quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Campeões dos campeões....

Começou essa semana a disputa pelo titulo mais importante do vôlei europeu. Assim como no futebol, a Champions League de vôlei reúne os melhores times do continente.

Nessa temporada, o campeonato será disputado por 16 times divididos em 4 grupos.

São eles:

Grupo A

Universitet Belgorod (Rússia)

RC Cannes (França)

ZOK Rijeka (Croácia)

Foppapedretti Bergamo (Itália)

Grupo B –

Scavolini Pesaro (Itália)

Dabrowa Gornicza (Polônia)

ASPTT Mulhouse (França)

Vafikbank Istanbul (Turquia)

Grupo C –

Fenerbahce (Turquia)

Projestov (Rep. Tcheca)

Bielsko-Biala (Polônia)

Dínamo Moscou (Rússia)

Grupo D –

Metal Galati (Romênia)

Muszynianka (Polônia)

Zarechie Odintsovo (Rússia)

Asystel Novara (Itália)

Como esse ano a Champions League só teve 16 times inscritos (4 a menos que na temporada passada), já que muitos abriram mão de participar devido a dificuldades financeiras e ao elevado custo para jogar a competição com muitas viagens internacionais, a fórmula de disputa será um pouco diferente.

Na primeira fase, dentro de cada grupo todos jogam contra todos em jogos de ida e volta (totalizando seis jogos por equipe). Após a ultima rodada os três melhores colocados se classificarão para um play off com 12 times. Nesse momento a CEV definirá onde será disputado o Final Four classificando automaticamente o time da cidade sede. Conseqüentemente o grupo em que estava esse time classificará também seu quarto colocado. Os demais quarto colocados serão eliminados.

No play off com os 12 times serão confrontos de ida e volta qualificando os vencedores dos confrontos ao play off de 6. O mesmo sistema de ida e volta definirá os 3 classificados ao Final Four, que junto ao time da casa farão as semi finais em jogo único. Os vencedores jogam a final e os perdedores fazem a disputa pelo bronze (ambos em jogo único).

Ao longo do campeonato falaremos mais sobre os times e as jogadoras que se destacarem. Antes faremos um breve levantamento sobre os grupos.. aguardem!! ;)

fonte e foto: cev.lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.