas primeiras colocações nos últimos anos. O atual bi-campeão Pesaro, o Bergamo campeão por sete vezes, o Novara e o Jesi. O Perugia, que nos últimos 5 anos teve ótimos resultados quase acabou por causa da crise e não apereceu como um dos favoritos ao titulo. Em seu lugar nessa disputa um time que acabou de chegar a série A1: o Villa Cortese. Os dirigentes abriram os cofres e formaram um grande time, repatriando a grande estrela ítalo-cubana Tai Aguero e que provavelmente irá contratar mais uma central de grande nome, a croata Maja Poljak ou a italiana Simona Gioli (nós acreditamos que será a croata que fez história jogando no Bergamo e conquistando muitos títulos por lá).

Mas sem duvida a grande marca desse campeonato será o equilíbrio. Na primeira rodada já foi possível perceber que nenhum time, por mais forte que seja, terá vida fácil.

Nessas oito rodadas realizadas não teve nenhum dos “favoritos” que não tenha sido surpreendido por um time tido como mais fraco.

Com certeza os corações na Itália, pelo menos daqueles que acompanham vôlei, está batendo bem forte aos domingos. Vale lembrar que na Itália, diferente do que acontece aqui na Superliga, vitórias por 3-0 e 3-1 dão ao vencedor 3 pontos e nenhum ao perdedor, já vitória por 3-2 dá 2 pontos ao vencedor e 1 ao perdedor. O campeonato está apenas começando, mas não temos mais nenhum invicto. O líder Bergamo perdeu apenas um jogo (num desses jogos surpreendentes o Urbino virou um jogo que perdia por 2 a 0 em Bergamo), mas venceu 4 jogos por 3x2 o que deixou a disputa pelas primeiras colocações bem equilibrada. Até a rodada de hoje o Jesi era o líder,mas ao perder para o Foppa em casa viu o adversário passar a frente também na tabela de classificação.

Duelo de estrelas, Aguero e Logan tom, em mais
um 3x2 na temporada.

Ao analisarmos a tabela duas coisas surpreendem bastante. Primeiro o Urbino, time que conseguiu o acesso à principal série do Itália nessa temporada, na 5ª colocação. Um time sem grandes estrelas, mas com meninas novas que brigam muito em cada jogo, por cada ponto. Vem contando com grandes atuações da jovem levantadora Marta Bechis, que está emprestada pelo Novara e da lituana Valdone Petrauskaite. A outra é o Novara que tanto contratou, com tantas estrelas apenas em 9º, com 4 vitórias e 4 derrotas. Fosse o campeonato disputado com o regulamento do ano passado eles estariam fora dos playoffs. Digo isso porque esse ano a disputa não será de 1º a 8º como de costume.

Os 12 times jogarão todos contra todos em turno e returno. E se classificarão para os playoffs os 10 primeiros colocados, sendo que os seis primeiros diretamente às quartas. Os classificados entre 7º e 10º disputarão as oitavas para chegar as quartas. Os 11º e 12º serão rebaixados à série A2.

Para mostrar o equilíbrio basta ver que dos 48 jogos realizados até aqui 16 acabaram 3x2. Sim, um terço dos jogos foram para o set de desempate. Outra coisa que impressiona é que muitos dos jogos que acabaram em 3 sets foram vencidos pelo “azarão”. Só na primeira rodada os dois times que fizeram a final ano passado, Pesaro e Novara, perderam para dois times recém-chegados à A1, Piacenza e Urbino, respectivamente. O campeonato é tão surpreendente e imprevisível que nessa oitava rodada o único 3x0 foi no jogo entre líder e vice-líder.

Isso só mostra que o campeonato italiano sofreu sim com a crise, mas continua sendo o melhor do mundo. Não só porque tem as maiores estrelas, mas especialmente porque tem as melhores coadjuvantes. Muitos resultados surpreendentes estão por vir, porque você pode até ter grandes jogadoras em seu elenco, mas se estiver em um dia ruim o adversário não vai te dar chance. Que bom que ainda teremos muitos meses de ótimo voleibol pela frente.

Nós tentaremos acompanhar tudo bem de perto! Esse tem tudo para ser o campeonato mais equilibrado dos últimos anos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.