segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Problemas na justiça ofuscam primeira rodada do italiano

Primeiro o adiamento do jogo entre Pesaro e Piacenza. Hoje foi a vez do Novara não entrar em quadra. Poucos dias antes do começo da temporada, a Lega alegou que o clube havia feito uma má interpretação do regulamento e que não poderia jogar com todas as suas 'estrangeiras' com menos de 22 anos, ainda que tivesse quatro italianas em quadra (entenda mais sobre o caso aqui). O Novara não concorda com a posição da Lega e mandou apenas 5 jogadoras à quadra para o jogo com o Modena, estréia dos times no campeonato. O jogo não aconteceu. Mas a Lega também não deu W.O para o Modena, pelo menos não ainda. O Novara tem a seu favor a posição dos demais clubes. Praticamente todos os presidentes se manifestaram defendendo o rival e dizendo que tiveram a mesma intrerpretação do regulamento, apenas optaram por não contratar tantas meninas estrangeiras.

"Tudo nasceu em uma reunião entre Lega-Fipav, nesse verão, em Roma. Entre as muitas propostas, se chegou a 'definição' de que quem jogasse com ao menos quatro italianas em campo não teria qualquer impedimento para usar estrangeiras under-22. Acredito que todos nós deixamos a reunião interpretando as normas da mesma maneira. Precisamos resolver esse problema e permitir que o Novara jogue com essas atletas. Nós como Società não vamos nos opor", disse Gian Carlo Aliverti, presidente do Villa Cortese.

Giovanni Luccheta, presidente do Conegliano foi além: "Nós também começamos o programa de contratações com essa idéia em mente. Depois optamos por contratar jogadoras mais experientes. Mas se tivéssemos continuado naquele caminho, hoje estaríamos na mesma situação que o Novara".

Pierluigi Babbi, presidente do Pesaro, também foi muito duro nas críticas à Lega: "Avançamos com o período de contratações para essa temporada sob uma determinada interpretação das regras e lhes foi permitido contratar determinadas jogadoras. Agora não se pode mudar tudo a dois dias do campeonato, que já tinha os seus problemas. Com a saída de Castellana GRotte e Perugia tivemos a oportunidade de fazer um campeonato com 10 times, que permitiria uma programação mais tranquila tendo em vista a Copa do Mundo e os compromissos pré-Olimpíadas".

Parece que todos estão ao lado do Novara: adversários, torcedoers, imprensa. Agora é aguardar os próximos capítulos e torcer para que tudo seja resolvido o mais rápido possível e com o menos prejuízo para o campeonato.




Toda essa confusão acabou ofuscando a rodada, que teve mais quatro jogos hoje.

MC-Carnaghi Villa Cortese 3x0 Riso Scotti Pavia (25/17, 25/18, 25/17) - Estatísticas

O Villa estreou com um time praticamente todo novo. Apenas Aurea Cruz estava presente no vice-campeonato na última temporada (Berg ainda não se apresentou). Destaque para  Sarah Pavan, maior pontuadora na fácil vitória contra o Pavia. Boa partida também para Lucia Bosetti e Martina Guiggi.

Cariparma SiGrade Parma 1x3 Chateau d'Ax Urbino Volley (25/19, 19/25, 19/25, 19/25) - Estatísticas

Após o título da A2 na última temporada, o Parma fez sua estréia em casa, mas não da maneira que gostaria. O time até começou bem a partida, mas a partir do segundo set foi dominado pelo Urbino, que contou com uma grande atuação da sérvia Djerisilo. A equipe foi a surpresa ano passado e, apesar de ter mudado bastante seu elenco, promete mais um bom desempenho nessa temporada.

Spes Conegliano 0x3 Yamamay Busto Arsizio (24/26, 20/25, 12/25) - Estatísticas

O Conegliano até que tentou, mas teve que amargar uma derrota em casa logo na abertura do campeonato. O time dominou o primeiro set, mas acabou sofrendo a virada. Daí para a frente não se encontrou mais e viu o Busto Arsizio disparar no placar. Destaque para as tchecas do Yamamay, Havelkova e Havlickova. O Busto vem se firmando a cada ano como uma das forças do campeonato e manteve a base da última temporada. Já o Conegliano mudou bastante seu elenco e conta com um bom desempenho das novas contratadas para conseguir uma participação melhor esse ano.

Classificação:




fonte: volleyball.it e legavolleyfemminile.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.