sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Champions League 09/10 - 1ª rodada

Grupo A

Universitet Belgorod 0x3 RC Cannes (21:25 17:25 20:25) -
Estatística

ZOK Rijeka 0x3
Foppapedretti Bergamo (16:25 11:25 24:26) - Estatística

Pelo Grupo A nenhuma dificuldade para os times favoritos. Na Russia, o time francês RC Cannes, liderado pela oposta italiana Nadia Centoni, maior pontuadora da partida com 15 pontos, venceu um apagado time do Belgorod, e mostrou que vem para essa Champions League preparado para chegar a Fase Final.
Na Croácia o time Italiano do Bergamo começou bem sua escalada para defender o título e não deu chances ao time do Rijeka. Mesmo com ausência da levantadora Eleonora Lo Bianco, que já havia desfalcado a equipe no último fim de semana pela Liga Italiana, por sentir dores nas costas, e nem viajou com a equipe (ela está sob tratamento na Itália tentando voltar para o clássico contra o Jesi dia 6) e da ponteira Del Core poupada, o time de Piccinini e cia venceu facilmente os dois primeiros sets. No terceiro set o time Croata ainda tentou uma reação, e chegou a estar a frente no placar, mas no final não foi capaz de segurar a força italiana.

Grupo B

Scavolini Pesaro 3x0 Enion Energia Dabrowa Gornicza (25:21 25:12 25:19) -
Estatística

APTT Mulhouse 0x3 VakifGunes Telekom Instanbul (24:26 22:25 20:25) -
Estatística

Em Pesaro, o time polones do Gornicza até começou melhor no jogo com um saque eficiente que causou problemas na recepção das italianas, mas contando sempre com um ataque poderoso, a equipe do Scavolini foi capaz de imprimir seu ritmo e vencer a partida em casa sem maiores problemas. O time não contou com sua oposta polonesa Kasia Skowronska que foi poupada, e aproveitou a facilidade da partida para dar mais experiência a algumas jogadoras, como a levantadora Francesca Mari e a meio de rede Dragana Marinkovic, que substituíram no terceiro set Francesca Ferretti e Martina Guiggi respectivamente. Após o jogo a capitã Guiggi deixou sua avaliação. "Nossa recepção não foi muito boa porque só pudemos treinar com as bolas novas (na Champions League são utilizadas as mesmas bolas utilizadas nas Olimpíadas de Pequim) nos últimos dias. Nós estamos acostumadas com alguns padrões e essas bolas nem sempre reagem como estamos acostumadas. Depois de um tempo ficamos mais e mais confiantes e tudo começou a caminhar na direção certa. Nosso ataque funcionou muito bem, especialmente porque cometemos poucos erros."
Pela segunda partida do grupo, o time turco de Istanbul não encontrou facilidades em terras francesas. Impulsionados por cerca de 3000 fans, o time do Mulhouse nivelou o jogo até a metade dos sets. No entanto a estrelar equipe do Vakifbank utilizou-se de sua experiência para decidir os sets em seu favor. Contando com grande atuação da meio de rede Maculewicz, que marcou 6 pontos somente de bloqueio, e da oposta Darnel sempre efetiva em seus ataques, o Istanbul levou a vitória para casa por 3x0.

Grupo C

Fenerbahce Istanbul 3x0 Protejov (25:18 25:11 25:21) -
Estatística

Aluprof Biesko-Biala 2x3 Dinamo Moscow (25:20 26:28 25:15 24:26 11:15) -
Estatística

Jogando em casa o time do Fenerbahce mostrou toda sua força desta temporada, onde lidera a liga nacional, e não deu chances ao Prostejov. A ponteira croata Natasha Osmokrovic e a russa Ekaterina Gamova comandaram a festa, e foram as maiores pontuadores do jogo, com 15 pontos cada. No terceiro set, o time tcheco que conta com um elenco conhecido com jogadoras como as americanas Kim Glass e Ogonna Nnamani, a alemã Corina Ssuschke e a brasileira Ju Odilon, jogou melhor e levou o placar empatado até o 19º ponto, mas não foi suficiente, no final vitória tranquila para o favoritíssimo Fenerbahce.
O jogo entre o Biesko-Biala da Polônia e o Dinamo Moscow da Russia pode ser considerado um dos mais acirrados nesta primeira rodada e mostra que o Grupo C nos proporcionará ainda grandes batalhas. O time polonês, liderado pela sua estrela Anna Baranska e por uma ótima atuação da oposta Helena Horka, tiveram grandes chances de fechar o jogo. Mas o Dinamo mostrou o porque é um dos mais tradicionais da Europa e mostrou a marca russa de não desistir em nenhum momento, sendo premiado assim no final com a vitória.

Grupo D

Metal Galati 3x1 Muszynianka Muszina (20:25 25:19 25:22 25:16) -
Estatística

Zarechie Odintsovo 2x3 Asystel Novara (17:25 27:25 20:25 25:18 10:15) -
Estatística

Pelo Grupo D a terceira vaga para os playoffs será disputado provavelmente entre os times do Metal Galati da Romênia e Muszina da Polônia, e essa foi a primeira disputa da Champions League 2009/2010. A levantadora polonesa Sadurek fez grande partida e ajudou sua equipe a levar a vitória, mas não se engane, a polonesa defende as cores do time romeno. Quem esteve muito bem também foram as ponteiras Tocko e a jovem Alejbeg. Já o Muszina, no entando, não apresentou seu melhor, e ficou devendo essa primeira rodada. Colocando um pouco de polêmica já no inicío, o tecnico servio Terzic do Metal Galati garantiu ter 100% de certeza na classificação de sua equipe.
Quem acompanhou a partida entre o Odintsovo e o italiano Novara viu um jogo de muitos altos e baixos de ambas equipes. O Novara não contou com a holandesa Manon Flier e a libero Sirressi, que acordaram gripadas fazendo com que o tecnico Italiano Pedullà decidisse deixá-las fora do jogo. Mas isso não parece ter sido um problema, já que a alemã Maggie Kozuch substituiu a holandesa a altura fazendo nada mais nada menos que 26 pontos. O time russo pode contar com a força do ataque da jovem Kosheleva e da brasileira Paula Pequeno, mas utilizando pouco as bolas de meio facilitou a marcação e defesa do time do norte da Itália. Assim, o Asystel encontrou o caminho para sair vitorioso.

fonte e foto: cev.lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.