sábado, 26 de dezembro de 2009

Top Volley Internacional 2009

Começa amanhã mais uma edição do torneio Top Volley Internacional. O campeonato, que acontece todo ano nessa época em Basel na Suíça, teve sua primeira edição em 1989 e tem o clube francês RC Cannes o maior vencedor de sua história, foi campeão por 6 vezes. Esse ano são 6 equipes participantes de seis países diferentes que se enfrentam em apenas três dias de competição. Os times são: Volero Zurich (Suiça), Metal Galati (Romênia), TVC Amstelveen (Holanda), Unilever/Rio de Janeiro (Brasil), Bank BPS Fakro Muszynianka Muszyna (Polônia), e Racing Clube Cannes (França).

Fórmula:

Os times estão divididos em dois grupos, os times se enfrentam dentro dos dois grupos, e os dois melhores colocados de cada um fazem as semifinais.

Grupo A:
>> Metal Galati (Romênia)
>> TVC Amstelveen (Holanda)
>> Unilever/Rio de Janeiro (Brasil)

Grupo B:
>> Volero Zurich (Suiça)
>> Bank BPS Fakro Muszynianka Muszyna (Polônia)
>> Racing Clube Cannes (França)

RC Cannes é o maior vencedor do
torneio e um dos favoritos esse ano

Tabela:

27 Dezembro 2009

11:30hr - Metal Galati x TVC Amstelveen

Logo em seguida - Bank BPS Fakro Muszynianka x Racing Club de Cannes

15:30 hr - Unilever Volei x Metal Galati (transmissão pela Sportv2)

Logo em seguida - Volero Zurich x Bank BPS Fakro Muszynianka (transmissão pela Sportv2)

28 Dezembro 2009

11:30 hr - TVC Amstelveen x Unilever Volei (transmissão pela Sportv)

Logo em seguida - Volero Zurich x Racing Club de Cannes (transmissão pela Sportv2)

15:30 hr - Semifinal 1 (transmissão pela Sportv)

Logo após semifinal 1 - Semifinal 2 (transmissão pela Sportv)

29 Dezembro 2009

12:30 hr - 5º x 6º (transmissão pela Sportv2)

14:30 hr - 3º x 4º (transmissão pela Sportv2)

17:00 hr - Final (transmissão pela Sportv)

Um pouco dos times:

O TVC Amstelveen da Holanda é o time com a menor média de idade do torneio, de 21 anos. E também o de maior média de altura, com 185cm. Contém somente holandesas no seu elenco e em geral meninas ainda. O time surgiu essa temporada com o fim do Martinus Amstelveen, time de maior tradição na holanda, que fechou as portas devido a problemas financeiros, e contém nomes que jogavam no antigo time da cidade como Robin de Kruif, a canhota Maret Grotheus, a jovem ponteira Anna Buijs, e a líbero Myrthe Schoot, todas estiveram na seleção que foi prata no Campeonato Europeu esse ano. Fique de olho também na oposta Floortje Meijners, promessa que não vem sendo convocada a pedido da jovem, que quer terminar a faculdade primeiro. O clube está em segundo lugar no Campeonato Holandês, após uma derrota inesperada durante o torneio.

O Metal Galati mudou muito da última temporada para essa, assim como o Amstelveen, sofreu muito com a crise econômica mundial. Perdeu nomes importantes como as selecionáveis sérvias Djerisilo e Molnar. Mas mesmo assim o clube conseguiu montar um time competitivo no final das contas, renovou com o téncico sérvio Terzic, e trouxe a jovem croata Alejbeg, a levantadora polonesa Sadurek e líbero sérvia Suzana Cebic, todas estiveram na Polônia em setembro diputando o europeu. Conta ainda com a a excelente Olga Tocko, da lituânia. Assim, o time vem fazendo uma boa participação na Champions League, onde já venceu o forte Odintsovo da Rússia e a equipe do Muszina que disputa também o torneio.

O Unilver/Rio de Janeiro, todos aqui já conhecem, o clube é um dos favoritos e vai tentar pela segunda vez conquistar o torneio na Suiça, onde foi campeão em 2006. O time viajou completo, e pode aproveitar a competição para colocar em forma com a equipe novamente a meio de rede Carol Gattaz, que vinha desfalcando a equipe na Superliga Brasileira por um problema no pé.

O Muszina é outro favorito ao torneio. O time polônes conta em seu elenco com vários nomes da seleção polonesa como a levantadora Izabela Bełcik, a líbero Zenik, a meio de rede Agnieszka Bednarek e a ponteira Aleksandra Jagieło. Outro destaque da equipe é a meio Pycia, que vem jogando muito bem na Champions League, onde o time já bateu Odintsovo e o forte Novara da Itália por 3x0. É o atual campeão polonês.

Volero Zurich é o time da casa, e um dos times de maior tradição no cenário europeu, já cotou com nomes como as americanas Ah-Mow Santos e Logan Tom, além da belga Virgine De Carne. No entanto, essa temporada, o time não contou com muito investimento e acabou não sendo convidado para jogar a Champions League. Assim o time que normalmente contrata muitas estrangeiras apresenta um elenco não muito conhecido. Os destaque vão para a ponteira sérvia Vesovic, a levantadora croata Ana Grbac, e a meio também sérvia Petrovic.

O RC Cannes é o time mais vencedor do torneio, e o de maior tradição entre os que competem o torneio esse ano. Favoritíssimo a chegar a final, o time conta com um elenco muito forte. É o atual campeão francês e lidera seu grupo na Champions League que conta também com o atual campeão europeu, o italiano Foppapedretti Bergamo, de quem ganhou semana passada jogando em casa por 3x1. É um elenco muito experiente que conta com a capitã francesa Victoria Ravva, a oposta italiana Nadia Centoni, além das jovens búlgara Yaneva e a levantadora sérvia Antonjevic. É, sem dúvidas, o maior favorito para chegar a final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.