sábado, 8 de outubro de 2011

Italiano: FIPAV muda regra de estrangeiras U-22 e Novara pode deixar o Campeonato


A equipe do Asystel Novara anunciou ontem que pode não disputar a temporada 2011/2012 da Liga Italiana. O problema é que a FIPAV, Federação Italiana de Voleibol, alterou a pouco tempo de começar a nova temporada, a regra que rege as condições de contratação das jogadoras estrangeiras Under 22 anos.

Explicando, é o seguinte: até a temporada passada, cada equipe que disputava a A1 da liga italiana feminina, só podia contar com 1 jogadora estrangeira Under 22 anos. Mas, antes do início da temporada 2011/2012, um conselho federal autorizou uma mudança nessa regra, de maneira que qualquer equipe da A1 que se comprometesse a ter pelo menos 4 italianas no elenco titular (7 pelo meno no elenco total) não precisaria cumprir com as regras que limitavam o número de jogadoras estrangeiras U-22 para apenas uma, podendo contratar quantas quisesse. Se baseando nessa nova regra, o Novara fechou um elenco com 3 jogadoras estrangeiras U-22, as sérvias Valjkovic e Malagurski e a grega Nomikou, se comprometendo a ter sempre pelo menos 4 italianas em quadra (a levantadora Bechis, a ponteira Barcellini, a líbero Sansonna e a central Folie).

Agora, há apenas dias de se iniciar a Liga 2011/2012, a FIPAV decidiu do nada alterar novamente essa regra, voltando a regra antiga.

O Novara anunciou então que ou joga com todas as U-22 anos ou não joga a Liga. A equipe entrará em quadra amanhã contra o Modena com todos os documentos de inscrição pagos e o atestado do regulamento que permitia a equipe fazer suas contratações.

"O Asystel Novara não está pedindo nenhum subterfúgio, queremos apenas que se cumpram as regras assim como foram colocadas pela Federação, com a própria interpretação seguida pela Federação até dois dias atrás. Foram diversas etapas oficiais de inscrição das jogadoras que agora estão em discussão (Veljkovic, Malagurski e Nomikou) e nunca, em nenhum caso, a Federação interveio para sinalizar a possibilidade de um erro de interpretação. Um erro por parte da Federação pode acontecer, mas vários erros por atleta...", disse o manager da equipe De Stefano. "Amanhã nos apresentaremos em quadra com os documentos que comprovam a inscrição dentro das regras das atletas, diante de nossos 600 sócios e um ginásio lotado com todos ingressos vendidos. Se o juiz não nos deixar jogar, entraremos com um recurso e não participaremos da temporada." completou.

A imprensa e público italiano se mostraram revoltados com a atitude da FIPAV e fizeram duras críticas a entidade. Vamos aguardar para saber que decisão final será tomada diante do caso.


fonte: volleyball.it

Um comentário:

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.